quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Divulgação Chiado Editora


Da Cozinha, com Amor
Susana Teixeira

Colecção: Compendium
Páginas: 246
Data de publicação: Junho de 2013
Género: Receitas
ISBN: 978-989-697-980-5

Pretende-se, com este livro, propor ao leitor experiências e surpresas que façam uso de dotes culinários que, muitas vezes, se desconhecem. São feitas propostas de entradas, peixes, carnes, vegetais, sobremesas, bebidas, pastelaria e ainda um capítulo dedicado a surpresas, com sugestões para experiências românticas e que estejam ligadas à arte da cozinha.

É um livro que, acima de tudo, sugere um conjunto de receitas afrodisíacas, a casais e apaixonados, acompanhadas por fotografias exemplificativas de como as confeccionar e servir de uma forma sensual. Para esse efeito, desafiaram-se alguns fotógrafos nacionais a retratar as sugestões por nós apresentadas, figurando nas mesmas modelos fotográficos de diferentes idades, orientações sexuais, etnias e aptidões físicas.

De forma análoga, inclui-se um poema ou uma frase romântica por cada receita, da autoria de alguns autores portugueses contemporâneos.

Finalmente, apresentam-se as receitas precedidas pelos resultados de um inquérito feito a nível nacional, dentro do tema da sedução e com uma seleção de algumas respostas surpreendentes.

Parte dos lucros obtidos com a venda deste livro irão reverter para duas instituições de cariz social e com as quais a autora tem ligação: a Cercipom, uma das instituições que faz parte da Federação Nacional das Cooperativas de Solidariedade Social e a Obra do Frei Gil: Sociedade de Promoção Social.

A autora

Natural de Pombal, distrito de Leiria, iniciou o seu percurso na área de Gastronomia e Hotelaria na Escola Profissional da Figueira da Foz tendo, posteriormente, completado a licenciatura em Produção Alimentar em Restauração na Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril.

Adquiriu experiência hoteleira a nível nacional e internacional, tendo estagiado e trabalhado em vários hotéis localizados em Albufeira, Funchal, Lisboa, São Tomé, Praga e Berlim.

Revelando uma propensão por estar sempre actualizada em relação ao que a rodeia, começou a viajar muito cedo, visitando diversas feiras gastronómicas que lhe permitiram conhecer vários ingredientes, técnicas, personalidades e restaurantes.

Participou no Concurso “Novos Talentos da Gastronomia 2009” organizado pela Coca-Cola, obtendo a classificação de CyberChef Portuguesa e 2º lugar na categoria “Destapa a tua Coca-cola” e no concurso “5èmes Rencontres Science, Art & Cuisine” em Paris com Hervé This, obtendo a sua equipa o terceiro prémio em 2010.


Vácuo
Duarte Guimarães
Colecção: Viagens na Ficção
Páginas: 176
Data de publicação: Julho de 2013
Género: Ficção
ISBN: 978-989-51-0460-4

João e Pedro são dois núcleos ambivalentes, num sistema binário fatalmente intersectado pela aparição de Rita. Um triângulo cujos vértices ora se afastam, ora se aproximam, desencadeando uma busca demencial pela felicidade que acabará por projectá-los numa fatídica espiral de acontecimentos, convergindo, à mesma hora absoluta e surreal, no anfiteatro da tragédia. Agentes ou vítimas do destino, ainda que irmanados na mesma viagem, são, invariavelmente, marionetas suspensas por fios invisíveis no palco enviesado do teatro da vida.
Dois amigos de infância que, movidos pela fé, pela amizade ou pelo amor, na ânsia de cumprir uma missão, uma promessa; ou pela vertigem de encontrar um significado para a vida, na concretização do desígnio fecundo e existencial, colocam uma munição na câmara, giram o tambor do destino e jogam à roleta russa no limiar entre a vida e a morte, ainda que isso signifique, em última instância, a autofágica aniquilação pelo vácuo.

O autor

Duarte Guimarães (pseudónimo) nasceu em 1978, no norte de Portugal, onde vive. Vácuo é o seu primeiro trabalho publicado.


O Reinado do Amor
Alice Lázaro
Colecção: Ecos da História
Páginas: 436
Data de publicação: Fevereiro de 2013
Género: Romance Histórico
ISBN: 978-989-51-0211-2

Lob olhou a noite.
O clima de tensão acumulada durante o consulado pombalino, designadamente no último ano de vida do rei D. José I e as expectativas criadas nos primeiros tempos de governação da rainha D. Maria I, perpassam vividamente nas cartas de uma freira carmelita que no século se chamou Teresa de Melo. Proveniente de uma família de linhagem, Teresa foi antes de professar e de vir a ser escolhida para priorar o convento da Estrela dama da rainha D. Mariana de Borbón, onde acedeu à esfera íntima da princesa da Beira e do Brasil, herdeira do trono de Portugal, tendo a infância de ambas decorrido em conjunto. A ascendência facultada por uma amizade desta envergadura acabaria por ser norteada no sentido da adopção pela nova rainha de uma doutrina reformadora do exercício do poder, consubstanciado nas revelações da madre Margarida Maria Alacoque, em torno do culto do Sagrado Coração de Jesus e da sua difusão, simbolizado no monumento levantado em sua honra, hoje conhecido por basílica da Estrela. É a defesa deste programa ecuménico o tema principal destas cartas, escritas pela sua autora a D. Maria I, com início no período de tempo imediatamente anterior à sua subida ao trono.

A autora

Maria Alice de Oliveira Lázaro

Professora de História do Ensino Secundário (1980-2005). Abandonou a docência e dedica-se exclusivamente à investigação de fundos e à escrita, já depois de ter apresentando provas de Mestrado em História da Arte de que resultou o livro Leopoldo Battistini: Realidade e Utopia - A influência de Coimbra - no percurso estético e artístico do pintor em Portugal (1889-1936), publicado por ocasião de Coimbra Capital da Cultura. Desde então, saíram vários títulos e artigos da sua autoria dos quais se destaca:

Cavaleiros de Santiago - Senhores da Lagoalva e Vila de Rei com Val de Cavalos (trilogia no âmbito da
história local).
O Testamento da Princesa do Brasil (ensaio biográfico)
FRP - A minha memória da Inquisição (ensaio biográfico)
Adeus Valentina - Dnevnik (ficção)
La Menina : Retrato de Dona Carlota Joaquina nas Cartas Familiares - Viagem ao Interior da Corte Portuguesa (1785-1790).
Se saudades matassem... Cartas Íntimas do Infante D. João (VI) para a Irmã (1785-1787).
Luísa Clara de Portugal - A Flor da Murta - Biografia (1702-1779).
As 7 Vidas de José Maria de Vasconcellos Mascarenhas - Uma biografia política 1807-1842.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Recomendo

2666 - www.wook.pt

1Q84 - www.wook.pt

Wolf Hall - www.wook.pt

Na whislist


O Revisor - www.wook.pt

A Escriba - www.wook.pt