sábado, 20 de outubro de 2012

Man Booker Prize - Hilary Mantel



A escritora britânica Hilary Mantel recebeu hoje o Man Booker Prize, com Bring Up the Bodies, o segundo tomo de uma ambiciosa trilogia sobre o chanceler de Henry VIII, Thomas Cromwel. A atribuição do galardão, que se destina a premiar uma obra publicada originalmente em língua inglesa por autores do Reino Unido e da Commonwealth, fez história. O primeiro volume, Wolf Hall, tinha recebido precisamente o Booker há três anos.

Mantel é a primeira mulher e o primeiro autor britânico a receber o prémio duas vezes e é também a primeira vez que uma sequela é premiada. O Man Booker prize tem um valor pecuniário de cerca de 60 mil euros.


Peter Stothard, editor do Times Literary Suplement, e presidente do maior prémio literário em língua inglesa, disse que Mantel é «o maior escritor inglês de prosa vivo». Stothard acrescentou que um dos objectivos do Booker é celebrar obras que perduram no tempo. «Este prémio deve ser para livros que serão lidos nas próximas década». Sothard comparou o fôlego literário e a profundidade psicológica de Bring Up the Bodies com a obra de Francis Ford Coppola, O Padrinho.

Bring Up the Bodies situa a acção nos nove meses em 1535 que antecedem execução de Ana Bolena, segunda mulher de Henrique VIII. E a autora está já a escrever o último volume da trilogia sobre o chanceler que conduziu no reinado de Henrique VIII os destinos de Inglaterra e cuja influência mudou para sempre os destinos de Inglaterra e levou à cisão com a Igreja de Roma. O último volume deverá chamar-se The Mirror and the Light.

A BBC comprou os direitos das duas obras para uma mini-série de seis horas prevista para 2013.

Wolf Hall foi editado em Portugal pela Civilização e os direitos de Bring up the Bodies já foram adquiridos pela mesma editora que conta publicar o romance brevemente.

Fonte: Jornal Sol


Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Recomendo

2666 - www.wook.pt

1Q84 - www.wook.pt

Wolf Hall - www.wook.pt

Na whislist


O Revisor - www.wook.pt

A Escriba - www.wook.pt