sábado, 12 de janeiro de 2013

Opinião – 1Q84 - Livro 2

Haruki Murakami


Titulo: 1Q84 - Livro 2
Autor: Haruki Murakami

Titulo Original: 1Q84
Ano de Publicação Original: 2009

Editora: Casa das Letras
Ano: 2012
Tradução: Maria João Lourenço e Maria João da Rocha Afonso
Páginas: 490
ISBN: 9789724620695

Sinopse: O Livro 1 revelou a existência do mundo de 1Q84. Algumas perguntas encontraram resposta. Outras permanecem em aberto: Quem é o Povo Pequeno? Como farão esses seres para abrir caminho até ao mundo real? Existirão mesmo?, como sugere Fuka-Eri. Chegarão Aomame e Tengo a reencontrar-se? «Há coisas neste mundo que é melhor nem saber», como diz o sinistro Ushikawa. Em todo o caso, o destino dos heróis de 1Q84 está em marcha. No céu, distinguem-se nitidamente duas luas. Não é uma ilusão. Murakami descreve aqui um universo singular, que absorve, que imita a realidade, e a faz sua. A narrativa decorre em dois mundos que se cruzam, qual deles o mais real e o mais fascinante - o de 1984 e o de 1Q84.
A perturbante história de um amor adiado, recortada num cenário marcado pelo desencanto e pela violência. Uma fábula sobre os dilemas do mundo contemporâneo. Murakami retrata o mal-estar da sociedade japonesa que se esconde por debaixo de uma aparente quietude.

Opinião: Há livros que por vezes se tornam um apêndice de nós, ou seja não nos largam, vão connosco para todo o lado e aproveitamos cada pedacinho de tempo livre para os ler. Foi o que aconteceu com este livro 2 de 1Q84, acompanhou-me ininterruptamente como um prolongamento do meu corpo, e acreditem que aproveitei mesmo cada bocadinho de tempo que tive para o ler, nem fossem apenas 10 minutos.

É neste livro 2 que algumas peças começam a encaixar no gigantesco puzzle que é o enredo desta obra. As personagens principais, Tengo e Aomame, ficam mais estruturadas, melhor definidas, ficamos a conhecer melhor o que os move, o que sentem e recordam um do outro. Os acontecimentos sucedem-se e o autor tanto tem a capacidade incrível de nos deixar em estado de ansiedade enquanto esperamos para saber porque desapareceu Fuka-Eri ou se Aomame consegue matar o Lider, como simultaneamente nos surpreende com a morte inesperada de uma das personagens. É também neste livro que somos apresentados a uma nova personagem que virá a ser muito importante no livro 3, o tenebroso Ushikawa.

Tenho lido algumas criticas a este livro 2 que o acusam de ser mais repetitivo que o primeiro e ter muita palha. Permitam-me que discorde, aliás nem consigo ver este livro como um volume isolado do primeiro. É verdade que muita da informação que nos foi transmitida no primeiro no primeiro livro é repetida neste livro 2 mas sempre de uma perspetiva diferente, seja porque a vemos pelos olhos de outra personagem ou simplesmente com um estado de espírito ou conhecimento dos acontecimentos diferentes.

Pelo menos para mim as repetições nunca foram maçadoras nem despropositadas. Pelo contrário o meu interesse pelo desenrolar da história, que já não era pequeno no livro 1, cresceu bastante.

Já comecei a leitura do livro 3 (ainda bem que já o tinha, senão o ultimo capitulo de Aomame ter-me-ia feito correr para a livraria mais próxima) e não podia estar a gostar mais desta leitura. Para já a minha classificação não é definitiva porque esta obra apesar de dividida em 3 volumes, estes não fazem sentido isoladamente, pelo que  sinto que apenas no final do livro 3 conseguirei classificá-lo como um todo.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Recomendo

2666 - www.wook.pt

1Q84 - www.wook.pt

Wolf Hall - www.wook.pt

Na whislist


O Revisor - www.wook.pt

A Escriba - www.wook.pt