domingo, 1 de junho de 2014

Aquisições - Semana 22

Promoções e Alfarrabistas são a minha perdição :(

Destroços de Guerra 
Ha Jin 
Sinopse: Neste que é o seu mais ambicioso romance até à data, Ha Jin explora um aspecto pouco conhecido de um conflito quase esquecido: a experiência traumática dos «voluntários» chineses capturados pelas forças americanas durante a guerra da Coreia.
Baseado em testemunhos verídicos e em documentos históricos, o autor leva-nos para lá das cercas de arame farpado, descrevendo com notável realismo um mundo concentracionário onde a violência é a regra e o instinto de sobrevivência é posto à prova a cada momento. Aos prisioneiros resta a esperança da libertação e do regresso a casa - a uma nova China onde talvez não encontrem já o seu lugar.
Poderoso e comovente, Destroços de Guerra é um épico impressionante e um magnífico contributo para a literatura de guerra.



O Declínio do Império Whiting 
Richard Russo 
Sinopse: A família Whiting vendeu as suas fábricas de têxteis a uma multinacional. Os homens desta família, cuja história se confunde com a da própria cidade, casam-se, invariavelmente, com mulheres que tornam a sua vida num suplício. C. B. Whiting não foi excepção. É a sua mulher, Francine, a última matriarca Whiting, quem dirige com mão de ferro o destino desta cidade em decadência. Tudo gira à volta do restaurante Empire Grill, com vista para a avenida que conduz às fábricas agora abandonadas. Miles Roby, um homem simpático e divertido, mas não muito bem-sucedido, gere este restaurante na esperança de que um dia venha a ser seu. A mulher trocou-o pelo seu pior cliente, ele vive preocupado com a filha adolescente, que adora, e com o irmão, e o seu incorrigível pai vive às custas de toda a gente. E como se isto não bastasse, a polícia está de olho em Miles, bem como Mrs. Whiting, que lhe vai tecendo o destino. 
Este é um romance magnífico de um exímio contador de histórias, marcado tanto pela veia humorística como por uma visão extremamente humana do Homem nas suas mais diversas imperfeições e fraquezas. À medida que nos conduz de forma inexorável a um clímax chocante e a um final de arrepiar, Richard Russo surpreende-nos a todo o momento com personagens que nos apanham desprevenidos e nos desarmam, num enredo tão tortuoso como o próprio rio Knox.
Sombras Queimadas 
Kamila Shamsie 
Sinopse: 9 de Agosto de 1945. Nagasaki. Hiroko Tanaka sai para a varanda e absorve a paisagem de socalcos que conduzem ao céu. A rapariga de 21 anos, embrulhada num quimono com três grous pretos estampados nas costas, está apaixonada pelo homem com quem vai casar, Konrad Weiss. Num milésimo de segundo o mundo fica branco. Depois explode ao som do fogo e com o horror da tomada de consciência do que aconteceu. No entorpecimento consequente ao explodir da bomba que oblitera tudo o que ela conheceu, apenas restam as queimaduras em forma de ave nas suas costas, uma memória indelével do mundo que perdeu.





A Ponte Invisível 
Julie Orringer 
Sinopse: Paris, 1937. Andras Lévi, estudante de arquitetura, chega de Budapeste com uma bolsa de estudo, uma única mala e uma carta misteriosa que prometeu entregar a Claire Morgenstern, uma jovem viúva que vive na cidade. Quando Andras conhece Claire, fica preso na sua vida secreta e extraordinária. Ao mesmo tempo, a tragédia começa a assolar a Europa, colocando-os num estado de terrível incerteza. De uma remota aldeia húngara às óperas grandiosas de Budapeste e Paris, do desespero do inverno nos Cárpatos a uma vida inimaginável em campos de trabalhos forçados, A Ponte Invisível narra a história de um casamento que sobrevive ao desastre e de uma família ameaçada de aniquilação e unida pelo amor e pela história.




Tubarão 2000 
António Victorino d'Almeida 
Sinopse: Portugal é governado pela primeira vez por uma maioria absoluta. Marcelino Bandeira passa de herói do romance Coca-Cola Killer a narrador. O excêntrico embaixador, à partida com a queda que se lhe conhece para um comportamento menos escrupuloso do que seria desejável, assiste em Tubarão 2000 a novas formas de corrupção e ao desenvolvimento de outros poderes sobre os quais não tem qualquer influência. 
A história, ancorada num poder de efabulação tão sólido quanto fértil, começa nas águas de Veneza. Com passagem por Inglaterra, sem nunca perder Lisboa de vista, todas as figuras, entre diplomatas, deputados e funcionários corruptos, se vão revelando personagens surpreendentes e protagonistas dos mais hilariantes episódios, em que não faltam a intrigazinha política nem os jogos de bastidores que promovem a ascensão de uns e a queda de outros. 
Sempre com o humor corrosivo como nota dominante, o autor forjou personagens, mas, confessa, não inventou o mundo em que se movimentam, e assim, enquanto pisca o olho e provoca o riso nos leitores, traça o retrato de um país e deixa-nos pensar sobre o povo que realmente somos.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Recomendo

2666 - www.wook.pt

1Q84 - www.wook.pt

Wolf Hall - www.wook.pt

Na whislist


O Revisor - www.wook.pt

A Escriba - www.wook.pt