domingo, 17 de agosto de 2014

Aquisições - Semanas 29 a 33 (continuação)

O Sino da Islândia
Halldór Laxness
Sinopse: No final do século XVII, o emissário e carrasco do rei da Dinamarca recebe ordens para confiscar o sino de Þingvellir, velho símbolo da independência islandesa, e para o levar desmantelado em peças até Copenhaga. Jón Hreggviðsson, um agricultor pobre e rude, a braços com a lei pelo roubo de corda, é acusado do seu homicídio e condenado à morte. A sua atribulada fuga e o longo processo que se seguirá ocupará a justiça durante mais de 30 anos.Arnas Arnæus, erudito e bibliotecário islandês, que percorre o seu país para encontrar os fragmentos desaparecidos da Edda em verso - os poemas épicos fixados no século XIII envolve-se num caso amoroso com Snæfríður, a filha do magistrado que viria a condenar Jón. Como os caminhos destas personagens se cruzarão é o que nos conta Halldór Laxness que, com mão de mestre, transforma a história de O Sino da Islândia numa homenagem à tradição heroica islandesa, usando como cenário reais conflitos políticos e sociais ocorridos de 1650 a 1790 entre a potência dinamarquesa e a oprimida colónia islandesa.
Um Dia 
David Nicholls 
Sinopse: Podemos viver toda uma vida sem nos apercebermos de que aquilo que procuramos está mesmo à nossa frente. 
15 de Julho de 1988. Emma e Dexter conhecem-se na noite em que acabam o curso. No dia seguinte, terão de seguir caminhos diferentes. Onde estarão daqui a um ano? E no ano depois desse? E em todos os anos que se seguirão? Vinte anos, duas pessoas, um DIA.









Noite e Dia 
Virginia Woolf 
Sinopse: Numa Londres eduardina, Noite e Dia estabelece o contraste entre a vida de duas amigas — Katharine Hilbery e Mary Datchet. 
Katharine é a entediada neta de um célebre poeta inglês. Mora em casa dos pais e está noiva de um homem pretensioso que representa a vida da qual ela se quer ver livre. 
Mary Datchet, por seu lado, mostra a vida alternativa ao casamento — frequentou a universidade, vive por conta própria e encontra a sua realização trabalhando no movimento pelos direitos da mulher.







E o Burro Viu o Anjo 
Nick Cave 
Sinopse: Num vale desolado do sul da América, infestado de pregadores e profetas fanáticos e ignorantes, vive Euchrid Eucrow, mudo de nascença, filho de uma mãe alcoólica e violenta e um pai obcecado em torturar animais. Posto de parte pela comunidade, Euchrid suporta em silêncio as agressões da mãe e a indiferença do pai. 
Quando os populares declaram que uma menina órfã é uma eleita de Deus, Euchrid fica perturbado, pois vê-a de uma forma muito diferente. Em resultado desta sua convicção, o rapaz fica ainda mais isolado na comunidade, que aponta o dedo à sua crescente insanidade.
Atormentado por uma terrível solidão, Euchrid não tardará a querer vingar-se de todos os que fazem da sua vida uma caminhada insuportavelmente dolorosa.



A Morte do Coração 
Elizabeth Bowen 
Sinopse: A jovem heroína deste célebre romance é Portia Quayne, uma das personagens mais fascinantes e inesquecíveis da literatura inglesa do século XX. Traída nos afectos que se lhe afiguravam mais naturais – o amor de um homem e o amor da família – Portia conhece diversas experiências que a deixam sempre um pouco mais triste e desiludida. Do deserto da sua experiência dá ela conta num Diário onde predomina um imenso desencanto. Mas um tal estado de alma não só ameaça de morte o coração de uma rapariguinha (morte, aliás, nunca total) como atinge o coração da própria sociedade. De facto, não é Portia a sentir-se confusa: também os adultos que a rodeiam se apercebem de que existe algo errado à partida nas suas próprias vidas e enfrentam graves problemas de consciência.



As Crianças Terríveis 
Jean Cocteau 
Sinopse: Dois irmãos vivem num quarto cuja desordem é inacreditável. Confrontados com a inescapabilidade do real, ambos aprendem a evadir-se, refugiando-se em conjunto no único lugar de onde o regresso não é possível.











