sábado, 21 de dezembro de 2013
Sugestão de Leitura - O Boneco de Neve de Jo Nesbø
Titulo: O Boneco de Neve
Autor: Jo Nesbø
Titulo Original: Snømannen
Ano da edição original: 2007
Editora: Dom Quixote
Lançamento: Novembro de 2013
Páginas: 472
ISBN: 9789722053594
Sinopse: Noite escura. Lá fora começa a nevar.
A primeira neve do ano.
No conforto da sua casa, Jonas acorda a meio da noite, chama pela mãe, mas o único rasto que encontra são as pegadas húmidas no chão das escadas. No jardim, a mesma figura solitária que vira durante o dia: o boneco de neve, agora banhado pelo luar, com os olhos negros fixos na janela do quarto. E no pescoço um agasalho: o cachecol cor de rosa que oferecera à mãe.
Encarregado da investigação, o Inspetor Harry Hole está convencido de que existe uma ligação entre o estranho desaparecimento da mãe de Jonas e uma carta ameaçadora que recebeu alguns meses antes. Quando Harry e a sua equipa começam a analisar antigos casos por resolver, descobrem que, ao longo dos anos, no primeiro dia em que nevou, desapareceu um número alarmante de mulheres, com uma característica comum: eram todas casadas com filhos. E quando se vê confrontado com outro caso com as mesmas características, as suspeitas de Harry confirmam-se: não passa de um mero peão num jogo mortífero. Pela frente tem o primeiro assassino em série da Noruega, um assassino tão inteligente, que quase o leva à loucura.
Criticas:
--
O autor: Jo Nesbo nasceu na Noruega em 1960. É músico, compositor, e um dos escritores de policiais mais elogiados e bem-sucedidos da Europa. Com os livros da série protagonizada pelo inspetor Harry Hole conseguiu um sucesso invejável quer no seu país de origem quer a nível internacional, recebendo elogios da crítica e do público. É traduzido em mais de 40 línguas, recebeu vários prémios literários e muitos dos seus livros atingiram os tops de vendas. Em Fevereiro de 2013 o Parlamento norueguês atribuiu-lhe o Peer Gynt Prize, que premeia uma personalidade ou instituição que se tenha distinguido na sociedade e tenha contribuído para valorizar a reputação da Noruega a nível internacional.
Motivo da escolha: Numa época em que o que havia para editar já o foi há algum tempo, não tendo novidades para escolher vi-me forçada a recuar no tempo. E já que o fiz, quis fazer uma escolha pouco óbvia dentro dos meus gostos pessoais. Na minha adolescência fui uma grande consumidora de policiais, mas hoje embora continue a apreciar um bom policial esporadicamente, estão longe de ser o meu género de eleição pelo que raramente são mencionados por aqui. Como tal esta semana quis destacar um policial, e de entre os lançamentos mais recentes este foi o que mais chamou a minha atenção, porque me pareceu apropriado para a época e com uma sinopse bastante interessante. De entre os policiais que costumava gostar de ler os com serial killers sempre foram os meus favoritos :)
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário