Adiei a conexão do livro Crónica de uma Morte Anunciada por motivos que explicarei na altura em que publicar a referida conexão. Deixo-vos para já a conexão com A Abadia de Northanger de Jane Austen.
Titulo: A Juventude de Jane
Titulo Original: Becoming Jane
Ano: 2007
Realizador: Julian Jarrold
Elenco: Anne Hathaway, James McAvoy, Maggie Smith, Julie Walters, James Cromwell, Joe Anderson
Jane Austen acredita no amor. Os seus pais pretendem que ela case por dinheiro e na Inglaterra de 1795 essa é a entrada, no mundo, para uma jovem mulher. Mas quando a rapariga de 20 anos conhece o jovem encantador irlandês, Tom Lefroy, a sua inteligência e arrogância despertam a curiosidade de Jane e o seu mundo vira-se de pernas para o ar. Poderá Jane dar-se ao luxo de rejeitar a oferta do sobrinho de Lady Gresham, opor-se à autoridade dos pais e desafiar as convenções sociais?
Uma vez que A Abadia de Northanger, que eu tenha conhecimento apenas foi alvo de uma adaptação televisiva, a que não tive acesso, optei pelo filme A Juventude de Jane. Pelo que li as imprecisões biográficas são muitas, embora todas as criticas elogiem o retrato fiel da época. Para mim que pouco sabia da vida da autora foi importante ver este filme, mesmo que como tudo indica esteja muito romanceado. O certo é que imprecisões à parte gostei bastante mais da história de Jane do que da história de Catherine. E gostei imenso desta visão da vida e personalidade da autora, que me fez compreender um pouco melhor a sua escrita e renovou a vontade de voltar a ler os seus livros..
Não sendo um filme espetacular ou inesquecível é para mim um bom filme, com excelentes desempenhos de Anne Hathaway e James McAvoy, uma boa banda sonora, e bons detalhes históricos. Para quem não viu vale a pena ver principalmente se se interessar pela vida de Jane Austen.
Citação:
Cassandra Austen: You'll lose everything. Family, place. For what? A lifetime of drudgery on a pittance? A child every year and no means to lighten the load? How will you write, Jane?
Jane Austen: I do not know, but happiness is within my grasp and I cannot help myself.
Cassandra Austen: There is no sense in this.
Jane Austen: If you could have your Robert back, even like this, would you do it?
Gostei muito do filme sobre a sua vida, que me ajudou a compreender melhor as suas obras. A minha preferida é sem duvida orgulho e Preconceito.
ResponderEliminarOlá Lili,
EliminarTambém tive a uma reação parecida, ao compreender melhor a autora fiquei com mais vontade de ler as restantes obras.
Boas leituras.