sexta-feira, 28 de março de 2014
Novidades - Vogais
Segundo os dados do INE, houve 121.418 pessoas a sair de Portugal em 2012, número divulgado no final de 2013, resultante da soma dos emigrantes permanentes e dos emigrantes temporários (pessoas com intenção de permanecer no estrangeiro por um período inferior a um ano). “São ordens de grandeza que nos atiram para os anos 60. Estão a sair mais pessoas do que as que nasceram”, afirmou então Maria João Rosa, demógrafa e diretora da Portdata.
Novos, velhos, casados, solteiros, todos partiram em busca daquilo que Portugal já não lhes oferecia: trabalho. E na realidade, as notícias de todos os dias mostram que são muitos milhares aqueles que se querem juntar aos que já fizeram a mala e partiram.
A jornalista Mónica Menezes pesquisou quais os países que ainda oferecem oportunidades de trabalho e quais os países que podem trazer alguma réstia de esperança àqueles que acreditam ter-se chegado a um beco sem saída.
O Guia Prático do Emigrante, já à venda em todo o país, (Vogais I 256 pp I 14,99€) vem preencher uma lacuna no mercado editorial, tratando-se de um guia essencial para quem está ansioso por fazer a mala e tem muitas perguntas dentro de si.
São 21 territórios estudados ao pormenor com respostas a perguntas como: "onde procurar casa?"; "onde pôr os filhos a estudar?"; "qual o custo de vida?". Os 21 destinos apresentados neste livro não foram escolhidos aleatoriamente. Segundo dados do Observatório da Emigração e do gabinete do secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, estes são os locais para os quais tem havido um maior fluxo de emigração nacional e/ou onde há atualmente mais oportunidades profissionais:
• EUROPA: Alemanha; Bélgica; Espanha; França; Holanda; Luxemburgo; Inglaterra; Escócia; Suíça.
• ÁFRICA: Angola; Cabo Verde; Moçambique; São Tomé e Príncipe.
• AMÉRICA: Brasil; Canadá; Chile; Estados Unidos da América.
• ÁSIA: China; Macau; Emirados Árabes Unidos.
• OCEÂNIA: Austrália.
A complementar, 21 histórias, uma por país, de quem partiu, com mais ou menos sucesso, para ajudar a perceber os problemas e as vitórias do dia-a-dia.
Mónica Menezes é jornalista, licenciada em Comunicação Social pela Univ. Católica Portuguesa. Trabalhou na revista Caras e no jornal 24 Horas, colaborando com vários meios de comunicação como o Sol, jornal i, Notícias Magazine e Expresso.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário