Em primeiro lugar quero agradecer à Mira, a escriba do blogue A corte do Livros por se ter lembrado aqui deste cantinho e ter oferecido o selo. O blogue dela é um dos que vou seguindo regularmente e que acho que vale a pena. É um blogue mais direccionado para o género romance histórico de que eu também sou muito apreciadora. Sendo um blogue recente ainda não está muito divulgado, mas na minha opinião é muito promissor, por ser bastante original, tanto visualmente como na escolha dos termos, e pelas opiniões bem estruturadas e repletas de imagens e excertos. Visitem-no, estou certa que vão gostar.
Passemos então às regras do selo:
1) Colocá-lo no teu blog
2) Referir o link de quem te enviou
3) Dizer quais são as três coisas que mais gostas num livro e as três que mais odeias;
Cumpridas as 2 primeiras regras, aqui ficam as respostas à 3ª
"três coisas que mais gostas num livro"
1 - Uma história envolvente, que me faça sentir parte dela, daquelas que cada paragem na leitura é um sacrifício porque fico ansiosa por saber mais um pouco.
2 - Personagens bem caraterizadas, definidas, de fácil empatia. Sejam elas o herói ou o vilão da história, para gostar de um livro tenho de entender as personagens, saber o que as motiva, entrar nas suas mentes e ver as suas acções pela perspectiva delas. Mesmo que seja uma personagem misteriosa, que só se revele no final, não posso é terminar a leitura sem a compreender.
3 - Excelentes finais. Como já mencionei em algumas das minhas opiniões gosto de um final credível e preferencialmente pouco previsível. Não tem ser um final feliz, e pode até ser um final indefinido em que o autor só nos diz metade deixando o resto em aberto, mas tem de ser um final adequado à história, que não seja forçado nem soe a falso.
"três que mais odeias"
1 - Por oposição às que mais gosto serão histórias vagas, sem sentido aparente, ou banais. Incluo também aqui a escrita de má qualidade, e os livros cheios de gralhas.
2 - Personagens indefinidas, vagas, incompreensíveis.
3 - Finais despropositados, forçados, ou às vezes tão ridículos que arruínam toda a história.
4) Passar o selo a 5 (ou mais blogs) que consideres de outro mundo.
Esta regra vou optar por não cumprir, pelo menos não da forma mais usual. Não vou citar blogues e passo o selo a todos os seguidores deste blogue que também tenham o seu blogue e que gostem deste tipo de iniciativas. Sintam-se à vontade para o usar :)
Sem comentários:
Enviar um comentário