sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Sugestão de Leitura - Não é Meia Noite Quem Quer - António Lobo Antunes

António Lobo Antunes


Titulo: Não é Meia Noite Quem Quer
Autor: António Lobo Antunes
Editora: Dom Quixote
Lançamento: 8 de Outubro de 2012
Páginas: 456
ISBN: 9789722050944

Sinopse: O enredo do livro desenvolve-se em três dias, sexta-feira, sábado e domingo.
Uma mulher com perto de cinquenta anos vai passar um fim de semana na casa de férias da família, numa praia não identificada. A casa, modesta, foi vendida e ela quer despedir-se da casa, mas também relembrar tudo o que se passou ali - a sua infância com os pais e os irmãos, o suicídio do irmão mais velho, o irmão surdo-mudo, o complexo e dramático relacionamento dos pais, a menina da casa em frente, sua amiga do tempo de férias.
Vem depois a sua vida actual, mal casada, sem filhos, professora numa escola como tantas outras, com uma relação frustrante e sem entusiasmo com uma colega mais velha…
O falhanço que é a sua vida reflecte-se na casa há muito desabitada e nos sonhos de todos eles, ali irremediavelmente enterrados.
A despedida da casa pode levá-la a imitar o irmão mais velho e, no domingo, atirar-se das arribas e encerrar ali uma vida sem futuro.

Criticas: Por se tratar de um livro em pré-lançamento ainda não existem criticas.

Motivo da Escolha: Por mais incrível ou até vergonhoso, que possa parecer a alguns, nunca li Lobo Antunes. Sei que tenho por aqui perdido numa das minhas estantes o "Que Cavalos São Aqueles Que Fazem Sombra No Mar?" que já por duas vezes tentei começar a ler e adiei, não por ter achado mau ou chato porque não li páginas suficientes para opinar, mas porque na altura não dispunha da concentração e disponibilidade que a leitura me estava a exigir. Lembro-me que o comprei num impulso, após ter sido forçada a assistir calada a uma "discussão" acalorada entre um defensor acérrimo de José Saramago e outro de António Lobo Antunes. E uma pessoa como eu que gosta de opinar, não gostou nadinha de ter de ficar calada, no entanto por mais que tenha gostado do que li de Saramago, não seria justo compará-lo a um autor que nunca li. Assim fui a correr comprar o que era na altura o ultimo lançamento do autor, o que se revelou uma asneira, porque depois das duas tentativas frustradas, arrumei-o por aí e já até tinha esquecido este incidente.

Esta semana estava muito indecisa na escolha entre os lançamentos e as reedições de que tive conhecimento, qual o livro que mais gostaria de ler. Tinha algumas hipóteses interessantes mas nada ao ponto de justificar uma Sugestão de Leitura. Até que me deparei com este pré-lançamento e de imediato relembrei o meu impulso anterior e a discussão presenciada. Como tal, por achar que estou numa boa altura para reparar o meu lapso literário e por ter gostado bastante da sinopse, resolvi colocá-lo nas sugestões de leitura desta semana.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Recomendo

2666 - www.wook.pt

1Q84 - www.wook.pt

Wolf Hall - www.wook.pt

Na whislist


O Revisor - www.wook.pt

A Escriba - www.wook.pt