sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Prémio Nobel da Literatura - Mo Yan


O escritor chinês Mo Yan é o vencedor do Prémio Nobel da Literatura de 2012, sucedendo o poeta sueco Tomas Tranströmer, vencedor do galardão no ano anterior.

O chinês acabou por reunir a preferência da academia sueca, numa lista onde constavam nomes como Philip Roth, Don DeLillo e o japonês Haruki Murakami, sendo este último apontado como o grande favorito para ser o laureado com o Nobel da Literatura.

O prémio, segundo uma nota de imprensa da academia sueca, é atribuído a Mo Yan por ser um escritor que “une o conto tradicional, a história e a contemporaneidade a um ritmo alucinante”.

O escritor chinês nasceu em 1955, em Gaomi, no seio de uma família pobre camponesa, tendo abandonado os estudos na altura da Revolução Cultural chinesa para trabalhar numa fábrica. Mo Yan é o pseudónimo de Guan Moye. O autor tem a obra traduzida em países como a Espanha, França, Reino Unido e Estados Unidos. “Peito Grande, Ancas Largas” é o romance do escritor chinês que está traduzido para português.

Um dos seus romances mais conhecidos, “Red Sorghum”, deu origem a um filme realizado por Zhang Yimou. A película ganhou um Urso de Ouro na edição de 1998 do Festival de Berlim.

Fonte: Jornal de Negócios

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Recomendo

2666 - www.wook.pt

1Q84 - www.wook.pt

Wolf Hall - www.wook.pt

Na whislist


O Revisor - www.wook.pt

A Escriba - www.wook.pt