domingo, 5 de janeiro de 2014
Sugestão de Leitura - O Testamento de Maria de Colm Tóibín
Titulo: O Testamento de Maria
Autor: Colm Tóibín
Titulo Original: The Testament of Mary
Ano da edição original: 2012
Editora: Bertrand
Lançamento: Abril de 2013
Páginas: 112
ISBN: 9789722526029
Sinopse: Numa voz simultaneamente terna e cheia de ira, O Testamento de Maria narra a história de um cataclismo que conduziu uma mãe a uma dor indelével. Vivendo agora em exílio, em luto, e no medo, tenta reagrupar as memórias dos acontecimentos que levaram à morte brutal do seu filho. Para ela, Jesus era um homem frágil, rodeado por homens que não eram de confiança, a viver numa época turbulenta, de grandes mudanças.
Maria vive sozinha, anos depois da crucificação de Jesus, e sem qualquer vontade de colaborar com os autores do Evangelho. São eles os seus guardiões, que lhe proporcionam abrigo, comida e a visitam regularmente. Maria não concorda que o seu filho seja o Filho de Deus, nem considera que a sua morte tenha «valido a pena», nem que aquele grupo de inadaptados que o rodeava sejam discípulos sagrados.
À medida que a vida de Maria e o seu sofrimento começam a adquirir contornos de mito, ela tenta quebrar o silêncio acerca daquilo que realmente aconteceu, tornando-se uma heroína trágica com a eloquência de Electra, Medeia ou Antígona.
Criticas:
Jornal O Ribatejo - "O “Testamento de Maria” é um livro soberbo."
Motivo da escolha: Mais uma vez tive de recorrer a lançamentos antigos que fui deixando para trás ao longo do ano e neste caso um livro que já foi lançado em Abril. Colm Tóibín é mais um dos autores que tenho cá por casa ainda por ler. Embora tenha imensa vontade de conhecer a sua escrita ainda não calhou pegar num livro seu. Este pequeno livro "O Testamento de Maria" chamou-me a atenção pelo tema que não sendo propriamente original é bastante controverso. Tenho muita curiosidade em ler a abordagem deste autor.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário