domingo, 13 de julho de 2014

Aquisições - Semana 27 e 28 (parte 2)

O Retrato 
Nikolai Gógol 
Sinopse: Em O Retrato, deparamo-nos com o texto mais diabólico, no qual Gogol conta-nos a história de um misterioso quadro (representando uma figura de olhos penetrantes) que tem o poder maléfico de despertar em todos que entram em contacto com ele a perversidade e os piores sentimentos. Perturbante e intensa, esta obra é também uma reflexão sobre os valores morais e artísticos.








Morte na Universidade 
Ellery Queen 
Sinopse: A estudante desaparecida da Universidade de Tisquanto era a filha do rival político do governador Sam Holland . Chama-se Laura Thornton e foi simultaneamente peão e vítima das furiosas sublevações estudantis que o governador Holland não conseguia entender...
Quem estaria por detrás do terror que acabou por se instalar após o desaparecimento de Laura ? Quem andava a incitar os protestos e desacatos? Um louco brincalhão, um reformador sério… ou estaria em curso uma conspiração com vista à destruição da universidade?
Mike McCall , um detective ao serviço do governador, vai revelar que em Tisquanto encontram-se não apenas marcas dos ódios e violentos da juventude rebelde da época, mas também casos de assassínio.




O Caso dos Gémeos Desconhecidos 
Ellery Queen 
Sinopse: Quando John Sebastian começa a receber estranhos presentes, o seu amigo Ellery Queen fica intrigado e resolve iniciar uma investigação. Mal sabe ele que só passados vinte e sete anos conseguirá desvendar um complicado caso de assassínio e cobiça.











O Senhor da Charneca 
Ruth Rendell 
Sinopse: Sob a pena de Ruth Rendell, também conhecida pelo pseudónimo de Barbara Vine, a Europa-América publica O Senhor da Charneca, uma obra que inclui todos os ingredientes necessários para ser um policial de excelência. Fora já encontrada uma vítima… jovem, loira, com o rosto desfigurado e a cabeça rapada. Aparentemente, assassinada sem motivo nem piedade. Agora, a velha e traiçoeira charneca convertera-se no mundo inteiro, num sombrio e perigoso centro de todas as atenções. Encontravam-se lá cinquenta homens, todos eles numa busca que tinha apenas um objectivo, todos eles convocados por um desconhecido. Fora já encontrada uma vítima e, agora, como tivesse desaparecido outra mulher, eles haviam vindo como se tivessem sido chamados, como se fossem, na realidade, seus escravos… escravos do Senhor da Charneca…


Cartas de Inglaterra 
Eça de Queirós 
Sinopse: Considerado pelos especialistas um dos maiores romancistas europeus do século XIX, Eça de Queirós foi um viajante inveterado. Das viagens tirou muita da sua experiência e desenvolveu uma capacidade invulgar de observação.
Em 1872 é nomeado cônsul de Portugal em Havana e dois anos mais tarde é transferido para Inglaterra, país onde escreverá O Primo Basílio (1878) e Os Maias (1888).
Da longa estada em Inglaterra, fica o humor inglês que perpassa pelos seus livros, expondo a ridículo situações de carácter social. Cartas de Inglaterra pertencem a este período e vão sendo enviadas a partir de 1877, em forma de crónicas, para o jornal do Porto.




A Estalagem das Duas Bruxas 
Joseph Conrad 
Sinopse: Uma corveta inglesa parte para terras de Espanha. O objectivo, em tempo de guerra peninsular, é concluir uma missão secreta nas Astúrias.
A bordo vai o jovem oficial Edgar Burne que faz amizade com o marinheiro Cuba Tom. Cabe aos dois a missão de penetrar por terras de Espanha, numa região montanhosa, e contactar um líder rebelde local. Mas o acaso separa-os e Burne vai ter a uma estranha estalagem. Lá dentro encontram-se duas velhas de rostos medonhos e uma bela jovem morena. Convidam-no a pernoitar. Mas Burne não consegue pregar olho e, ainda para mais, parece-lhe ouvir a voz de Cuba Tom, além-túmulo, que lhe diz: "Abra bem os olhos!




Os Europeus 
Henry James 
Sinopse: Eugenia, baronesa Münster, mulher de um príncipe alemão que deseja ver-se livre dela, atravessa o oceano com o seu irmão Félix em busca dos seus parentes americanos. A sua viagem é impulsionada – assim diz Eugenia – por bons sentimentos; mas a baronesa pretende também procurar fortuna. A chegada destes visitantes é vista pelos Wentworths, dos subúrbios de Bóston, com admiração e alguma apreensão.
Não menos alarmante é o fascínio que a brilhante Eugenia imprime nas suas impressionáveis primas e no mais mundano vizinho delas, Robert Acton.
Conseguirá o seu espírito irrequieto assimilar os sólidos princípios dos familiares de Nova Inglaterra e encontrar na sua fortuna um lugar seguro?
Enquanto Eugenia parece, definitivamente, apostada em destabilizar todos, Félix difunde um charme rejuvenescedor entre os seus anfitriões.
O Último Adeus 
Honoré de Balzac 
Sinopse: Por entre o fragor da guerra e a retirada das tropas napoleónicas, Phillippe de Sucy consegue salvar a condessa Vandières pondo em risco a sua própria vida.
Separados pelo desenrolar dos acontecimentos, o Sr. De Sucy não pára de se interrogar sobre o destino da bela condessa. Onde se encontra Stéphanie? Estará viva ou morta? E quem é a misteriosa Geneviève, que se passeia pelos bosques e que tanto se assemelha à condessa Vandières?







