domingo, 13 de julho de 2014

Aquisições - Semana 27 e 28

A semana passada não fiz o post de aquisições porque ainda não tinha conseguido acabar de organizar as ofertas do aniversário do blogue. Esta semana finalmente terminei, mas tenho agora em atraso as aquisições que fiz posteriormente :) Assim deixo-vos as aquisições para as semanas 27 e 28 que na realidade são um pouco mais antigas. Muitos pequenos livrinhos, uns mais interessantes que outros, mas uma oferta que me agradou muito.

Mrs. Dalloway 
Virginia Woolf 
Sinopse: Clarissa Dalloway, conhecida figura da alta-sociedade londrina, prepara-se para dar uma festa importante. É através dos pensamentos e das recordações do passado que não cessam de lhe vir à mente que a sua personalidade se nos vai revelando pouco a pouco, o mesmo se passando com todas as persoangens que consigo se cruzaram ao longo da vida. Desta forma, simultaneamente vivida e íntima (e, acima de tudo, única), as personagens que povoam estas páginas dão-nos a conhecer os seus amores, as tragédias e as comédias que formam a sua existência.
Mrs Dalloway, o quarto romance de Virginia Woolf, é considerado um marco de grande importância no desenvolvimento literário da autora. Foi com esta obra que ela rompeu de forma definitiva com os cânones tradicionais do romance inglês, impondo-se como uma escritora de génio.

A Queda da Casa de Usher 
Edgar Allan Poe 
Sinopse: Este livro descreve os derradeiros dias de dois sobreviventes de uma prestigiada família, oprimida pela doença e pelo legado funesto dos seus antepassados. Sob a atmosfera sombria da Casa de Usher, Poe conduz-nos pelos mais obscuros recantos da mente humana, revelando toda a sua notável destreza narrativa e mostrando por que razão é considerado um mestre da narrativa breve







Carta ao Pai 
Franz Kafka 
Sinopse: Carta dirigida a seu pai, homem severo e de temperamento dominador, com quem o autor foi incapaz de desenvolver uma convivência pacífica. Ao longo da carta, Kafka escreve-lhe sobre o efeito negativo e perverso da educação que recebeu e sobre o sentimento de culpa por não conseguir corresponder com as expectativas. Um livro comovente e de uma sinceridade sufocante, que, tal como os seus romances, conduz-nos para temas como o isolamento, o medo e a vulnerabilidade do homem.






A Arte da Guerra 
Sun Tzu 
Sinopse: Dividido em 13 capítulos, nos quais o autor se debruça, entre muitas outras coisas, sobre o planeamento da guerra, as estratégias militares, os princípios essenciais para se alcançar a vitória, a disciplina dos exércitos, os diferentes terrenos de batalha e a espionagem, este livro oferece uma importante e acessível reflexão filosófica não só sobre a actividade militar mas sobre todas as actividades humanas.
O Barco Aberto 
Stephen Crane 
Sinopse: Esta notável narrativa, baseada numa situação verídica de naufrágio que ocorreu com Crane enquanto correspondente de guerra, descreve-nos a experiência de quatro homens em luta pela sobrevivência, num bote à deriva no mar. Tal como acontece em muitos dos livros que escreveu, o tema deste conto é a angústia do homem perante a Natureza imensa, indiferente e esmagadora.









A Peste Escarlate 
Jack London 
Sinopse: A história decorre no século XXI e tem como protagonistas um velho professor universitário e três netos, todos eles reduzidos ao estado selvagem. São dos poucos sobreviventes de uma peste que dizimou a humanidade e aniquilou a civilização no ano 2013. Vítima das partidas dos netos, o avô conta aos três rapazes as aventuras que viveu para escapar à peste, através do mundo despovoado, de desertos e cidades mortas, procurando ao mesmo tempo incutir-lhes os valores do conhecimento e da sabedoria.






