sexta-feira, 1 de março de 2013
Sugestão de Leitura - Os Javaneses
Titulo: Os Javaneses
Autor: Jean Malaquais
Titulo Original: Les Javanais
Ano da edição original: 1939
Editora: Antígona
Lançamento: 25 de Fevereiro de 2013
Páginas: 248
ISBN: 9789726082309
Sinopse: Prémio Renaudot em 1939, a obra Os Javaneses retrata o quotidiano numa mina de prata e chumbo na Provença dos anos 30. Apelidada Ilha de Java, é uma genuína torre de Babel rude, viva e apinhada, onde trabalham os excluídos, os sem-papéis e os verdadeiros condenados da terra, que partilham um idioma apenas entendido pelos veteranos. Rico em expressões provenientes de diversas línguas e culturas, e apresentando muitas vezes jogos de palavras baseados na sonoridade particular de todas elas, é também o fabuloso retrato de uma realidade social e um livro profundamente humano, perturbador e anunciador dos tempos abomináveis que se seguiriam.
O autor: Jean Malaquais (1908-1998), pseudónimo literário de Vladimir Malacki, amigo de Norman Mailer, tradutor de Marx e um dos mais notáveis escritores do século XX elogiado por André Gide e Jorge Semprún, nasceu na Polónia. Aos 17 anos, partiu para França, onde, ao invés do país que idealizara, deparou com a xenofobia e o anti-semitismo. Fez todo o tipo de trabalhos mal pagos e foi mineiro na Provença, onde comeu o pão que o diabo amassou. Preso pelos nazis durante a guerra, Malaquais não se aliou a De Gaulle nem a Estaline e nunca deixou de denunciar o patriotismo e o chauvinismo. Quando morreu, as suas cinzas foram lançadas no local da mina onde trabalhou como javanês.
Criticas: --
Motivo da escolha: Já tinha ouvido falar deste livro em parte devido ao prémio que ganhou, mas foi ao ler a sinopse e o resumo da vida do autor que fiquei verdadeiramente interessada em lê-lo. Achei ambos muito interessantes, gosto de livros em que os autores ficcionam aquilo que realmente viveram, fica sempre muito mais credível. Mais um para a minha extensa wishlist :)
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário