segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Mundo dos blogues


Não sei bem por onde começar este meu desabafo, mas sei que a vontade de o escrever surgiu ao ler vários posts em blogues que costumo seguir com críticas mais ou menos construtivas a outros blogues que supostamente se limitam a fazer publicidade e arranjar parcerias com editoras apenas com o intuito de ganhar livros que por vezes nem lêem.

Não tendo enfiado esta carapuça, nem achando que tenha motivo para me defender, e mesmo sendo este um blogue recente, eu sou uma pessoa com opiniões, e como tal quero deixar aqui a minha, para que também neste blogue fiquem claras as intenções e pretensões de quem o criou.

Comecei o blogue em Junho de 2012, com 2 intuitos, o de aprender e explorar este mundo dos blogues, e principalmente o de escrever e partilhar as minhas opiniões sobre livros, autores e literatura em geral. O que começou como uma brincadeira, foi-se tornando num prazer, e fui criando algumas rubricas mais ou menos originais, mas sempre identificativas dos meus gostos pessoais, e que espero sejam partilhadas com alguns dos que me lêem.

Com o passar do tempo e com o aumento do nº de seguidores, achei que era uma boa iniciativa fazer alguns passatempos e dar oportunidade aos leitores de ganhar uns livros. Os primeiros que fiz, e que continuo a fazer mensalmente, são exclusivamente patrocinados pelo blogue. Por altura do Natal de 2012 lancei um passatempo em que os leitores apenas tinham de deixar um comentário com livros que gostariam de ganhar como prenda de Natal e daí surgiu a ideia de contactar as editoras dos livros mais pedidos para patrocinarem um passatempo com os referidos livros. Contactei também mais algumas editoras, com o intuito de estabelecer parcerias, sempre com o mesmo fim, o de conseguir livros para passatempos. Nunca solicitei às editoras livros para meu proveito, e até agora apenas obtive um livro para crítica no blogue (por iniciativa da editora, a quem agradeço imenso). Devo no entanto realçar que não houve qualquer tentativa da parte da editora em questão para influenciar a minha opinião e nem eu aceitaria caso isso acontecesse.

Tenho também alguma publicidade no blogue de 2 sites que vendem livros, dos quais o blogue é afiliado, mas para ser franca ainda não ganhei um cêntimo que seja com isso.

Posto isto não vejo onde está o crime em estabelecer parcerias com editoras e lançar passatempos que proporcionam a alguns leitores livros que de outra forma talvez não conseguissem ou não se lembrassem de adquirir. Eu própria participo em passatempos de outros blogues que sigo regularmente, embora tenha imensos livros por ler. É um vicio, eu sei, mas considero-o um vicio saudável e gosto muito da minha pequena biblioteca J

Quanto às divulgações, tento divulgar apenas o que tenha algum interesse para quem lê o blogue. Assim optei por fazer divulgações de 3 tipos:

1.       De lançamentos de livros das editoras que gentilmente acederam a ser parceiras do blogue, porque essa é uma das contrapartidas que acho justo o blogue proporcionar às editoras, e porque creio que existem leitores interessados nas novidades. Mesmo assim não divulgo tudo, apenas o que se encaixa minimamente no perfil do blogue.
2.       De campanhas que proporcionem descontos que valha a pena aproveitar, porque penso que interessam a muitos leitores da mesma forma como me interessam a mim.
3.       E por último de eventos, sejam sessões de autógrafos, lançamentos de livros, feiras do livro, workshops, etc..

Que existem blogues que de conteúdo têm muito pouco, que se excedem em divulgações de novos livros, concordo plenamente, mas esses são os que raramente visito. Assim como raramente visito alguns em cujas opiniões não me revejo minimamente, ou que não tem a mínima noção do que é dar uma opinião. Lembro-me, por exemplo, de ter lido recentemente, uma crítica em que autora apesar de não saber construir uma frase e nem se ter dado ao trabalho de rever o que escreveu, se julga no direito de deitar por terra todo o enredo do livro sem dó nem piedade. Como se isto não bastasse, os spoilers são mais que muitos e os protagonistas de um romance histórico são referidos como “o gajo” e a “a gaja”. Sei que existem livros maus, ou pelo menos desinteressantes, mas há que ter em conta e respeitar o trabalho e a intenção do autor, pelo que ao ler uma crítica nestes termos, a minha vontade de voltar a ler este blogue é nula.

Por norma o que faço é ir vendo as novidades dos blogues de que sou seguidora pelo blogger, e só leio na íntegra aqueles que me despertam interesse. Se existem bloguers que apenas tem blogues para obter livros grátis e cujas opiniões são ditadas pelas editoras, não sei, mas acho possível que existam. Neste nosso mundinho existem "chicos espertos" para tudo, até para participarem nos passatempos 5 ou 6 vezes seguidas, usando para isso os nomes de toda a familia e até do gato se preciso for, mas enfim se se sentem bem assim...