A Dama de Espadas 
Alexander Pushkin 
Sinopse: A velha condessa Ana Fédotovna, na sua juventude apelidade de Vénus Moscovita, esconde um segredo… um segredo que pode tornar qualquer homem milionário ou destruir-lhe a vida. Numa noite longa, durante um jogo de cartas, Tomski, o neto da condessa, confidencia aos amigos parte do segredo da avó. Mas, entre eles está o ambicioso Hermann, rapaz sem escrúpulos que vai tentar descobrir o segredo para se tornar no homem mais rico do mundo. Pelo meio, não hesitará em levar quase à loucura Lisavete Ivanovna, a singela dama de companhia da condessa.






O Pequeno Herói 
Fiódor Dostoiévski  
Sinopse: O retrato de uma criança na qual a súbita adolescência acorda as dolorosas e cândidas contradições de Eros; um retrato de uma infância sensível e silenciosa, mas também da descoberta do amor e do despertar dos sentidos.











Washington Square 
Henry James 
Sinopse: Com 22 anos, Catherine Sloper é considerada uma flor já bastante madura, que poderia ser arrancada do caule apenas com uma sacudidela vigorosa.
Porém, embora não seja nem inteligente nem bela (o seu gosto no vestir raia o vulgar), Morris Townsend considera Catherine extremamente encantadora. Menos, temos de admitir, por causa da sua evidente bondade e verdade do que porque vai herdar uma fortuna substancial. Entretanto, o espectáculo curioso da filha a ser cortejada por um caçador de fortunas atraente e atlético é, para o Dr. Sloper, simultaneamente um divertimento e um desafio...
Washington Square, passado em Nova Iorque, é um dos primeiros romances de Henry James. Trata-se de uma história simples e intensamente comovente de lealdades divididas e inocência traída, e é também, como Graham Greene disse, «talvez o único romance em que um homem invadiu com sucesso o campo feminino e produziu um trabalho comparável ao de Jane Austen»
A Divina Comédia - O Inferno 
Dante Alighieri 
Sinopse: A mais extraordinária criação daquele que foi o maior poeta italiano de todos os tempos e um dos espíritos mais brilhantes de que a humanidade se pode orgulhar. 
«Pelo seu carácter ardente e reflectido, pela sua imaginação criadora e visionária e pelo seu profundo realismo, pelo equilíbrio entre o sentimento religioso e o sentimento cívico e político, pela sua altivez indomável, Dante é um dos espíritos mais completos e mais universais de todos os tempos.»







O Pregador Atormentado 
Thomas Hardy 
Sinopse: Este livro narra-nos a história de amor do ministro metodista Stockdale e de Lizzy Newberry, a viúva que o alberga em sua casa, duas personalidades díspares, amantes de temperamento e estilo de vida avessos, em busca de uma solução para suas opções de vida inconciliáveis. De tom cómico-pastoral, este conto traz contudo à superfície uma veia de tristeza e fatalidade.









A Ciganita 
Miguel de Cervantes 
Sinopse: Esta novela conta a história amorosa de uma formosa e honesta jovem cigana, que ganha a vida a cantar e a dançar, e de um nobre apaixonado, que, como prova de amor, aceita seguir a vida nómada e marginal da jovem e do seu grupo. De enternecedora e aprazível leitura, esta história dá-nos uma lição profunda e actual, colocando os protagonistas a desafiar os mandamentos e os limites artificiais da moral imposta pela sociedade.










Assassínio no Parque 
Ellery Queen 
Sinopse: A paisagem do parque não deixava antever os acontecimentos seguintes - um ambiente calmo, relaxante, ideal para uma caminhada, principalmente para um grupo de amigos que tinha em comum o gosto pela natureza.

Um tiro acaba com a harmonia, matando um homem e espantando os pássaros. E o inspector Collins que não tem uma exeplicação óbvia para um crime tão hediondo. Seria um acto solitário de um louco sem motivos ou existiram razões desconhecidas para que um homem acabasse a sua vida a jazer inerte no manto de folhas do parque?




Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Recomendo

2666 - www.wook.pt

1Q84 - www.wook.pt

Wolf Hall - www.wook.pt

Na whislist


O Revisor - www.wook.pt

A Escriba - www.wook.pt