quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Opinião – A Glória dos Traidores - As Crónicas de Gelo e Fogo - Livro Seis de George R.R. Martin

George R.R. Martin

Titulo: A Glória dos Traidores - As Crónicas de Gelo e Fogo - Livro Seis
Autor: George R.R. Martin

Titulo Original: A Storm of Swords - A Song of Ice and Fire, Book 3
Ano de Publicação Original: 2000

Editora: Saída de Emergência
Ano: 2011 (5ª Edição)
Tradução: Jorge Candeias
Páginas: 570
ISBN: 9789896370916

Sinopse: O bafo cruel e impiedoso do Inverno já se sente. Quando Jon Snow consegue regressar à Muralha, perseguido pelos antigos companheiros do Povo Livre, não sabe o que irá encontrar nem como será recebido pelos seus irmãos da Patrulha da Noite. Só tem uma certeza: há coisas bem piores do que a hoste de selvagens a aproximarem-se pela floresta assombrada.

 O Jovem Lobo também está em viagem, na companhia da mãe e do tio, numa tentativa de reconquistar duas coisas fundamentais para os Stark: a aliança da Casa Frey e o Norte. A primeira parece bem encaminhada, mas é sabido como o velho Walder Frey é traiçoeiro. Quanto à segunda, é uma incógnita, pois a tarefa que lhe cabe é quase impossível: conquistar Fosso Cailin a partir do sul.

Em Porto Real, há dois casamentos em perspectiva, qual deles o mais importante para o destino dos Sete Reinos. Mas quem sabe o que os caprichos do destino tem reservado para os noivos? Jaime Lannister, agora mutilado, regressa para junto dos seus sem saber o que o aguarda. E do outro lado do mar, o poder dos dragões renasce, com Daenerys à cabeça de uma hoste de eunucos treinados para a guerra e finalmente rodeada de amigos. Mas serão esses amigos... dignos de confiança?

Opinião: 6º Volume, ou 3º livro (como preferirem) terminado, e ainda não me recompus do choque. Tinham razão todas as pessoas que me alertaram para o verdadeiro “terramoto” que é este A Glória dos Traidores. Se nos livros anteriores há alguns personagens que começam a mudar de rumo, neste são muito poucos os que ficam como estavam, e as reviravoltas das personagens são tantas e algumas tão surpreendentes, que dei por mim sem fôlego por inúmeras vezes, e nem sei como consegui evitar fazer figuras tristes nas partes do livro que li em locais públicos. Sim porque em casa foram muitas as vezes em que literalmente exclamei, resmunguei com o livro ou simplesmente fiquei estupefacta com o que lia. Resumindo, se os volumes anteriores são bons, este é fenomenal e será difícil mesmo para George R.R. Martin superá-lo ou mesmo igualá-lo nos livros seguintes.

Já tinha lido que a intenção inicial de George R.R. Martin era escrever uma trilogia e curiosamente essa intenção é bem visível neste volume. A história não termina é certo, mas é perfeitamente imaginável a forma como o autor a pretendia terminar inicialmente. Por mim só posso opinar que ainda bem que não o fez, primeiro porque me iria privar de mais alguns volumes desta história que estou a adorar, e depois porque seria quase impossível não deixar pontas soltas. O destino de alguns personagens também não me iria satisfazer de todo. Se bem que em se tratando de George R.R. Martin nada me garante que escrevendo mais alguns livros esse destino não vá piorar ainda mais. Mas esse é um dos fatores que mais me fascina na escrita deste autor, a imprevisibilidade… :)

Queria muito opinar sobre os acontecimentos deste livro, mas acho que seria péssimo para quem ainda não leu se deixasse escapar spoilers, por isso vou conter-me e  mais uma vez recomendar a quem ainda não leu que o faça, estou certa que serão muito poucos os que não irão gostar.

Quanto a este 6º volume se tivesse de o definir numa única palavra, não poderia ser outra senão... Brutal!


3 comentários:

  1. Brutal é uma palavra muito adequada para este livro! É o meu favorito e elevou a saga a outro nível!
    Espero que aprecies os próximos volumes, são um pouco mais calmos, quase como um rescaldo depois de todas estas reviravoltas... Mas não deixam de ser espetaculares!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Até agora também foi o que gostei mais, tanto que resolvi fazer mais um pequeno intervalo com outro livro, só para não chegar aos próximos volumes com as expetativas tão elevadas :)

      Eliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Recomendo

2666 - www.wook.pt

1Q84 - www.wook.pt

Wolf Hall - www.wook.pt

Na whislist


O Revisor - www.wook.pt

A Escriba - www.wook.pt