sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Passatempo de Fim de Ano 2013 - 12 meses, 12 livros, 12 géneros - Sinopses

Banda Desenhada

Tome & Janry
Spirou e Fantásio - Perseguidos pelo Medo
Tome & Janry

Sinopse: No dia 21 de Abril de 1938 nasciam a revista “Spirou” e o personagem com o mesmo nome. Uma e outro nasceram sob uma boa estrela, atravessando na crista da onda a maior parte do século XX e uma Guerra Mundial. O paquete tornado herói da banda desenhada teve mais sorte do que o seu concorrente Tintin, pois conheceu a renovação e continua a viver novas aventuras que o façam ter pelo menos mais 70 anos de sucesso.








Biografia/Memórias

João Marques Lopes
Biografia José Saramago
João Marques Lopes

Sinopse: Esta é a primeira biografia de um dos escritores mais importantes da história da literatura portuguesa. Através dela acompanhamos a vida de José Saramago, desde o seu nascimento na Aldeia da Azinhaga, Golegã, até à sua mudança para Lanzarote. E descobrimos toda a sua obra, desde as crónicas d' A Capital e do Jornal do Fundão, até ao mais recente livro, Caim.
José Saramago decide dedicar-se à escrita ficcional aos 53 anos e, em 1980, lança Levantado do Chão, onde surge o que viria a ser conhecido como o «estilo saramaguiano››: o narrador «oraliza» a escrita como se estivesse de viva voz numa roda de comparsas e desrespeita ostensivamente as regras sintácticas e a pontuação. Mas é o seu terceiro romance, Memorial do Convento, 1982, que o consagra definitivamente.
Em 1988 casa com a jornalista espanhola Pilar del Rio. Ao vetar a candidatura de O Evangelho Segundo Jesus Cristo ao Prémio Literário Europeu, um obscuro subsecretário de Estado da Cultura do Governo de Cavaco Silva desencadearia uma onda de contestação a qualquer censura à criação artística e contribuiria para a decisão do escritor de ir viver para a ilha espanhola de Lanzarote, nas Canárias. Em Outubro de 1998, Saramago ganha o Prémio Nobel da Literatura, tornando-se o primeiro e único escritor de língua portuguesa a obter tal distinção. Onze anos depois, continua a escrever e a gerar polémica. Disso é exemplo Caim, o seu último romance, de 2009.  

Clássicos

Alexandre Dumas
A Túlipa Negra
Alexandre Dumas

Sinopse: Em 1672, Guilherme de Orange toma o poder na Holanda. Cornélius van Baerle, um promissor botânico cujo único desejo é criar uma túlipa negra perfeita, irá envolver-se inadvertidamente nas intrigas políticas da época. Depois do massacre do seu padrinho, é acusado de traição e condenado à morte. Todas as suas esperanças repousam em Rosa, a bela filha do carcereiro. Os dois jovens verão o seu amor desenvolver-se ao ritmo do crescimento desta túlipa que Rosa cultivará no seu quarto. Mas há ainda um inimigo que terão de enfrentar!







Contos

Charles Dickens
Contos de Natal
Charles Dickens

Sinopse: Inclui os contos Cântico de Natal, Os Carrilhões e O Grilo da Lareira.













Distopia

Richard Matheson
Eu Sou a Lenda (Edição Especial)
Richard Matheson

Sinopse: Robert Neville é o último homem vivo na Terra... mas não está sozinho. Todos os outros homens, mulheres e crianças transformaram-se em vampiros e estão sequiosos pelo sangue de Neville.
De dia, ele é o predador, caçando os mortos vivos pelas ruínas abandonadas da civilização. De noite, Neville barrica-se em casa e reza para que chegue a manhã.
Durante quanto tempo pode um homem sobreviver num mundo de vampiros?






Fantasia
John Gardner
Grendel - O Inimigo de Beowulf
John Gardner

Sinopse: O mais antigo e formidável monstro da literatura inglesa, Grendel, o inimigo de Beowulf, conta a sua versão da história...
No épico anglo-saxónico do século oitavo, Beowulf, o herói do título, mata Grendel, o monstro meio humano que à noite atacava a cidadela do rei Hrothgar. Quando a ainda mais assustadora mãe de Grendel vem para o vingar, Beowulf persegue-a até ao seu covil e mata-a também. Em 1971, o romancista americano John Gardner conquistou merecida celebridade ao recontar estes eventos pelo ponto de vista de Grendel. O resultado é um livro sensível, complexo, poético e profundamente humano.





Ficção Cientifica

Geoff Ryman
Ar
Geoff Ryman

Sinopse: Chung Mae é a única ligação entre os seus vizinhos e a cultura de um mundo mais abrangente, que vai para além dos campos de cultivo e das casas simples da sua aldeia. Uma nova tecnologia de comunicação, que promete colocar toda a gente em contacto, em qualquer lugar, sem precisar de linhas eléctricas, computadores ou máquinas, está a invadir o mundo. Esta tecnologia é o Ar. O teste inicial do Ar corre terrivelmente mal e algumas pessoas morrem devido ao choque. Imparável, o Ar chegará com ou sem a aceitação da aldeia de Mae. Ela é a única que sabe como o dominar e como preparar a população para a sua chegada. Mas será que lhe vão dar ouvidos? Ou será tarde demais?




