sábado, 30 de março de 2013
Sugestão de Leitura - Homer & Langley de E.L. Doctorow
Titulo: Homer & Langley
Autor: E.L. Doctorow
Titulo Original: Homer & Langley
Ano da edição original: 2009
Editora: Porto Editora
Lançamento: 25 de Março de 2013
Páginas: 176
ISBN: 978-972-0-04569-0
Sinopse: Eu sou o Homer, o irmão cego. Não perdi a vista de repente, foi como nos filmes, um lento fade-out.
Homer e Langley Collyer tornaram-se uma lenda tragicómica de Nova Iorque quando foram encontrados soterrados debaixo de toneladas de lixo acumulado na sua mansão, na Quinta Avenida. Transportados para o mais recente romance de E.L. Doctorow, estes personagens delirantes - Homer, cego e intuitivo, e Langley, abandonado à loucura, ou à genialidade, após servir na Primeira Guerra Mundial - tornam-se os cicerones de uma visita guiada à América do século XX e aos becos sombrios da mente humana.
Uma intensidade narrativa quase hipnótica. Um retrato singular da condição humana.
Criticas:
Juan Gabriel Vásquez - "Doctorow é um grande alquimista: consegue conciliar o público e o íntimo, os grandes eventos e destinos mais privados. Cada livro seu tem o poder de devolver à História a dignidade literária que outros tentam roubar diariamente."
The Independent - "Enquanto Doctorow invoca os espetros da Primeira Guerra Mundial, da Grande Depressão, da Lei Seca, da Guerra Fria, da Coreia, do Vietname, dos assassinatos de John, Bobby e Martin, o leitor experimenta os efeitos desses acontecimentos em Homer. Da guerra fica-lhe a tosse seca e o espírito quebrado; a Lei Seca traz-lhe a amizade com um gangster; os assassinatos, uma enorme preocupação pelos hippies que vivem em sua casa..."
Publishers Weekly - "Uma obra-prima arrebatadora sobre os ermitas nova-iorquinos, os irmãos Collyer […] O mérito de Doctorow está em não comprometer a dignidade de dois irmãos que partilham uma exuberante paisagem construída apenas na imaginação e na inaptidão. É uma façanha de grande visão, delicadeza e destilação."
Motivo da escolha: Eu sou assumidamente uma adepta de listas. Uso-as para os mais variados fins. Assim para além de ter uma base de dados dos livros que tenho e da minha wishlist, tenho ainda uma lista de autores e livros não traduzidos para português que gostaria de ler. E.L. Doctorow é dos autores com mais livros nessa lista, em parte porque que eu tenha conhecimento nenhum dos seus livros tinha sido traduzido para português até agora. Este Homer & Langley não constava na minha lista, mas gostei da sinopse e achei que seria uma bela oportunidade de finalmente ficar a conhecer este autor.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário