sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Sugestão de Leitura - Verão Sem Homens

Siri Hustvedt


Titulo: Verão Sem Homens
Autor: Siri Hustvedt
Titulo Original: The Summer Without Men
Ano da edição original: 2011

Editora: Dom Quixote
Lançamento: Outubro de 2012
Páginas: 208
ISBN: 9789722050777

Sinopse: Há tragédias e há comédias, não é verdade? E são frequentemente semelhantes, um pouco como os homens e as mulheres. Uma comédia depende de parar a história exactamente no momento certo. Esta é a voz de Mia Fredrickson, a viperina e trágico-cómica narradora de Verão Sem Homens. Mia é obrigada a examinar a sua vida no dia em que, sem pré-aviso e depois de trinta anos de casamento, o seu marido lhe pede "um tempo". Após um período de internamento num hospital psiquiátrico, ela decide passar o Verão na sua cidade natal, onde a mãe vive num lar de idosos. Sozinha em casa, Mia entrega-se à fúria e à autocomiseração. Mas, lenta e ardilosamente, a pequena comunidade rural insinua-se na sua esfera pessoal. Os "Cinco Cisnes" - um surpreendente grupo constituído pela sua mãe e as amigas -, a jovem vizinha, as adolescentes que frequentam o seu workshop de poesia... uma multiplicidade de vozes, vulnerabilidades, pequenas tiranias e desafios que resultarão na mais improvável das relações.

Criticas:

Luis M. Faria - Expresso - "É uma história cheia de histórias de um tipo que Siri Hustvedt, com a sua ironia sensível,  a sua fina observação e a sua prosa culta, nunca pesada, parece ter nascido para escrever."

Blogue planetamarcia - "Um livro bem escrito, bem estruturado e até com uma certa musicalidade."

The Guardian - "Íntegro e satírico, mordaz e suave"

Motivo da Escolha: Estando 2013 tão no inicio as novidades literárias continuam a não abundar. Como não queria voltar a escolher um pré-lançamento (guardo-os para a altura em que forem lançados) resolvi mais uma vez andar uns meses para trás e escolher este livro. Na altura do lançamento, o titulo chamou-me a atenção, e ao ler a sinopse achei-a muito interessante. Assim, mesmo sem saber mais desta autora que o facto de ser casada com Paul Auster, arrisco-me a escolher este livro para sugestão da semana e a adicioná-lo à minha wishlist.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Recomendo

2666 - www.wook.pt

1Q84 - www.wook.pt

Wolf Hall - www.wook.pt

Na whislist


O Revisor - www.wook.pt

A Escriba - www.wook.pt