domingo, 17 de agosto de 2014

Aquisições - Semanas 29 a 33

Olá a todos :) Ainda estão por aí? Pois é, depois de uma longas e revigorantes férias que se prolongaram muito para além do previsto, estou finalmente de volta e quase a voltar à rotina. Mas antes disso tenho uns quantos posts para por em dia.... e começo com as aquisições que estão finalmente organizadas e são mais que muitas. As origens foram tão diversas (ofertas, campanhas, WinkingBooks, alfarrabistas e feiras do livro) que é não vale pena descriminar cada um deles.

A Noite é o Dia Todo 
Preeta Samarasan 
Sinopse: Quando Chellam, a jovem criada da família Rajasekharan, é inexplicavelmente despedida, a sua partida abala o frágil mundo de Aasha, de seis anos. Apenas algumas semanas antes, a sua avó faleceu em circunstâncias misteriosas, e a sua irmã adorada partiu para os Estados Unidos para não mais voltar, deixando-a sozinha com um pai ausente, uma mãe amargurada e um esquivo irmão mais velho. A família vive numa das mais imponentes mansões da Malásia mas, por detrás da elegante fachada, reinam fantasmas, mistérios e silêncio. Afinal, qual foi o crime imperdoável de Chellam? Que tragédia esconde o passado desta família? 
Ao revelar os segredos e mentiras de uma família, Preeta Samarasan expõe as feridas que dilaceram um país misterioso e exótico, num romance de estreia que lhe valeu de imediato a aclamação internacional.

Elegia para um Americano 
Siri Hustvedt 
Sinopse: Ao tentarem pôr ordem na casa do pai recém-falecido, Eric e a irmã, Inga, descobrem um bilhete de uma mulher desconhecida. Algo no teor desse bilhete indicia que um segredo do passado continuava a atormentar Lars. Erik vê na solução desse enigma o derradeiro acto de aproximação a um homem que nunca compreendeu, mas tanto a vida dele como a de Inga estão a atravessar fases muito complicadas. Inga, viúva de um escritor famoso, está disposta a tudo para defender a reputação do marido e reaproximar-se da filha, Sonia, terrivelmente marcada pela memória dos atentados do 11 de Setembro. Por seu lado, Erik materializa a sua própria solidão num mantra espontâneo que o embaraça mas em relação ao qual nada pode - "Sinto-me tão só", repete ele, mas poderiam ser todas as personagens desta Elegia a dizê-lo; nova-iorquinos solitários, perdidos no frenesim da grande metrópole, entregues aos seus segredos, memórias e sonhos, incapazes de qualquer acto de reconforto.
Noivas de Guerra 
Anthony Capella 
Sinopse: Tal como o bestseller Receitas de Amor, este livro é um prazer para os sentidos
Na melhor tradição de romances como Chocolate e O Bandolim do Capitão Corelli, chega-nos um relato mágico de paixão, delícias gastronómicas e Itália.
O capitão James Gould chega à Nápoles da Segunda Guerra Mundial com a missão de desencorajar os casamentos entre soldados britânicos e as suas belas namoradas italianas. Quando se torna demasiado bom no seu trabalho, as jovens locais conseguem que ele empregue Livia, uma rapariga de uma aldeia do Vesúvio, como sua cozinheira, na esperança de que as suas qualidades fantásticas na cozinha - para já não falar na sua beleza - o distraiam. Sob a sua influência, James deixa de se preocupar com assuntos tão pouco importantes como as noivas de guerra, o mercado negro e a corrupção da máfia, entre outros, pois o tempo passado na cozinha pode ser tão divertido e excitante como o próprio banquete da vida! Mas quando o Vesúvio entra em erupção, destruindo a aldeia de Livia, ele tem de escolher entre obedecer a ordens ou ao coração.
História de Juliette - ou As Prosperidades do Vício 
Marquês de Sade 
Sinopse: O mais ambicioso romance do Marquês de Sade. Um romance que provocou escândalo no seu tempo e que é hoje visto uma das obras maiores do autor. Nele se relatam as aventuras de Juliette, a quem uma vida dissoluta e sem quaisquer limites morais traz todas as prosperidades e benefícios. A "História de Juliette" é um relato de referência para todos os que queiram ir ao mais fundo da sexualidade humana.








A Herança da Filha 
Howard Norman 
Sinopse: Wyatt Hillyer, de dezassete anos, fica órfão no espaço de algumas horas, quando os pais, após se envolverem os dois com a mesma vizinha irresistível, uma telefonista e aspirante a actriz, saltam de duas pontes diferentes. Os suicídios levam Wyatt a ter que se mudar para Middle Economy, para viver com os tios e a arrebatadora prima Tilda. 
A chegada do estudante alemão Hans Mohring, apenas com uma mochila às costas, vem desencadear uma série de emoções perturbadoras relacionadas com as perfídias de guerra. Acontecimentos históricos verídicos - incluindo o ataque de um U-boat alemão ao ferry Caribou que fazia o percurso Nova Escócia-Terra Nova, no qual a tia Constance Hillyer poderia ou não estar - dão um intenso poder narrativo à intrincada história de Norman. 
O relato que Wyatt faz dos acontecimentos espantosos que ele próprio viveu, e que acabam por transformá-lo no pai de uma filha adorada, surge vinte e um anos depois. É uma confissão que descreve com profundidade os mistérios do carácter humano em tempo de guerra, direccionada, com desespero e esperança, a apenas uma pessoa: a filha. Um romance absolutamente comovedor. Howard Norman no seu melhor.
A Vida Nova 
Orhan Pamuk 
Sinopse: Após ter conquistado a distinção máxima na área da literatura, ao ter vencido o Prémio Nobel da Literatura, edição 2006, Orhan Pamuk, já publicado em Portugal com "A Cidadela Branca" e "Os Jardins da Memória", lança novo romance. "A Vida Nova" tornou-se num dos livros mais lidos de sempre na Turquia, sendo também aguardado com grande expectativa em Portugal. Nesta parábola sobre o amor, a literatura e a identidade, vamos ao encontro de Osman, um jovem estudante universitário. Obcecado com um livro mágico que trata da natureza perigosa do amor e da personalidade abandona a casa, a família e os estudos. A bela Janan irá tornar-se a sua companheira na busca pelo significado dos segredos mais obscuros do livro. Dá-se assim início a uma odisseia pelo coração da Turquia, onde o perigo se esconde a cada esquina e onde o amor não é um refúgio. Uma obra-prima da literatura universal.