Li no entanto, num comentário a um dos posts que referi inicialmente, que existem blogues que lançam passatempos com vencedores pré-definidos, e isso já acho bastante mais grave. Sei que não passam de especulações, e não gosto de dar ouvidos a quem diz que existe mas depois não cita exemplos, contudo quero deixar aqui bem claro que neste blogue os vencedores são escolhidos aleatoriamente pelo random.org. Os 3 seguidores que conheço pessoalmente nunca participaram nos passatempos, pelo que não teria qualquer vantagem em escolher vencedores de outra forma. E sei que a maioria dos blogues que sigo e em que participo também têm essa isenção, quanto mais não seja porque já ganhei uns 3 livros em blogues em que não conheço os autores de lado nenhum. Quanto ao facto de os participantes nos passatempos terem de ser seguidores, nunca pretendi obrigar ninguém nem irei fazê-lo, apenas acho que quem o é deve ser recompensado por isso, daí que duplique as suas participações.

O discurso já vai longo, pelo que agradeço a pachorra de quem me leu até aqui. Não pretendo com isto criticar nem julgar ninguém, nem mesmo defender-me porque como já disse acho que não tenho motivos para tal, apenas deixar claras as intenções e directrizes deste blogue em particular. E vocês, o que acham desta pequena polémica?

4 comentários:

  1. Olá! Eu já dei a minha opinião sobre estes temas no meu blog, e pelo que me tenho apercebido houve um boom deste tipo de assuntos!

    Nada sei acerca das pessoas que têm blogues apenas para ter livros de graça, ou passatempos com vencedores já definidos, e sinceramente, para bem dos meus nervos até é melhor nem pensar nisso :P No entanto as parcerias penso que não deveriam ser criticadas, quando usadas conscientemente.

    Gosto muito do teu blog, e acredita que quer tenhas parcerias ou não, quer faças passatempos ou não, continuarei a ser seguidora :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Nádia,

      Primeiro que tudo muito obrigada pelas simpáticas palavras, gosto muito de saber que há quem leia o que escrevo e mais ainda quando gostam.

      Concordo contigo quando dizes que se calhar é melhor nem pensar nisso, afinal não é por isso que vou ter menos prazer naquilo que faço, nem deixar de ser como sou.

      Vergonhosamente não conhecia o teu blogue mas vou ficar atenta, fica prometido :)

      Beijinhos

      Eliminar
  2. Olá Neferti,

    Descobri o teu blogue hoje por acaso mas estas são sempre descobertas agradáveis.

    Não vou falar de tudo o que relatas no teu texto até porque recentemente fui "ligeiramente" ostracizada por dizer o que penso da blogosfera actual (fui generalista, erro meu - fui irónica, erro meu a dobrar), mas vou dizer o que penso em relação a uma ou duas questões.

    Divulgações... Eu tenho muitas parcerias e é inevitável que acabe por fazer muitas divulgações, por isso opto por divulgar 2/3 obras antes de cada opinião, 1 antes de cada rubrica e 1 antes de cada passatempo (é a regra, mas não acontece sempre, por vezes é me imposta uma divulgação - faz parte).

    Também me considero uma bloguer de opiniões, gosto de falar sobre os livros mas no meu caso acho que isso não invalida que o meu blogue não seja comercial. Acho que é possível aliar ambos os conceitos e eu gosto de me manter actualizada.

    E por fim, não devia mesmo dizer isto porque se me lerem corro o risco de ser novamente julgada, mas acho que se deve, definitivamente, ter atenção ao que se escreve.

    Boas leituras.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Elphaba,

      Eu já descobri o teu há mais tempo, o que é normal pois começaste bastante antes :)

      Pessoalmente acho que dizermos o que pensamos, desde que de forma construtiva e não ofensiva, é sempre válido e preferível ao cinismo ou falsidade. Generalizar pode de facto ser um erro, mas a ironia é saudável, o problema é que quando estamos limitados à escrita, falta-nos a entoação que damos às frases na comunicação oral, e nem sempre o sentido que queríamos dar às frases é apanhado por quem nos lê.

      Quando escrevi este post, foi um desabafo e uma forma de deixar claras as minhas intenções e directrizes, uma vez que na altura abundavam pela blogosfera críticas severas aos blogues mais recentes e ainda mais severas aos que tinham parcerias, deixando implícito que o faziam apenas para ganhar livros grátis. Quis deixar claro que não era o caso.

      Confesso que fiquei curiosa por teres dito que foste "ligeiramente ostracizada" e fui direta ao teu blogue para tentar entender o motivo. Penso que tenha sido o post "…. Ou não!" que me escapou na altura mas acabei de corrigir o lapso. Concordo contigo quando dizes que é quase impossível ser-se totalmente original, por mais que se tente, acabamos sempre influenciados pelo que vemos nos outros blogues. Embora também ache que uma coisa é adoptar uma ideia e personalizá-la e outra é fazer copy paste do trabalho dos outros. Houve no entanto partes do que escreveste que embora lhes reconheça a ironia não tenho a certeza de ter entendido o sentido, mas isso é capaz de ser bom sinal, pelo menos não enfiei a carapuça :)

      Quanto às divulgações e apesar do tema já estar mais que batido, continuo a achar que devem ficar ao critério de cada blogue, cada um saberá a que tipo de publico se dirige e o que lhes interessa ler, ou pelo menos deveria saber. Pessoalmente gosto muito mais de publicar artigos com opiniões sobre livros ou com as biografias de autores, não tenho é tempo nem para ler mais livros, nem para mais pesquisas...

      Boas leituras e bem vinda.

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Recomendo

2666 - www.wook.pt

1Q84 - www.wook.pt

Wolf Hall - www.wook.pt

Na whislist


O Revisor - www.wook.pt

A Escriba - www.wook.pt