sábado, 8 de março de 2014

Sugestão de Leitura - Barba Ensopada de Sangue de Daniel Galera

Titulo: Barba Ensopada de Sangue
Autor: Daniel Galera
Titulo Original: n/a
Ano da edição original: 2012

Editora: Quetzal Editores
Lançamento: Janeiro 2014
Páginas: 392
ISBN: 9789897221392

Sinopse: Um professor de educação física busca refúgio em Garopaba, uma cidade balnear de Santa Catarina, após a morte do pai. O protagonista (cujo nome não conhecemos) afasta-se da relação conturbada com os outros membros da família e mergulha num isolamento geográfico e psicológico. Ao mesmo tempo, ele empreende a busca pela verdade no caso da morte do avô, o misterioso Gaudério, que teria sido assassinado décadas antes na mesma Garopaba, à época apenas uma vila de pescadores.
Portador de uma condição neurológica congénita que o obriga a interagir com as outras pessoas de modo peculiar, o professor estabelece relações com alguns moradores: uma empregada de mesa e o seu filho pequeno, os alunos da natação, um budista histriónico, a secretária de uma agência turística de passeios. Aos poucos, ele vai reunindo as peças que talvez lhe permitam entender melhor a própria história. É também com lacunas e peças aparentemente díspares que Galera constrói sua narrativa. Dotado de um senso impecável de ritmo, ele alterna descrições ricas em subtileza e detalhe com diálogos ágeis e de rara verosimilhança que dão vida a um elenco de personagens inesquecíveis.
"Barba Ensopada de Sangue" resgata e leva às últimas consequências temas como a construção da identidade e, nesse processo, as dificuldades que enfrentamos para entender e reconhecer os outros; a necessidade inconfessa de uma reparação talvez inviável; a busca pela unidade entre mente e corpo; o consolo afetivo que o contacto com a natureza e os animais é capaz de nos proporcionar, e os diversos tipos de violência que podem irromper no meio de uma existência domesticada.

Criticas:

Gonçalo M. Tavares - «Barba ensopada de sangue é um livro muito forte e Daniel Galera, um escritor admirável - sério, robusto, tranquilo. E este é também um livro assim, desde a primeira página. Como alguém que sai de casa sabendo exatamente para onde quer ir. Vai firme, mas não apressa o passo.»

Ricardo Piglia - «Li com muito prazer, capturado pelas tramas abertas e trágicas. Me agradou especialmente o tom musical da prosa e o modo como os diálogos precisos e rápidos servem de contraponto à ação. Para felicidade do leitor, a imagem aterrorizante do título é apenas moldura para um romance lírico e sentimental.»

Francisco Bosco - «A um tempo engenhoso e desprendido, alternando entre o grau zero e o alto grau da escrita, um romance de aventura e mistério sobre a tenacidade dos homens, dos animais e da natureza.»

Veja - «Um dos melhores autores brasileiros de sua geração, Daniel Galera demonstra todo o seu vigor e técnica na história de um professor de educação física com um trágico destino familiar.»

Motivo da escolha: Daniel Galera é um autor que tenho vontade de conhecer, e este Barba Ensopada de Sangue despertou a minha curiosidade quando ganhou o Prémio Literário Portugal Telecom 2013. O livro já saiu em Janeiro e quase o deixei passar sem destaque nesta rubrica. Por isso apesar de existirem lançamentos mais recentes que quero destacar, hoje volto a Janeiro e apesar de já ter livros deste autor na minha wishlist acrescento mais este.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Recomendo

2666 - www.wook.pt

1Q84 - www.wook.pt

Wolf Hall - www.wook.pt

Na whislist


O Revisor - www.wook.pt

A Escriba - www.wook.pt