Os Doze 
Justin Cronin 
Sinopse: Os Doze são a sequela de A Passagem, um bestseller internacional que nos dá a conhecer um mundo transformado num pesadelo feérico por uma experiência governamental que não correu como previsto. No presente, à medida que o apocalipse provocado pela mão humana se vai intensificando, três personagens tentam sobreviver no meio do caos. Lila, uma médica e futura mãe; Kittridge, que se viu obrigado a fugir do seu baluarte com poucos recursos; e April, uma adolescente que se esforça por manter em segurança o irmão mais novo num cenário de morte e destruição. Mas, embora ainda não o saibam, nenhum dos três foi completamente abandonado...





O Vírus do Amor 
Jeanette Winterson 
Sinopse: Que história temos num Mundo em que as histórias circulam pelos computadores? A personagem central deste romance, de nome Ali, especializou-se em e-mails... Sinal dos tempos: está disposta a escrever tudo o que lhe pedem, desde que o interlocutor se mostre disponível para entrar na sua história, arriscando-se a sair dela como outra pessoa. É um jogo que Ali joga com agressividade, perícia e mesmo alguma elegância, até que descobre que há sempre um preço a pagar. E que ela própria não escapa a essa contabilidade da vida e das suas histórias. Combinando o real com o ciberespaço, este é um livro que explora o impacto dos computadores nas relações humanas. 





Jane Eyre 
Charlotte Brontë 
Sinopse: Jane Eyre, pobre e órfã, cresceu em casa da sua tia, onde a solidão e a crueldade imperavam, e depois numa escola de caridade com um regime severo. Esta infância fortaleceu, no entanto, o seu carácter independente, que se revela crucial ao ocupar o lugar de preceptora em Thornfield Hall. Mas, quando se apaixona por Mr. Rochester, o seu patrão, um homem de grande ironia e algum cinismo, a descoberta de um dos seus segredos força-a a uma opção. Deverá ficar com ele e viver com as consequências, ou seguir as suas convicções, mesmo que para tal tenha de abandonar o homem que ama? Publicado em 1847, "Jane Eyre" chocou inúmeros leitores da Inglaterra vitoriana com a apaixonada e intensa busca de uma mulher pela igualdade e a liberdade.



Crónica de Wapshot 
John Cheever 
Sinopse: Crónica de Wapshot foi publicada em 1957, quando John Cheever era já reconhecido como um excelente contista. Foi, no entanto, com A Crónica de Wapshot (National Book Award, 1958) que ficou conhecido como romancista. Em parte baseado na adolescência de Cheever em New England, a história segue os destinos da pobre e excêntrica família Wapshot de St. Botolphs, uma típica aldeia piscatória de Massachussetts. São as histórias do capitão Leander Wapshot, um marinheiro respeitado com tendências suicidas; do seu filho mais velho desregrado, Moses; e do seu irmão mais novo, o adorável e errante Coverly. Trágica e cómica, irreverente e picaresca, Crónica de Wapshot é uma narrativa na tradição de Trollope, Dickens e Henry James.



Middlemarch 
George Eliot 
Sinopse: Middlemarch (1871-72) é o mais importante romance saído do período vitoriano. Nele, George Eliot aborda todos os temas fulcrais da vida moderna: arte, religião, ciência, política, carácter, sociedade e relações humanas. Entre as suas personagens estão algumas das mais notáveis da literatura inglesa: Dorothea Brooke (a heroína), Rosamond Vincy (bela e egoísta), Edward Casaubon (o estudioso), Tertius Lydgate (um médico brilhante de duvidosa moralidade), Will Ladislaw (o artista) e Fred Vincy e Mary Garth (namorados de infância).






A Boneca de Kokoschka 
Afonso Cruz 
Sinopse: O pintor Oskar Kokoschka estava tão apaixonado por Alma Mahler que, quando a relação acabou, mandou construir uma boneca, de tamanho real, com todos os pormenores da sua amada. A carta à fabricante de marionetas, que era acompanhada de vários desenhos com indicações para o seu fabrico, incluía quais as rugas da pele que ele achava imprescindíveis. Kokoschka, longe de esconder a sua paixão, passeava a boneca pela cidade e levava-a à ópera. Mas um dia, farto dela, partiu-lhe uma garrafa de vinho tinto na cabeça e a boneca foi para o lixo. Foi a partir daí que ela se tornou fundamental para o destino de várias pessoas que sobreviveram às quatro toneladas de bombas que caíram em Dresden durante a Segunda Guerra Mundial.






Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Recomendo

2666 - www.wook.pt

1Q84 - www.wook.pt

Wolf Hall - www.wook.pt

Na whislist


O Revisor - www.wook.pt

A Escriba - www.wook.pt