quinta-feira, 25 de julho de 2013

Opinião – A Muralha de Gelo - As Crónicas de Gelo e Fogo - Livro Dois de George R.R. Martin

George R.R. Martin
Titulo: A Muralha de Gelo - As Crónicas de Gelo e Fogo - Livro Dois
Autor: George R.R. Martin

Titulo Original: A Game of Thrones - A Song of Ice and Fire, Book 1
Ano de Publicação Original: 1996

Editora: Saída de Emergência
Ano: 2008 (2ª Edição)
Tradução: Jorge Candeias
Páginas: 414
ISBN: 9789896370206

Sinopse:Estes são tempos negros para Robert Baratheon, rei dos Sete Reinos. Do outro lado do mar, uma imensa horda de selvagens organizou-se para invadir o seu reino. À frente deles está Daenerys Targaryen, a última herdeira da dinastia que Robert massacrou para conquistar o trono. E os Targaryen são famosos pelo seu rancor e crueldade... Mais perto, para lá da muralha de gelo que se estende a norte, uma força misteriosa manifesta-se de maneira sobrenatural. E quem vive à sombra da muralha não tem dúvidas: os Outros vêm aí e o que trazem é bem pior do que a própria morte... Ainda mais perto, na Corte, as conspirações continuam. O ódio entre as várias Casas aumenta e desta vez o sangue vai jorrar. E quando parece que nada pode piorar, o rei é ferido mortalmente numa caçada. Terá sido um acidente ou um assassinato? Seja como for, uma coisa é certa: a guerra civil vem aí! 

George R. R. Martin prova porque é o maior escritor de fantasia da actualidade. Com uma imaginação poderosa, escrita inteligente e personagens cativantes, volta a deixar o leitor rendido e a ansiar por mais. Se gosta de um romance histórico épico, de um thriller arrepiante, de uma aventura emocionante, de uma fantasia credível e, em suma, de uma grande leitura... então este livro é para si.

Opinião: Confirma-se … estou completamente rendida e viciada nesta saga :) Aliás, onde é que eu andava com a cabeça para ter estes livros empilhados numa prateleira há tanto tempo sem lhes ter pegado??

Se a primeira parte do livro é boa e o enredo cativante, esta segunda parte superou completamente as minhas expetativas. É nesta parte que se começam a desenrolar os grandes acontecimentos e algumas reviravoltas. Sem querer desvendar detalhes para quem ainda não leu, e mesmo tendo lido apenas o correspondente ao 1º de 7 volumes, posso desde já afirmar que esta saga está entre o melhor que já li do género fantasia. É claro que existe a possibilidade de eventualmente vir a desapontar-me com a continuação da história ou com o final ainda por escrever, mas tenho sérias duvidas que isso venha a acontecer.

Curiosamente apesar de estar a adorar, este é daqueles livros em que sinto alguma dificuldade em exprimir a minha opinião. Apetecia-me escrever apenas algo do género “Adorei. Recomendo a todos, não percam”. Mas vou tentar explicar-vos o que me levou a gostar tanto deste livro, ou isto não seria uma opinião.

Começo pela escrita do autor que é simples, mas cuidada, com descrições q.b., e muito ritmo na maioria das partes. Ou seja, na minha modesta opinião, o ideal para um livro de Fantasia.

A história intrincada e cheia de reviravoltas, por vezes bastante imprevisíveis, é uma das grandes mais-valias do livro. George R.R. Martin criou um mundo imaginário, muito semelhante ao real mas recheado de pormenores fantásticos, e nesse cenário está a conceber um enredo muito envolvente, repleto de mistérios, passados por revelar e futuros por resolver, que agarram o leitor fazendo-o ansiar por saber mais. E por agora todos os detalhes fazem sentido, vão começando a encaixar-se a pouco e pouco. É claro que existem inúmeras pontas soltas mas temos mais 6 (ou 12) livros pela frente. Não vai ser tarefa fácil para o autor encerrar esta saga sem pontas soltas ou incoerências mas quero acreditar que o vai conseguir.

A outra grande mais-valia são as personagens. São inúmeras e causam-nos algumas dores de cabeça inicialmente até nos habituarmos ao “quem é quem”. Mas passada essa fase, são deliciosas, muito bem caracterizadas e, principalmente as que narram os capítulos, quase palpáveis. Gosto que não haja um grande herói que se destaque, e sim vários pequenos heróis ocasionais, cheios de imperfeições, incertezas e medos. Gosto até do facto de ficarmos inúmeras vezes na expectativa de que qualquer um deles pode morrer. Torna-os tão mais verosímeis.

E chega… não quero mesmo adiantar mais nada que possa retirar algum prazer a quem ainda não leu este livro e pretende vir a fazê-lo… mas leiam-no …vale a pena… Eu por agora vou pegar noutro livro como planeei, mas por via das dúvidas escolhi um pequeno, não sei quanto tempo aguentarei sem ler os restantes livros :)

E como não podia deixar de ser a minha avaliação é



4 comentários:

  1. Não podia concordar mais contigo, o Martin construiu aqui uma saga praticamente perfeita para quem gosta de sentir as emoções à flor da pele. As reviravoltas levam o leitor a desesperar perante tanta crueldade. Mas é este realismo que adoro!
    Já li até ao 9º livro (em PT) e deixa-me dizer-te que o melhor ainda está para vir! E prepara-te porque esta é uma saga viciante, não vais conseguir parar! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade por muito que nos revolte a morte de um personagem que gostávamos, ou nos desiluda as fraquezas de outro que admirávamos é isso que os torna reais. Nisso Martin é brilhante.

      E tens razão, é muito mais viciante do que esperava... estou agora a ler um livro bem pequeno mas estou com muita dificuldade em concentrar-me nele. Já dei por mim a chamar Edmure ao protagonista que na realidade se chama Emmett :)

      Eliminar
    2. Ahaha x) Esta saga agarra-nos de uma maneira! x)

      Eliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Recomendo

2666 - www.wook.pt

1Q84 - www.wook.pt

Wolf Hall - www.wook.pt

Na whislist


O Revisor - www.wook.pt

A Escriba - www.wook.pt