E para começar nada melhor que um livro do qual já foram feitas inúmeras adaptações ao cinema, estando inclusive uma nova adaptação em pós-produção, com estreia prevista para Outubro deste ano. Assim no caso deste livro o difícil foi escolher, mas optei por:
Titulo: A Paixão de Shakespeare
Titulo Original: Shakespeare in Love
Ano: 1998
Realizador: John Madden
Elenco: Joseph Fiennes, Gwyneth Paltrow, Geoffrey Rush, Colin Firth, Ben Affleck e Judi Dench.
Na Londres de finais do século XVI, o irreverente dramaturgo William Shakespeare procura inspiração para quebrar o bloqueio na escrita da sua nova peça “Romeu e Ethel, a Filha do Pirata”. Uma das suas maiores fãs é Viola de Lesseps, uma bela jovem aristocrata que sonha em tornar-se actriz. Como as mulheres não estão autorizadas a actuar em palco, Viola decide vestir-se de homem e assumir a identidade de Master Thomas Kent durante as audições. Mas Shakespeare descobre a sua verdadeira identidade e declara-lhe o seu amor. O romance secreto torna-se agora a inspiração para a peça, entretanto chamada “Romeu e Julieta”. Contudo, há dois segredos que Shakespeare terá de desvendar em relação ao seu novo amor...
Repito aqui, o que já tinha dito na opinião que escrevi sobre o livro, que não sou uma criatura particularmente romântica, o que não me impede de gostar de uma boa história de amor, com ou sem final feliz, desde que credível, com emoção e personagens empáticas. Este filme para mim tem tudo isso, pelo que recomendo que seja visto em conjunto com a leitura do livro.
Citação:
Philip Henslowe: Mr. Fennyman, allow me to explain about the theatre business. The natural condition is one of insurmountable obstacles on the road to imminent disaster.
Hugh Fennyman: So what do we do?
Philip Henslowe: Nothing. Strangely enough, it all turns out well.
Hugh Fennyman: How?
Philip Henslowe: I don't know. It's a mystery.
Sem comentários:
Enviar um comentário