Titulo: Vidas Perdidas
Autor: Nelson Algren
Titulo Original: A Walk on the Wild Side
Ano da edição original: 1956
Editora: Quetzal Editores
Lançamento: Fevereiro de 2014
Páginas: 400
ISBN: 9789897221330
Sinopse: Esta é a história de um ingénuo rapaz do campo que foge de Hicksville, no Texas, para procurar uma vida melhor em Nova Orleães. Como pano de fundo, um país devastado pelo desemprego e pela pobreza da Grande Depressão. São os anos em que «o número de desempregados ascendeu a oito milhões, duzentos mil operários siderúrgicos tiveram um corte de quinze por cento nos salários, e isso levou um cardeal a perceber que o colapso económico do país era efetivamente um maravilhoso golpe de sorte, pois aproximava milhares de pessoas da pobreza de Cristo; em que foi pedido que se deportassem os desempregados de origem estrangeira; uma multidão linchou um homem em Atwood, no Kansas; uma crise no fundo de desemprego estava iminente; o preço do algodão subiu ligeiramente, acompanhando o do trigo; e o governador Huey Long disse que tinha chegado a hora de redistribuir a riqueza. Al Capone estava a caminho de Atlanta, e o preço do algodão voltou a cair, acompanhando o do trigo, mas o Congresso decidiu que não havia qualquer justificação para redistribuir a riqueza.»
Vidas Perdidas é uma obra-prima feita de bondade, raiva, graça e solidão, um livro que cativou o imaginário de todas as gerações desde que foi publicado, em 1956, e que evoca um mundo mais tarde imortalizado no clássico de Lou Reed, «A Walk on the Wild Side».
Críticas:
Rolling Stone - «Para ser lido por todos os fanáticos de Catch 22 e de Um Voo sobre um Ninho de Cucos. Não é que antes de Heller e de Kesey houvesse Algren – é que é de Algren que eles vêm.»
Ernest Hemingway - «Isto é que é um homem que escreve e que não deve ser lido por quem não aguenta um murro. O Sr. Algren ataca com ambas as mãos, cerca-nos e mata-nos se não formos incrivelmente cuidadosos.»
New York Times Book Review - «Faz pensar se algum outro escritor do nosso tempo nos mostrou com mais precisão as bases da nossa democracia. Este inferno arde de paixão pelo céu.»
Motivo da escolha: Este é um livro que já constava da minha minha lista de livros sem tradução e um autor que tenho muita curiosidade em conhecer por tudo o que li a seu respeito. O tema, as criticas e a época da Grande Depressão também me agradam pelo que é mais um que segue para a minha wishlist.
Sem comentários:
Enviar um comentário