quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Prémio Literário José Saramago - Ondjaki


O escritor angolano Ondjaki venceu o “Prémio Literário José Saramago 2013” com o romance “Os Transparentes”.

Esta obra, que tem como pano de fundo a cidade de Luanda nos dias de hoje, apresenta "uma história que é um prodígio da imaginação e um retrato social de uma riqueza surpreendente".

Natural de Luanda, Ondjaki é formado em Sociologia e doutorado em Estudos Africanos.

Este alto galardão surge, agora, depois de outras seis distinções no mundo da literatura.

Em 2000 recebeu a Menção Honrosa do Prémio António Jacinto por actu sanguíneu; em 2005, o Prémio António Paulouro pelo livro de contos E se amanhã o medo; em 2007, o Grande Prémio APE, por Os da minha rua; em 2010, o Prémio Jabuti (categoria juvenil) com AvóDezanove e o segredo do soviético. Em 2012, o Prémio Bissaya Barreto 2012; em 2013, o Prémio Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (IBBY do Brasil) e hoje o Prémio Literário José Saramago 2013 com o romance Os transparentes.

"Ao lermos Os transparentes temos a sensação de estar a ler uma literatura inaugural. Sabemos que não é assim, que Angola tem grandes escritores e que muitos fazem do português em África um idioma sólido, versátil e belo, e que também Ondjaki faz parte de uma poderosa constelação que irá, sem dúvida, iluminar
noites e dias. Os transparentes surge como o primeiro dia da criação, tal é a sua força e lucidez. Este romance, mágico e misteriosa, é cruzado por uma aparente ingenuidade, talvez a única maneira de descrever o país que se ama e contar um certo estado de coisas que não se pode deixar de notar, por causa desse mesmo amor. Os transparentes é um livro de Angola, sobre esta Angola e a sua forma de estar no mundo. E é, por certo, literatura", refere Pilar del Rio, um dos elementos do júri, sobre a obra premiada.

O Prémio Literário José Saramago, criado em 1999 pela Fundação Círculo de Leitores, tem o valor de 25 mil euros e visa distinguir autores com obra publicada em português e com idade não superior a 35 anos. Paulo José Miranda, José Luís Peixoto, Adriana Lisboa, Gonçalo M. Tavares, Valter Hugo Mãe, João Tordo e Andréa del Fuego são os autores distinguidos com este galardão, em edições anteriores.

Fonte: Económico

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Recomendo

2666 - www.wook.pt

1Q84 - www.wook.pt

Wolf Hall - www.wook.pt

Na whislist


O Revisor - www.wook.pt

A Escriba - www.wook.pt