domingo, 5 de janeiro de 2014

Sugestão de Leitura - O Testamento de Maria de Colm Tóibín

Colm Tóibín

Titulo: O Testamento de Maria
Autor: Colm Tóibín
Titulo Original: The Testament of Mary
Ano da edição original: 2012

Editora: Bertrand
Lançamento: Abril de 2013
Páginas: 112
ISBN: 9789722526029

Sinopse: Numa voz simultaneamente terna e cheia de ira, O Testamento de Maria narra a história de um cataclismo que conduziu uma mãe a uma dor indelével. Vivendo agora em exílio, em luto, e no medo, tenta reagrupar as memórias dos acontecimentos que levaram à morte brutal do seu filho. Para ela, Jesus era um homem frágil, rodeado por homens que não eram de confiança, a viver numa época turbulenta, de grandes mudanças.

Maria vive sozinha, anos depois da crucificação de Jesus, e sem qualquer vontade de colaborar com os autores do Evangelho. São eles os seus guardiões, que lhe proporcionam abrigo, comida e a visitam regularmente. Maria não concorda que o seu filho seja o Filho de Deus, nem considera que a sua morte tenha «valido a pena», nem que aquele grupo de inadaptados que o rodeava sejam discípulos sagrados.

À medida que a vida de Maria e o seu sofrimento começam a adquirir contornos de mito, ela tenta quebrar o silêncio acerca daquilo que realmente aconteceu, tornando-se uma heroína trágica com a eloquência de Electra, Medeia ou Antígona.

Criticas:

Jornal O Ribatejo - "O “Testamento de Maria” é um livro soberbo."

Motivo da escolha: Mais uma vez tive de recorrer a lançamentos antigos que fui deixando para trás ao longo do ano e neste caso um livro que já foi lançado em Abril. Colm Tóibín é mais um dos autores que tenho cá por casa ainda por ler. Embora tenha imensa vontade de conhecer a sua escrita ainda não calhou pegar num livro seu. Este pequeno livro "O Testamento de Maria" chamou-me a atenção pelo tema que não sendo propriamente original é bastante controverso. Tenho muita curiosidade em ler a abordagem deste autor.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Recomendo

2666 - www.wook.pt

1Q84 - www.wook.pt

Wolf Hall - www.wook.pt

Na whislist


O Revisor - www.wook.pt

A Escriba - www.wook.pt