Um Embuste Perfeito 
Italo Svevo 
Sinopse: Esta narrativa breve apresenta-nos Mario Samigli, um literato de sessenta anos que escrevera um romance na juventude sem nenhuma aceitação da parte do público ou da crítica, mas que acreditava ter a glória como destino. Aproveitando esta presunção, um amigo caixeiro-viajante, afeiçoado ao embuste, convenceu-o de que um editor austríaco estaria interessado em traduzir a sua obra, o que despertou no literato o sonho do sucesso e da fama. Escrita primorosamente, esta história deliciosa e divertida fala-nos sobre a ilusão, a decepção e a dificuldade de nos equilibrarmos entre a fantasia e a realidade.






Três Contos 
Máximo Gorki 
Sinopse: Estas narrativas, tal como grande parte da obra de Gorki, trazem para o primeiro plano o povo miúdo e miserável, como os mendigos, os vagabundos e os operários, captados e retratados com a ternura, a humanidade e o conhecimento de quem, como autor russo, vagueou profundamente pela Rússia e exerceu as mais diversas profissões.









O Retrato do Sr. W.H. 
Oscar Wilde 
Sinopse: Nesta brilhante narrativa - que tem tanto de obra de ficção como de ensaio - Wilde expressa todo o fascínio que sente pela personalidade de Shakespeare. Debruçando-se sobre o enigma da identidade de Sr. W.H. a quem os sonetos de Shakespeare foram dedicados na primeira edição, o autor irlandês constrói a intrigante teoria de que essa misteriosa personagem seria um jovem e belo actor. Movendo-se entre a crítica literária e a especulação, este conto traz-nos um Oscar Wilde na sua plenitude criativa.







Herbert West: Reanimador 
H.P. Lovecraft 
Sinopse: Uma perturbante história sobre as experiências excêntricas e secretas de um médico em busca da solução química para reanimar a vida humana. Nesta busca Herbert West faz diversas tentativas com cadáveres frescos e obtém os resultados mais inesperados e aterradores.










A Fera na Selva 
Henry James 
Sinopse: O destino é uma fera na selva, que prepara o salto para nos atacar quando menos esperarmos. Pelo menos é isto que John Marcher acredita que o seu particularíssimo destino lhe reserva. Algo de avassalador, como um terramoto, algo que o distingue e que torna a sua vida - à espera do salto da fera - diferente da de todos os outros mortais… Esta pequena novela de Henry James, justamente considerada um dos momentos mais altos da sua obra, trata os temas universais do amor, da solidão, da morte e do sentido da vida de uma forma surpreendente e inesquecível para qualquer leitor que se tenha alguma vez cruzado com ela. Tal como foi o caso de Patrícia Reis, que assina o prefácio em forma de carta ao autor desta e de muitas outras obras que a marcaram. Uma pérola, um clássico e uma meditação sobra a vida e a forma de a ganharmos ou perdermos nos gestos e nos sentimentos de cada dia.

Histórias do Bom Deus 
Rainer Maria Rilke 
Sinopse: Estes textos, escritos com simplicidade e ao estilo de contos populares, sugerem-nos que Deus se encontra no nosso mundo quotidiano, no meio dos objectos simples e das pessoas humildes, como as crianças, os pobres e os deficientes, procurando conhecer-nos tão ardentemente como nós O desejamos conhecer a Ele. De enorme sensibilidade poética, este livro comove-nos sobretudo pela beleza interior das suas personagens.




O Rapaz Perdido 
Thomas Wolfe 
Sinopse: Esta novela, que apresenta o retrato de Grover - irmão de Wolfe que morreu aos 12 anos - sob a perspectiva de quatro membros da família, oferece-nos um cativante e comovente testemunho da mestria literária e do sentido de humanidade do autor.









 (continua...)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Recomendo

2666 - www.wook.pt

1Q84 - www.wook.pt

Wolf Hall - www.wook.pt

Na whislist


O Revisor - www.wook.pt

A Escriba - www.wook.pt