sábado, 19 de janeiro de 2013

Opinião – 1Q84 - Livro 3

Haruki Murakami


Titulo: 1Q84 - Livro 3
Autor: Haruki Murakami

Titulo Original: 1Q84
Ano de Publicação Original: 2009

Editora: Casa das Letras
Ano: 2012
Tradução: Maria João Lourenço e Maria João da Rocha Afonso
Páginas: 518
ISBN: 9789724621081

Sinopse: O Livro 3 revela o estilo forte e truculento de uma personagem única, Ushikawa de seu nome. A par de Tengo e Aomame, a voz da Ushikawa ecoa nas páginas do terceiro volume de 1Q84 e provoca as reações mais intensas. Amem-no ou detestem-no, mas deixem-no entregue à sua sorte.

No meio dos sonhos que povoam as suas noites solitárias, Aomame anda à procura do amor, sempre de olhos postos no parque infantil que fica à frente do bairro residencial onde se esconde do mundo. Tengo escreve um romance a que possa chamar seu e acerta contas com o passado, esforçando-se, do alto do escorrega, por agarrar o presente.

Tengo e Aomame continuam sem saber, mas aquele é o único lugar perfeito no mundo. Um lugar perfeitamente isolado e, ao mesmo tempo, o único que escapa às malhas da solidão. Este mundo também deverá ter as suas ameaças, os seus perigos, claro, e estar cheio dos seus próprios enigmas e de contradições. Mas não faz mal. A páginas tantas, é preciso acreditar. Sob as duas luas de 1Q84, Aomame e Tengo deixam de estar sozinhos...

Inspirado em parte no romance 1984, de George Orwell, 1Q84 é uma surpreendente obra de ficção, escrita de forma poderosa e imaginativa - a um tempo um thriller e uma tocante história de amor. Murakami continua a provocar o espanto e a emoção, comunicando com milhões de pessoas de todas as idades, espalhadas pelo mundo inteiro. Ao pousar este livro, quantos leitores não se sentirão desafiados a ver o mundo com outros olhos?

Opinião: Tentando não revelar mais da história para além do que já é revelado pela sinopse, posso afirmar que é neste último volume que as peças finais se encaixam, que conhecemos melhor os protagonistas e ficamos a saber qual o seu destino e o do amor que os une. Ficam muitos pormenores em aberto é certo, mas quem já leu outros livros de Murakami sabe que com este autor há sempre factos que são deixados à interpretação de quem os lê. Não torna a obra menos interessante, apenas mais subjetiva. Também neste volume existem muitos relatos repetidos, mas continuo a achar que não aborrecem, e que pelo contrário completam a história dando-nos várias perspectivas do mesmo facto.

A empatia com as personagens de Tengo e Aomame foram absolutas, como aliás já me tinha acontecido com Hajime e Shimamoto, protagonistas de A Sul da Fronteira, a Oeste do Sol, um dos livros de Haruki Murakami que mais gostei e que por sinal tem muitos pontos em comum com 1Q84.

Terminei ontem a leitura do livro 3 e já estou com saudades deste mundo de 1Q84 ou da cidade dos gatos. Mais uma obra de Murakami que entra para a minha lista de livros que mais prazer me deram ao lê-los. À semelhança do que já tinha acontecido com o livro 2, também este livro se tornou numa espécie de apêndice e acompanhou-me para todo o lado. Nesta semana que levei a lê-lo, vivi algumas horas de completo surrealismo na minha "cidade dos gatos".

Muito se tem dito sobre a possibilidade de Haruki Murakami ser um eterno candidato ao Nobel, e sobre o merecimento ou não do referido prémio. Posso não ser a pessoa mais qualificada para o avaliar, e mesmo só tendo lido mais 4 livros do autor para além de 1Q84, na minha opinião seria um prémio justíssimo. Não li livros de todos os autores nobelizados, mas já de li de alguns que para mim são bastante inferiores a Murakami.

Quanto a 1Q84 recomendo sem qualquer reserva a quem gostar de histórias surreais, personagens bizarras, e capacidade e vontade de passar umas horas num mundo aparte onde nem tudo tem forçosamente de fazer sentido. Convém também dispor de algum tempo para lhe dedicar pois afinal ainda são cerca de 1500 páginas no total. É uma obra magnífica, grandiosa, e única. Durante a sua leitura dei comigo a pensar que esta história tal como nos é apresentada só poderia ter sido escrita por Murakami, nas mão de outro autor ou teria menos 500 páginas ou seria uma seca. Assim está perfeita, e a minha avaliação global para os 3 livros que fundo são só 1 é


1 comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Recomendo

2666 - www.wook.pt

1Q84 - www.wook.pt

Wolf Hall - www.wook.pt

Na whislist


O Revisor - www.wook.pt

A Escriba - www.wook.pt