quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Opinião – 1Q84 - Livro 1



Titulo: 1Q84 - Livro 1
Autor: Haruki Murakami

Titulo Original: 1Q84
Ano de Publicação Original: 2009

Editora: Casa das Letras
Ano: 2011
Tradução: Maria João Lourenço e Maria João da Rocha Afonso
Páginas: 490
ISBN: 9789724620534

Sinopse: Num mundo aparentemente normal e de contornos reconhecíveis, movem-se duas personagens centrais: Aomame, uma mulher independente, professora de artes marciais, e Tengo, professor de matemática. Os dois estão quase a entrar na casa dos trinta anos, têm ambos vidas solitárias e ambos se dão conta de ligeiros desajustamentos à sua volta, que os conduzirão fatalmente a um destino comum. Falta dizer que tanto um como o outro são mais do que parecem: a bela Aomame, nas horas vagas, é uma assassina que mata as suas vítimas sem deixar vestígios,, levando toda a gente a pensar que morreram de morte natural; o apagado Tengo, um escritor em construção a quem o editor, Komatsu de seu nome, encarregou de trabalhar na edição de Crisálida de Ar, obra prometedora, nascida da imaginação (ou talvez não...) de uma adolescente enigmática, Fuku-Eri.
Como pano de fundo, o universo típico da melhor ficção assinada por Murakami.
As seitas religiosas, que o autor investigou a fundo para escrever um livro de não-ficção, os maus-tratos infligidos às mulheres na sociedade actual, e a corrupção que grassa um pouco por toda a parte, são tudo temas poderosos, entre outros, naturalmente que o narrador disseca com precisão orwelliana.
Em 1Q84, Murakami constrói um universo romanesco em que se cruzam histórias inesquecíveis e personagens cativantes. Onde acaba o Japão e começa o admirável mundo novo em que vivemos? Uma ficção que ilumina de forma transversal a aldeia global em que vivemos.

Opinião: Como creio que já tive oportunidade de mencionar neste blogue, Haruki Murakami é um dos (senão o) meus escritores preferidos. Gosto essencialmente de viajar pelos seus ambientes surreais, povoados de personagens excêntricas, e da forma peculiar como aborda determinados temas.

No entanto neste livro, após as páginas iniciais que nos dão uma visão muito intrigante das personagens principais, Tengo e Aomame, que considerei muito interessantes e bem ao estilo de Murakami, surgem outras quantas em que a leitura se torna mais morosa, difícil de acompanhar, digamos que somos inundados de muita informação e pouca acção, principalmente se tivermos em conta que ao ler toda essa informação ainda não sabemos que utilidade lhe dar, nem onde é que a mesma se encaixa na história.

Felizmente esta parte não dura muitas páginas e bem antes do meio do livro, dei comigo novamente muito entusiasmada com a leitura, à medida de que algumas peças da história começam a encaixar-se umas nas outras. Inclusive por duas ou três vezes voltei atrás na leitura para ir buscar elementos daquela parte mais morosa, que na altura em que os li por não saber a importância que teriam na história não lhes tinha dado a devida atenção. Por isso se o lerem, recomendo que prestem atenção até aos pormenores que na altura vos pareçam irrelevantes.

Gostei também particularmente de alguns dos temas abordados como as seitas religiosas e a violência doméstica, e neste campo vê-se que o autor fez o seu trabalho de pesquisa e consegue fazer um retrato bastante preciso.

Deixo uma pequena nota negativa para algumas gralhas que existem principalmente no inicio do livro, que mesmo não sendo muitas, são graves.

Em resumo, estou muito empolgada com a história, parto com imensa curiosidade para o 2º livro, mas sem ler o restante não o posso considerar para já ao nível de outras obras do autor que já li e como tal a minha nota por agora fica-se por um modesto:


Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Recomendo

2666 - www.wook.pt

1Q84 - www.wook.pt

Wolf Hall - www.wook.pt

Na whislist


O Revisor - www.wook.pt

A Escriba - www.wook.pt