quinta-feira, 17 de julho de 2014

Novidades Vogais



«Uma narrativa que detalha os insustentáveis algoritmos emocionais que o trabalho diário de salvamento implicava, incluindo a escolha de quem poupar a uma deportação.» - New York Times

«Uma visão desassombrada sobre a situação dos judeus europeus, antes e durante a Segunda Guerra Mundial.» - Kirkus Reviews


Do Holocausto à Salvação: A Mulher que Ajudou a Salvar Milhares de Judeus chega no dia 17 de julho às livrarias nacionais (Vogais I 392 pp I 21,98€). Um livro que narra a fantástica história de Gertrude van Tijn, a mulher que, a partir de Lisboa, ajudou milhares de judeus a fugir à morte certa. A VOGAIS disponibiliza os primeiros capítulos para leitura imediata, aqui.

SINOPSE

Em maio de 1941, Gertrude van Tijn chegou a Lisboa vinda de uma Amesterdão ocupada pelos nazis. Vinha com a missão de negociar o refúgio de milhares de judeus, alemães e holandeses, com a permissão das autoridades nazis. Mas seria esta mulher de meia-idade, carregando tamanha responsabilidade, capaz de desempenhar eficazmente a sua missão, estando conotada com os ocupantes? Teria sido ela um mero peão manobrado pelos nazis, ou a sagaz heroína que pactuou com o inimigo para melhor poder defender o seu povo?

Bernard Wasserstein, um dos maiores especialistas mundiais em História do Século XX, relata a odisseia desta judia alemã com nacionalidade holandesa que contribuiu, apesar da ambiguidade das suas virtudes, para o salvamento de milhares de pessoas.

Através dela, o autor conduz o leitor até aos sombrios tempos de guerra na Europa, expondo os dolorosos dilemas com que os judeus se confrontaram sob a ocupação nazi. O resultado é um fascinante documento, em que Portugal e a cidade de Lisboa desempenham um papel decisivo.



Bernard Wasserstein é historiador e professor de História Judaica Europeia Moderna na Universidade de Chicago. Nasceu em Londres e formou-se na Universidade de Oxford, tendo ensinado em diversas instituições do Reino Unido e dos EUA.


É também especialista em História e Política de Israel, assim como, mais genericamente, em História do Século XX. Publicou mais de uma dúzia de livros, entre os quais se destacam: The Secret Lives of Trebitsch Lincoln (1988), Secret War in Shanghai (1999), Israelis and Palestinians (2003) e On the Eve: The Jews of Europe Before the Second World War (2012). Este último venceu em 2013 o Yad Vashem International Book Prize.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Recomendo

2666 - www.wook.pt

1Q84 - www.wook.pt

Wolf Hall - www.wook.pt

Na whislist


O Revisor - www.wook.pt

A Escriba - www.wook.pt