quinta-feira, 18 de julho de 2013

Opinião – A Guerra dos Tronos - As Crónicas de Gelo e Fogo - Livro Um de George R.R. Martin

Titulo: A Guerra dos Tronos - As Crónicas de Gelo e Fogo - Livro Um
Autor: George R.R. Martin

Titulo Original: A Game of Thrones - A Song of Ice and Fire, Book 1
Ano de Publicação Original: 1996

Editora: Saída de Emergência
Ano: 2011 (5ª Edição)
Tradução: Jorge Candeias
Páginas: 397
ISBN: 9789896370107

Sinopse: Quando Eddard Stark, lorde do castelo de Winterfell, recebe a visita do velho amigo, o rei Robert Baratheon, está longe de adivinhar que a sua vida, e a da sua família, está prestes a entrar numa espiral de tragédia, conspiração e morte. Durante a estadia, o rei convida Eddard a mudar-se para a corte e a assumir a prestigiada posição de Mão do Rei. Este aceita, mas apenas porque desconfia que o anterior detentor desse título foi envenenado pela própria rainha: uma cruel manipuladora do clã Lannister. Assim, perto do rei, Eddard tem esperança de o proteger da rainha. Mas ter os Lannister como inimigos é fatal: a ambição dessa família não tem limites e o rei corre um perigo muito maior do que Eddard temia! Sozinho na corte, Eddard também se apercebe que a sua vida nada vale. E até a sua família, longe no norte, pode estar em perigo.
Uma galeria de personagens brilhantes dá vida a esta saga: o anão Tyrion, ovelha negra do clã Lannister; Jon Snow, bastardo de Eddard Stark que decide juntar-se à Patrulha da Noite, e a princesa Daenerys Targaryen, da dinastia que reinou antes de Robert, que pretende ressuscitar os dragões do passado para recuperar o trono, custe o que custar.

Opinião: Depois de uma leitura exigente e lenta como foi a do Memorial do Convento, precisava de algo mais ligeiro, de preferência com mais ritmo, e dei por mim a pensar que já há bastante tempo que não lia fantasia, o que não é normal em mim.

Como penso que já tinha mencionado por aqui, tenho já há algum tempo todos os volumes da série As Crónicas de Gelo e Fogo publicados até agora, na prateleira à espera para serem lidos. Comprei 2 ou 3, consegui os restantes entre trocas e promoções, e depois de os ter todos foram ficando a aguardar, incluídos numa categoria que eu apelido de “a ganhar coragem”. Isto porque como tenho dito gosto de ler estas séries seguidas, e esta como já vai em 10 livros, sempre que ponderava começar a lê-los, pensava duas vezes e acabava por desistir.

Pois por agora decidi que vou lê-los dois a dois, tal como foram escritos pelo autor. Depois é uma questão de equilibrar bem as leituras que vou colocando pelo meio, nem poucas para que não se torne maçador ler tantos livros da mesma série muito próximos, nem muitas para que não me esqueça dos detalhes da história.

Esta decisão para além de sensata, foi das melhores que já tomei em relação a leituras, pois ao terminar o primeiro volume já me encontro completamente rendida a este mundo de Westeros e aos seus habitantes. Esta saga, mistura de ambiente medieval com fantasia e uma imaginação minuciosa do autor, tem todos os ingredientes para me agarrar, e este foi mais um daqueles livros que se tornou num apêndice, acompanhando-me para todo o lado. Só não o li mais rápido porque o meu tempo livre não abunda, mas acreditem que após lidas as primeiras páginas, aproveitei todos os bocadinhos livres que tive mesmo que apenas desse para ler mais uma página ou duas.

Como apreciadora de fantasia, o tipo que mais me agrada, passa-se em mundos imaginários, com ou sem semelhanças com a realidade, com muitas personagens preferencialmente na maioria humanas, embora possam ou não ter características extra-humanas. E gosto de enredos intrincados, complexos, com mistério.

Que me desculpem os fãs mas vampiros, lobisomens, bruxas e afins, com rostos de anjo, românticos e com problemas de consciência, a seduzir adolescentes em liceus, não só não fazem o meu género, como arruínam por completo o meu imaginário sobre essas criaturas das trevas.

Esta série pelo contrário está a fascinar-me por tudo o que engloba, um mundo semelhante ao nosso na época medieval, mas cheio de detalhes diferentes e muito bem pensados, sem falhas (pelo menos até agora), personagens muito bem delineadas e bastante imprevisíveis, conspiração, intriga, politica e guerra. Adorei a forma como os personagens nos foram apresentados, tão bem caraterizados que quase sentimos que os conhecemos, mas na maioria das vezes não sabemos do que foram ou serão capazes, nem mesmo quando são os narradores do capítulo em questão. A história é envolvente, intrigante e embora não tenha um ritmo alucinante prende-nos de imediato, ficamos constantemente a querer saber o que acontecerá depois. E é por isso mesmo que não vou alongar a minha opinião, porque quero ler o 2ª livro e avaliá-los com um só.

Não vou como tal deixar excertos, nem fazer artigo de conexão, fá-lo-ei quando terminar o 2º livro. Por agora e sem ler a 2ª metade a minha avaliação é de:


Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Recomendo

2666 - www.wook.pt

1Q84 - www.wook.pt

Wolf Hall - www.wook.pt

Na whislist


O Revisor - www.wook.pt

A Escriba - www.wook.pt