40 HISTÓRIAS
Donald Barthelme
Lançamento - Maio 2013
Tradução - Paulo Faria
Sinopse: Alguns de nós andavam a ameaçar o nosso amigo Colby há já muito tempo, por causa do comportamento dele. E agora ele fora longe demais, por isso decidimos enforcá-lo.
40 Histórias (1987), uma das melhores introduções à obra de Donald Barthelme, é uma colectânea desconcertante devido à variedade de personagens e temas abordados (Paul Klee, Goethe, Sindbad e Barba-Azul, porcos-espinhos, divórcios, a vida em família e as idiossincrasias dos génios), aos diversos registos e ao retrato de situações quotidianas que resvalam subitamente para o absurdo, redundando numa sátira da vida contemporânea. Este conjunto de breves histórias inclui os melhores contos dos anos 70 e 80, entre os quais os memoráveis «O Génio», «Frase» e «Porcos-Espinhos na Universidade», provas do humor ímpar e da perspicácia invulgar de Donald Barthelme.
Donald Barthelme (1931-1989), escritor norte-americano inédito em Portugal e vencedor do PEN/Faulkner Award em 1981, é uma das vozes mais singulares da ficção pós-moderna. Colaborou assiduamente com diversos periódicos, entre os quais a revista The New Yorker. Distinguiu-se pelo seu estilo ficcional insólito (o barthelmismo, segundo Thomas Pynchon), caracterizado pela concisão, pela ironia e pela excentricidade com que aborda temas como a cultura popular e a política.
Sem comentários:
Enviar um comentário