segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Conexão - Ararat de Alexandre Saro - Casablanca de Michael Curtiz - Sopho Khalvashi




Mais uma vez não pude recorrer a adaptações cinematográficas, pelo que desta vez optei por duas referencias feitas mo livro, a um filme e a uma musica. As referencias são feitas num dos capítulos protagonizados por Szaza, o georgiano.






A primeira é  ao filme Casablanca de Michael Curtiz, de que gosto muito e aproveitei para rever:


Titulo: Casablanca
Titulo Original: Casablanca
Ano: 1942
Realizador: Michael Curtiz
Elenco: Humphrey Bogart, Ingrid Bergman, Paul Henreid, Dooley Wilson, Claude Rains, Conrad Veidt, Sydney Greenstreet.

Sinopse: Casablanca: fácil de entrar, mas muito mais difícil de sair, especialmente se o seu nome estiver na lista Nazi dos mais procurados. No topo dessa lista está o líder da Resistência Checa, Victor Laszlo, cuja única esperança é Rick Blaine, um cínico americano que não arrisca o pescoço por ninguém... especialmente pela mulher de Victor, Ilsa, a sua ex-amante. Ele terá de decidir o que é mais importante: a sua felicidade ou as inúmeras pessoas que esperam por uma saída do país.



Este é um filme que mesmo sendo de 1942, é um clássico que dispensa grandes apresentações, pois acredito que a grande de vós já o viu, provavelmente até mais do que uma vez. No meu caso, não sou grande apreciadora de filmes antigos, no entanto existem algumas excepções e Casablanca é uma delas. Por isso gosto de o rever esporadicamente e como foi referido no livro aproveitei para o fazer. Só posso acrescentar que se algum de vós ainda não viu, não deixe de o fazer porque vale mesmo a pena.


A segunda referencia é a uma cantora georgiana, Sopho Khalvashi, que participou no festival Eurovisão 2007. Como devem calcular nunca tinha ouvido falar desta cantora e tive curiosidade em ouvir a música. Deixo-vos o video:


Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Recomendo

2666 - www.wook.pt

1Q84 - www.wook.pt

Wolf Hall - www.wook.pt

Na whislist


O Revisor - www.wook.pt

A Escriba - www.wook.pt