terça-feira, 31 de dezembro de 2013

Aquisições - Semana 52

No domingo não consegui fazer o post habitual das aquisições, mas não podia deixar passar em branco a ultima semana do ano. Por isso aqui ficam as minhas prendas de Natal, incluindo algumas que dei a mim própria :) Como já andei a espreitar as vossas respostas ao passatempo de fim de ano, e verifiquei que alguns de vós gostam da rubrica das aquisições e a aproveitam para tirar sugestões vou passar a deixar as sinopses dos livros.

Romana Petri
Esteja Eu Onde Estiver
Romana Petri
Sinopse: Ofélia, Margarida e Maria do Céu são as três mulheres de uma emocionante saga familiar que tem início nos anos quarenta e termina nós nossos dias. Situada numa Lisboa de beleza mágica, mas oprimida por uma ditadura que parece interminável, os seus trágicos destinos entrecruzam-se para sempre. Manuel, Carlos e Tiago são os homens que, passadas as suas falsas esperanças, as empurram para o sofrimento e o sacrifício. Onde quer que eu esteja é, acima de tudo, a história de uma maternidade sem limites, a frase que uma mãe profere antes de morrer aos filhos que não quer abandonar. Fresco de um Portugal fechado, dolente e trágico, do longo caminho percorrido pelo povo que, depois de forçado ao silêncio, encontrará a coragem de ser moderno escolhendo a liberdade.



Anne Enright
A Valsa Esquecida
Anne Enright
Sinopse: Gina recorda a senda de desejo e de acaso que a levou a apaixonar-se por Seán, «o amor da sua vida». Enquanto a cidade lá fora fica paralisada pela neve, Gina recorda os tempos que passaram em diversos quartos de hotel: longas tardes que a felicidade e a negação tornaram indistintas. Agora, enquanto as ruas silenciosas e a quietude e a vertigem da neve que cai tornam o dia luminoso e pleno de possibilidades, Gina enfrenta a intempérie para se ir encontrar com uma rapariga a quem chama o «belo erro» de Seán: Evie, a sua frágil filha de doze anos. Neste romance extraordinário, uma espécie de caixa de segredos, deparamo-nos com o relato de acontecimentos súbitos e decisivos da vida quotidiana, com as relações voláteis entre as pessoas, com a frescura do olhar para cada estremecimento e gesto, com a captação irónica e exata das famílias, do casamento e da fragilidade da meia idade. São evidentes toda a verve, o humor e o extraordinário controlo característicos da autora, bem como a capacidade de fundir o banal e o miraculoso. Em Valsa Esquecida, toda a atenção é voltada para o amor e acompanhamos a viagem sentimental de uma heroína prevaricadora e inesquecível. Uma obra-prima de inteligência, paixão e originalidade.

Sebastian Barry
Do Lado de Canaã
Sebastian Barry
Sinopse: Contada na primeira pessoa, numa narrativa da vida da protagonista ao longo de dezassete dias, esta é a comovente história de uma mulher com uma enorme capacidade para amar e com uma espantosa compaixão, mesmo por aqueles que lhe fizeram mal. Sebastian Barry regressa com a extraordinária história de Lilly Bere. Obrigada a fugir da Irlanda com o noivo ainda adolescente, sob ameaça de morte pelo Exército Republicano, Lilly vê-se subitamente na América. A sua vida trágica e rica leva-a de Chicago, onde o noivo é brutalmente assassinado, para Cleveland, onde se casa e descobre a felicidade mesmo durante o período da Grande Depressão e da Segunda Guerra Mundial. Alegremente grávida aos quarenta e três anos, Lilly muda-se para Washington, DC, depois do misterioso desaparecimento do marido, e aí encontra trabalho como cozinheira para uma das mais eminentes famílias americanas, os Kennedy. Lilly acompanha a família até Bridgehampton, onde cria filho, Ed, que aos dezoito anos é chamado para combater no Vietname e desaparece quando regressa a casa. O senhor Nolan, um amigo chegado, é enviado à sua procura mas regressa não com Ed, mas com o filho dele, Bill, que Lilly irá criar e amar até que a tragédia lhes bate à porta.

Shirley Jackson
Sempre Vivemos no Castelo
Shirley Jackson
Sinopse: «Chamo-me Mary Katherine Blackwood. Tenho dezoito anos e vivo com a minha irmã Constance. É frequente pensar que se tivesse tido um pouco de sorte poderia ter nascido lobisomem, porque o anular e o dedo médio das minhas mãos têm o mesmo comprimento, mas tive de me contentar com aquilo que tenho. Não gosto de me lavar, nem de cães ou barulho. Gosto da minha irmã Constance, de Ricardo Coração de Leão e do Amanita phalloides, o cogumelo da morte. Todas as outras pessoas da minha família estão mortas.» 
Assim inicia Shirley Jackson o seu último romance, de 1962, considerado pela crítica uma das obras-primas da literatura norte-americana. Neste, atinge o auge a sua perícia narrativa de tornar real ao leitor um mundo inverosímil, conseguindo ao mesmo tempo convencê-lo de que a loucura e o mal habitam os cenários mais comuns.
Mary Katherine, ou Merricat, foi considerada pela Book Magazine, uma das melhores personagens femininas de ficção desde 1900.

