A escritora britânica Hilary Mantel venceu o prémio literário Costa Book Award, com o romance "Bring up the bodies", num ano em que as mulheres foram distinguidas em todas as categorias, anunciou a organização.
Com aquele romance, continuação de "Wolf Hall", que será editado este ano em Portugal pela Civilização, Hilary Mantel já tinha conquistado em 2012 o Booker Prize e o National Book Award.
Pela primeira vez na história dos prémios britânicos Costa, todas as cinco categorias - romance, romance de estreia, biografia, poesia e literatura para crianças - foram conquistadas por mulheres.
O prémio de melhor biografia foi atribuído pela primeira vez a uma novela gráfica, a "Dotter of her father's eyes", de Mary Talbot, com desenho do marido, o autor de BD Bryan Talbot.
"Maggot Moon", escrito e ilustrado por Sally Gardner, venceu o Costa Award de melhor livro para a infância.
A poetisa escocesa Kathleen Jamie venceu na categoria de poesia, com "The Overhaul", enquanto a autora e jornalista Francesca Segal venceu no romance de estreia com "The Innocents".
Estas cinco premiadas, que recebem individualmente cerca de seis mil euros, integram agora a lista de finalistas do prémio Costa Livro do Ano, cuja vencedora será conhecida no próximo dia 29, em Londres.
O Costa Book Award, anteriormente denominado Whitbread Book Award, foi criado em 1971 para premiar obras de autores do Reino Unido e da Irlanda.
Fonte: Díário de Noticias
Sem comentários:
Enviar um comentário