Não Ficção

Régis Burnet
Maria Madalena - De pecadora arrependida a esposa de Jesus
Régis Burnet

Sinopse: Maria Madalena é uma das personagens mais tocantes saídas do Novo Testamento. Por inúmeras razões, expostas neste livro, não só a história da santa, mas também a da maneira como foi compreendida ao longo de dois mil anos estão entre as mais ricas da história da religião, apaixonando tanto os interessados por estudos bíblicos como os que têm um interesse diletante pelo assunto.
À sua popularidade recente não será certamente alheio o sucesso de O Código Da Vinci, onde é posta em cena como esposa de Jesus e matriarca de uma descendência ainda entre nós....
São muitas as obras exegéticas, históricas, literárias e hagiográficas acerca de Maria Madalena, mas faltava reunir os muitos elementos dispersos e reconstituir a história da recepção desta figura bíblica. Regressando aos Evangelhos e passando por sites recentes da Internet, é o que faz o autor nesta obra apaixonante. Pecadora arrependida ou amante de Jesus, sensual como uma cortesã ou torturada pela dor, a sua imagem é revelada expressiva e autorizadamente, como não fora nunca, no chiaro-oscuro erudito e penetrante do historiador Régis Burnet.

Poesia

Poesias
Mário de Sá Carneiro

Livro com introdução de Maria Ema Tarracha Ferreira














Romance

Heleen van Royen
A Fuga
Heleen van Royen

Sinopse: Júlia está farta. Tem 36 anos e vive encurralada na rotina diária da vida familiar. Apetece-lhe largar tudo. Fugir. Por uma vez não quer ser uma boa mãe, uma boa esposa, uma boa filha. Pela primeira vez, faz uma coisa completamente irresponsável: abandona o marido e os seus dois filhos e parte em busca do sol. A presença do seu irmão mais novo, Jimmy, falecido há muito, acompanha-a em espírito apesar de não ter sido convidado. Ele persegue a irmã, lembrando-lhe velhas promessas não cumpridas.
Apesar das dificuldades iniciais, Júlia acaba por apreciar a sua recém adquirida liberdade. Tem aventuras selvagens, faz uma cirurgia plástica e acaba nos braços de Romeo, um empresário americano que a obriga a olhar para si própria e lhe faz a pergunta crucial: atrever-se-á ela a voltar para casa?

Romance histórico

Antonio Sarabia
Tróia ao Entardecer
Antonio Sarabia

Sinopse: Prémio Espartaco 2008. A história de dois irmãos gémeos que se amam e odeiam até à morte. Podemos exigir três premissas a um bom romance histórico: personagens sólidas, documentação exaustiva sobre a época e um enredo interessante. Se a isso acrescentamos um estilo brilhante, de uma indiscutível beleza poética, então estamos perante a grande narração que supera e amplia o género. Este romance cumpre todos esses requisitos e fá-lo com um insuperável tom épico e uma prosa melodiosa e rítmica. Estamos, definitivamente, perante um romance que se lê de seguida; um romance apaixonado e apaixonante. O melhor da história mítica grega unida à vida tradicional que serve de fundo permanente à história visível; a vida de dois irmãos gémeos, que se amam e odeiam até à morte. Os grandes temas da literatura excelentemente tratados: o amor, a paixão, o ódio e a ira, os ciúmes, a guerra e os deuses. Um sofisticado cocktail bem servido e ornamentado, para o gosto dos amantes da literatura.

Thriller / Policial

Michael Crichton
Next
Michael Crichton

Sinopse: Bem-vindo ao mundo da genética. Acelerado, furioso, sem lei.
É verdade que os louros estão em vias de extinção? Todos os que estão a jantar connosco pertencem à mesma espécie? Os seres humanos e os chimpanzés só diferem em 400 genes; é por isso que o feto de um chimpanzé se parece com o de uma pessoa? E isso deve interessar-nos? Há uma cura genética para a toxicodependência. Será pior do que a doença?
Vivemos numa época em que podemos vender online óvulos e esperma e aplicar testes para doenças genéticas às pessoas com quem nos casamos. Vivemos num tempo em que 1/5 dos nossos genes pertence a alguém e em que um cidadão pode ser um alvo porque tem genes valiosos nos cromossomas...
Diabolicamente inteligente. Depois... mistura factos e ficção e conta uma história de cortar a respiração, uma história onde nada é o que parece e deparamo-nos, a cada passo, com novidades bizarras, cómicas, assustadoras e perturbantes.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Recomendo

2666 - www.wook.pt

1Q84 - www.wook.pt

Wolf Hall - www.wook.pt

Na whislist


O Revisor - www.wook.pt

A Escriba - www.wook.pt