Don DeLillo
Ruído Branco
Don DeLillo
Sinopse: A vida de Jack assemelha-se à de tantos outros, ritmada pelos ruídos da sociedade moderna. A rotina fica transtornada quando um gás tóxico é libertado por acidente na cidade e ameaça toda a população.
Para além da análise implacável e cheia de humor dos clichés, das obsessões e das fobias que assombram a classe média americana, Don DeLillo coloca a questão essencial - e, na altura, visionária - da mediatização sem limites. Uma das obras de ficção mais audaciosa e original dos nossos tempos.






Richard Zimler
A Sétima Porta
Richard Zimler
Sinopse: Em 1990, Richard Zimler descobriu numa cave de Istambul sete manuscritos do século dezasseis escritos por um cabalista chamado Berequias Zarco. Um deles narrava o pogrom de Lisboa em 1506 e a recriação dessa narrativa por Zimler resultou no best-seller internacional O Último Cabalista de Lisboa. Mas, o que revelavam os outros seis manuscritos?
Em Berlim, na década de Trinta, o descendente de Berequias Zarco, Isaac Zarco, está determinado a descobri-lo. Está convencido que o pacto entre Hitler e Estaline - para além de outros «sinais» - anuncia que uma profecia apocalíptica feita pelo seu antepassado está prestes a concretizar-se. Acredita também que, se conseguir descodificar esses textos cabalísticos medievais, pode salvar o mundo. 
Passado durante a subida ao poder de Hitler e a guerra que os nazis moveram contra os deficientes, A Sétima Porta junta Sophie Riedesel - uma jovem espirituosa, artística e sexualmente ousada - com um grupo clandestino de activistas judeus e antigos fenómenos de circo liderados por Isaac Zarco. Quando uma série de esterilizações forçadas, estranhos crimes e deportações para campos de concentração dizimam o grupo, Sophie, agora já adulta, tem de lutar com todo o seu engenho para salvar tudo o que ama na Alemanha - a qualquer preço.

Diana Gabaldon
Outlander - A Libélula Presa no Âmbar
Diana Gabaldon
Sinopse: Durante vinte anos Claire Randall manteve o seu segredo. Mas agora, de férias nas majestosas e misteriosas Highlands, Claire planeia revelar à sua filha uma verdade tão impressionante como os acontecimentos que lhe deram origem: o mistério de um antigo círculo de pedras, um amor que transcende os limites do tempo e a verdadeira identidade de James Fraser, um guerreiro escocês cuja valentia levou uma Claire ainda jovem da segurança do seu século de vida para os perigos de um outro tempo.







Madeline Miller
O Canto de Aquiles
Madeline Miller
Sinopse: Aquiles, «o melhor dos gregos», filho da cruel deusa Tétis e do lendário rei Peleu, é forte, veloz e belo - irresistível a todos aqueles que o conhecem. Pátroclo é um jovem príncipe desajeitado, exilado na sequência de um ato de grande violência. Criados juntos por uma questão de circunstâncias, formam uma ligação inseparável, mas arriscam a ira divina.
São treinados pelo centauro Quíron nas artes da guerra e da medicina, mas quando chegam os rumores de que Helena de Esparta foi raptada, todos os heróis da Grécia são convocados para cercarem a cidade de Troia. Seduzido pela promessa de um destino glorioso, Aquiles junta-se à sua causa e Pátroclo, dividido entre o medo e o amor pelo seu amigo, segue-o.
Mal sabem eles que as cruéis Moiras os haverão de testar como nunca antes e deles exigir um terrível sacrifício.




Como podem calcular estou satisfeitíssima com as minhas novas aquisições, tenho excelentes expetativas não só para os que ofereci a mim própria mas para quase todos eles.  Tive ainda mais uma prenda, a que carinhosamente apelidei de prenda-desafio, a que irei dedicar um post especial :)

2 comentários:

  1. A minha mãe recebeu no Natal o livro "Do Lado de Canaã" e ADOROU. Claro que já lho vou roubar! Entretanto, quero muito ler "A Sétima Porta" porque quero muito ter e ler todos os livros do Richard Zimler, mas confesso que estou à espera que baixe de preço porque ainda está muito caro. Gosto de os apanhar em promoções :)

    Roberta

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já somos duas... promoções são uma tentação. Mas estes "calhamaços" são difíceis de encontrar com boas promoções. Já o tinha procurado usado mas ainda não tinha encontrado nada em conta. Esta oferta veio mesmo a calhar :)

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Recomendo

2666 - www.wook.pt

1Q84 - www.wook.pt

Wolf Hall - www.wook.pt

Na whislist


O Revisor - www.wook.pt

A Escriba - www.wook.pt