sábado, 5 de janeiro de 2013

Costa Book Award - Hilary Mantel

Mais uma vez com algum atraso mas não quero deixar de destacar a vencedora de mais um prémio literário que costumo dar alguma atenção.


A escritora britânica Hilary Mantel venceu o prémio literário Costa Book Award, com o romance "Bring up the bodies", num ano em que as mulheres foram distinguidas em todas as categorias, anunciou a organização.

Com aquele romance, continuação de "Wolf Hall", que será editado este ano em Portugal pela Civilização, Hilary Mantel já tinha conquistado em 2012 o Booker Prize e o National Book Award.

Pela primeira vez na história dos prémios britânicos Costa, todas as cinco categorias - romance, romance de estreia, biografia, poesia e literatura para crianças - foram conquistadas por mulheres.

O prémio de melhor biografia foi atribuído pela primeira vez a uma novela gráfica, a "Dotter of her father's eyes", de Mary Talbot, com desenho do marido, o autor de BD Bryan Talbot.

"Maggot Moon", escrito e ilustrado por Sally Gardner, venceu o Costa Award de melhor livro para a infância.

A poetisa escocesa Kathleen Jamie venceu na categoria de poesia, com "The Overhaul", enquanto a autora e jornalista Francesca Segal venceu no romance de estreia com "The Innocents".

Estas cinco premiadas, que recebem individualmente cerca de seis mil euros, integram agora a lista de finalistas do prémio Costa Livro do Ano, cuja vencedora será conhecida no próximo dia 29, em Londres.

O Costa Book Award, anteriormente denominado Whitbread Book Award, foi criado em 1971 para premiar obras de autores do Reino Unido e da Irlanda.

Fonte: Díário de Noticias

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Recomendo

2666 - www.wook.pt

1Q84 - www.wook.pt

Wolf Hall - www.wook.pt

Na whislist


O Revisor - www.wook.pt

A Escriba - www.wook.pt