domingo, 15 de junho de 2014

Aquisições - Semana 24

Estas semana fiz mais duas trocas na bolsa do WinkingBooks...

A Excepção 
Christian Jungersen 
Sinopse: As personagens centrais da novela de Christian Jungersen são as empregadas do Centro de Informação sobre o Genocídio Dinamarquês, em Copenhaga. Quatro mulheres (duas investigadoras, uma secretária e uma bibliotecária) normais que pesquisam e tratam informação num escritório com computadores, copos de café, ressentimentos silenciados e ansiedade profissional como tantos outros. 
Um dia, duas delas recebem ameaças de morte por e-mail e, inicialmente, as suspeitas recaem num criminoso de guerra sob investigação. No entanto, de repente a desconfiança volta-se para as próprias colegas de trabalho. A pacatez do escritório dá lugar à paranóia e transforma-se num lugar de pura maldade. 
Das grandes paisagens do genocídio à asfixia de quatro paredes, o autor mostra quão pouco nos conhecemos e até que ponto somos capazes do mal. Best-seller na Europa, A Excepção é um thriller inteligente e raro sobre a verdadeira natureza humana e os diversos aspectos do amor e do mal.
Dividida 
Zainab Salbi; Laurie Becklund 
Sinopse: Zainab Salbi tinha apenas onze anos quando o pai foi escolhido como piloto pessoal de Saddam Hussein e a sua vida ficou marcada para sempre por esse facto. A mãe, a bela Alia, ensinou-lhe os dons necessários para sobreviver: um sorriso de plástico, dizer a tudo que sim, enterrar em compartimentos no cérebro os horrores que via à sua volta. «Aprende a apagar as recordações», ensinava-lhe. «Saddam sabe ler-nos nos olhos.» Nestas memórias muito ricas do ponto de vista visual, uma líder na luta pelas mulheres vítimas de guerra, revela os seus laços com um ditador, depois de os ter mantido em segredo durante anos. Descreve a tirania como a viu através dos olhos de uma criança privilegiada, de uma adolescente rebelde, de uma mulher violada e, por fim, de uma figura pública que se esforça por vencer o dom que a manteve viva: o silêncio. 
Zainab tinha apenas vinte anos quando a mãe a convenceu a aceitar um casamento arranjado na América. Viu-se de repente casada com um desconhecido que a maltratava e fugiu-lhe. Afastada do seu país e da família pela Guerra do Golfo, sem saber que a mãe a mandara embora para a salvar de um interesse cada vez maior de Saddam por si, recomeçou a vida. Só quando Alia estava a morrer é que Zainab se apercebeu de que tinha visitado zonas de guerra em todo o mundo interrogando mulheres em busca das respostas que só a mãe podia dar-lhe.
Dividida é uma procura emocionante da verdade que aprofunda a nossa compreensão de temas universais como o poder, o terror, a submissão sexual e a pergunta que uma geração faz à anterior: Como deixaram que isto nos acontecesse? A criança que havia em Salbi precisava de saber por que razão o pai não a levara dali a voar…

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Recomendo

2666 - www.wook.pt

1Q84 - www.wook.pt

Wolf Hall - www.wook.pt

Na whislist


O Revisor - www.wook.pt

A Escriba - www.wook.pt