domingo, 21 de outubro de 2012

Opinião – Histórias de um Portugal Assombrado



Titulo: Histórias de um Portugal Assombrado
Autor: Vanessa Fidalgo

Titulo Original: n/a
Ano de Publicação Original: 2012

Editora: Esfera dos Livros
Ano: 2012
Tradutor: n/a
Páginas: 247
ISBN: 9789896263713

Sinopse: Hoje o Palácio Beau Séjour é ocupado pelo Gabinete de Estudos Olisiponenses, da Câmara Municipal, de Lisboa, mas noutros tempos foi a residência do Barão da Glória, que ainda hoje por lá anda a arrastar grossos volumes de livros e caixotes de documentos, para desespero dos funcionários, que, dias depois, voltam a encontrá-los no exato local onde haviam procurado. O Barão também é culpado, acusam, pelo tilintar da chávenas em cima das mesas e pelo soar das campainhas da Quinta de São Domingos de Benfica.

No Castelo de Almourol ou no de Bragança, amores incompreendidos deixaram espetros a pairar nas suas torres e ameias. Na Serra de Sintra sobram razões para ter medo, entre casas assombradas e almas que deambulam pelas estradas. No Porto, há espetros a discutir a herança pela calada da noite e apartamentos que, afinal, contra todas as razões lógicas, não estão vazios como aparentam. Em Castro Marim, as mouras ainda andam à solta, e, em Penafiel, os sustos marcam o ritmo dos dias na Quinta da Juncosa, que há séculos foi palco de um crime hediondo. Em Langarinhos, Gouveia, há uma casa inacabada, obra que, por mais que tente, nenhum proprietário consegue finalizar.

Falar de fantasmas, casas assombradas e mistérios difíceis de explicar não é tarefa fácil. Há quem fique com pele de galinha, outros não deixam de esboçar um sorriso trocista.
A jornalista Vanessa Fidalgo foi mais longe e fez um levantamento exaustivo das principais histórias que de norte a sul e nas ilhas ensombram o país, entrevistou alguns protagonistas e falou com vários especialistas de diferentes áreas – sociólogos, psiquiatras, historiadores, antropólogos, etc. – e o
resultado é um livro rigoroso e original sobre um Portugal desconhecido e misterioso.

Opinião: O paranormal assim como as lendas são temas que de imediato prendem a minha atenção e, despertam a minha curiosidade. Não sendo crente, também não sou absolutamente céptica, mas tenho um fascínio inexplicável por estes temas. Assim, este livro à partida tinha tudo para me prender da primeira à última página… lamentavelmente não aconteceu, foi uma completa desilusão.

Esperava um livro cheio de investigações minuciosas e relatos intrigantes, daquele género para ler no escuro da noite e ficar arrepiada mas este livro está muito longe disso.

A autora relata os factos com uma leveza e superficialidade que torna os casos quase banais, retira-lhes o mistério usando por vezes uma linguagem brejeira que chega a roçar o cómico.

Os capítulos estão mal distribuídos, algumas vezes os casos não se encaixam na temática dos capítulos, noutras deveriam estar inseridos em capítulos anteriores. As introduções desses mesmos capítulos são algo enfadonhas e por vezes contrariadas pelos casos descritos.

De investigação vê-se muito pouco, a autora limita-se a entrevistar alguns especialistas nas áreas da Parapsicologia, Espiritismo etc.. e a fazer algumas pesquisas na Internet. Quanto a deslocações e investigações nos locais se as houve não se notam. Parece-me que qualquer um com um pouco de paciência e interesse pelo tema poderia ter obtido esta informação através de um motor de busca como o Google.

Já tenho encontrado livros que na minha opinião seriam melhores se tivessem metade do tamanho, mas creio que esta foi a primeira vez que um livro me deixou com a sensação que deveria ter pelo menos o dobro das páginas.

Como aspectos positivos realço a originalidade da ideia que me agradou de imediato, e algumas lendas que não conhecia e são facto interessantes embora como já disse anteriormente estejam mal exploradas e de assombradas tenham pouco.

Por tudo isto a minha nota para este livro não vai além de



Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Recomendo

2666 - www.wook.pt

1Q84 - www.wook.pt

Wolf Hall - www.wook.pt

Na whislist


O Revisor - www.wook.pt

A Escriba - www.wook.pt