sábado, 22 de junho de 2013

Sugestão de Leitura - Cidade Aberta de Teju Cole

Teju Cole

Titulo: Cidade Aberta
Autor: Teju Cole
Titulo Original: Open City
Ano da edição original: 2011

Editora: Quetzal
Lançamento: 21 de Junho de 2013
Páginas: 288
ISBN: 9789897221095

Sinopse: Através das ruas de Manhattan, um jovem médico nigeriano deambula sem destino. Andar liberta Julius do ambiente tenso da sua profissão e dá-lhe o espaço necessário para processar o relacionamento com os outros, a recente separação da namorada, o presente e o passado. Nesta deriva, os milhares de rostos por que passa não atenuam o seu sentimento de solidão, pelo contrário. Mas não se trata apenas de uma paisagem física a que ele atravessa: Julius cruza também um território social, no encontro com pessoas de diferentes culturas e estratos. Tendo merecido os maiores elogios (que o comparam a Sebald, Coetzee e Henry James), este assombroso romance investiga a identidade, a liberdade, a perda, a deslocação e a entrega. Cidade Aberta é uma obra profundamente original, cativante e encantatória.

Criticas:

Time Magazine - «Uma poderosa e inquietante exploração da alma humana.»

James Wood, New Yorker - «O romance de Teju Cole - belo, subtil e original – está tão próximo do diário quanto um romance o pode estar, com grandes espaços de reflexão, autobiografia, êxtase e repetição. É preciso uma mão muito segura para fazer com que este trabalho de escrita pareça o simples seguir de um fio.»

Hari Kunzru, The Guardian - «Se Baudelaire fosse um jovem africano deambulando pelas ruas da Nova Iorque contemporânea, este seria o livro que escreveria.»

Motivo da escolha: Este era mais um dos livros que estava na minha listinha de livros a aguardar tradução, por isso agora que a Quetzal o fez não pude deixar de o destacar. A sinopse, as criticas fantásticas de que foi alvo na altura, assim como os prémios que ganhou ou foi finalista, fazem-me ter muita curiosidade para o ler pelo que é mais um a considerar para as minhas próximas aquisições.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Recomendo

2666 - www.wook.pt

1Q84 - www.wook.pt

Wolf Hall - www.wook.pt

Na whislist


O Revisor - www.wook.pt

A Escriba - www.wook.pt