sábado, 5 de janeiro de 2013

O Segredo de Martinica de Fernando L. Silva


Fernando L. Silva

O Segredo de Martinica


Autor: Fernando L. Silva
Editora: Chiado Editora
Colecção: Viagens na Ficção
Páginas: 352
Data de publicação: Novembro de 2012
Género: Ficção
ISBN: 978-989-697-986-7


Sinopse: Portugal, 1970. João Frias regressou à sua aldeia depois de longos anos em Lisboa. Ainda jovem, é forçado a abandonar o país. O motivo prende-se com o desaparecimento de um homem, cuja motorizada foi encontrada na sua propriedade. Com o passado ligado ao contrabando, ser indiciado e investigado era algo que não lhe interessava.
Esclarecer o caso pelos seus meios, ou esperar que alguém o esclareça, são as alternativas possíveis para este cidadão de Algures de Baixo. Até lá, o abrigo longínquo em casa de velhos amigos parece-lhe a melhor solução…


O Autor: Fernando Luís Oliveira da Silva nasceu condenado a completar meio século de existência, mais expiratória que inspiratória, em 10 de Fevereiro de 2012. Destes 50 anos talvez se aproveite metade. Os outros deviam ser considerados “quebras”, e como tal, substituídos por uns novinhos em folha.

Tudo começou num terrível equívoco: nasceu à experiência e levaram-no logo a sério. Para não estar clandestino, arranjaram-lhe um nome. Quando abriu os olhos e percebeu onde estava, começou a gritar “não valeu, não valeu!”, mas a falta de dentes tornou completamente impercetível a sua revolta. Quis fugir, mas a alcofa era alta. Uns dias mais tarde passaram-no para uma cama de grades - percebeu então que estava preso.

No início, conformou-se, mergulhando num ensaio complicado - palrar a língua de Camões. Depois veio a era do “equilíbrio”, ou seja, aguentar de pé sem alterar o formato da cabeça. Mais tarde, triciclo, bicicleta e patins.

Para uma fase posterior, estava guardada a mais curiosa de todas as missões - ser português em Portugal, especialmente entre Janeiro e Dezembro, inclusive nos anos bissextos.

Mais informações aqui.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Recomendo

2666 - www.wook.pt

1Q84 - www.wook.pt

Wolf Hall - www.wook.pt

Na whislist


O Revisor - www.wook.pt

A Escriba - www.wook.pt