Estranha Ternura 
Miriam Toews 
Sinopse: Nomi Nickel é uma adolescente que sonha em ir para Nova Iorque, que adora ouvir Lou Reed e Marianne Faithtul mas que, apesar das suas aspirações, normais para qualquer rapariga de dezasseis anos, vive numa pequena cidade menonita agrilhoada às regras e imposições de uma comunidade na qual não se revê e que a privou de parte fundamental da sua vida: a mãe e a irmã. Estranha Ternura é um relato introspectivo que oscila entre a agonia de quem se sente a asfixiar num mundo demasiado pequeno e punitivo e o humor e o sarcasmo característicos de qualquer adolescente que, apesar das dificuldades, consegue vislumbrar o lado bom da vida. Publicado no Canadá em 2004, Estranha Ternura veio confirmar o nome de Miriam Toews como notável romancista e ganhou vários prémios literários donde se destacam o Governor General’s Award for Fiction, o Canadian Booksellers Association Fiction Book of the Year e o McNaIIy Robinson Book of the Year
O Livro Inacabado de Dickens 
Matthew Pearl 
Sinopse: Boston, 1870. A notícia da morte de Charles Dickens chega ao editor americano.
James R. Osgood esperava ansioso a última parte do derradeiro trabalho de Charles Dickens, O Mistério de Edwin Drood, que deveria chegar em breve. 
Chegando-lhe aos ouvidos que o autor teria morrido de forma estranha, Osgood suspeita que alguma coisa não está bem e envia o seu homem de confiança, Daniel Sand, para esperar o navio que em princípio deveria trazer o manuscrito. 
Mas quando o corpo de Daniel é encontrado nas docas a verdadeira causa da sua morte assim como o manuscrito que desapareceu constituem um mistério. Osgood decide embarcar para a Índia para tentar descobrir o manuscrito de Dikens. Perigo e intriga é que irá descobrir juntamente com Rebecca, irmã de Daniel e guarda-livros de Osgood que deseja limpar o nome do irmão. 
No regresso à Grã-Bretanha, os nossos heróis visitam a casa de Dickens, em Kent, onde uma pista os conduz dizendo que o manuscrito afinal está prestes a ser vendido. Perseguidos por assaltantes e apanhados num jogo sinistro em que a trama e o mistério chocam com a vida real. O Livro Inacabado de Dickens é um romance baseado em factos verídicos da vida de Charles Dickens em que se focam questões de vida e morte e, a chave escondida que tem o poder de parar um génio assassino.
A Casa da Loucura 
Patrick McGrath 
Sinopse: Naquele quente Verão de 1959, Stella, mulher do director-adjunto de um hospital psiquiátrico para criminosos, ilude a solidão e a ociosidade dos dias, na casa que habita com o marido e o filho dentro da área do próprio hospital, refugiando-se na frescura do jardim que floresce. Edgar Stark, um dos doentes daquela instituição, está encarregado de recuperar a antiga estufa que embeleza o jardim; o seu charme discreto, as suas mãos fortes de escultor, o mistério que o envolve exercem um fascínio poderoso sobre a bela e solitária mulher do psiquiatra e, em breve, vêem-se dominados por uma paixão intensa, obsessiva, devastadora. A impetuosidade deste amor maldito ameaça arrastar para o abismo as vidas de todos aqueles que se aproximam da sua insaciável voracidade, acabando por precipitar um drama familiar. É um romance extraordinário sobre as fronteiras que separam luz e trevas, sanidade e loucura, amor e ódio, e sobre o que acontece quando alguém as cruza.Este romance inspirou um filme realizado por David Mackenzie, em 2005, protagonizado por Ian McKellen, Natasha Richardson e Hugh Bonneville.
A Amante de Brecht 
Jacques-Pierre Amette 
Sinopse: Em plena guerra fria, Bertolt Brecht regressa a Berlim para dirigir o Deutsches Theater, depois de 15 anos no exílio. Receosa das ideias «estrangeiras» do grande mestre, a Stasi toma medidas de vigilância: «Brecht virá ter consigo à noite, no seu quarto, tudo o que tem a fazer é abrir-lhe a porta... De vez em quando deverá escutá-lo, de vez em quando far-lhe-á algumas perguntas. Está ciente de que, mesmo à nossa frente, os Americanos preparam a guerra, de novo. Queremos saber quem é ele. Tanto tempo a viver na Califórnia... Há tanto tempo afastado da Alemanha... O lugar que ocupa é de uma importância enorme, e a sua grandeza espiritual... estará ao nível da tarefa que lhe incumbimos? É isto que queremos saber, Maria.»




Numa Terra Estranha 
Jhumpa Lahiri 
Sinopse: Numa Terra Estranha é o título genérico deste volume que reúne oito contos da vencedora do Booker Prize de 2000. São histórias que aprofundam a condição dos indianos no Ocidente, tentando manter as tradições e costumes do seu país de origem. Mas é difícil manter essa fortaleza contra a solidão e o isolamento, quando inevitavelmente a teia protectora se rompe perante os novos desafios. Estas cinco histórias autónomas e uma trilogia, numa prosa esplendorosa e renovadora e comovente, leva-nos de Cambridge, Seattle ou Roma, para a Índia ou a Tailândia, à medida que entramos nas vidas de irmãos e irmãs, pais, amigos e amantes.





Uma Inquietante Simetria 
Audrey Niffenegger 
Sinopse: Seis anos depois do fenomenal sucesso do livro A Mulher do Viajante no Tempo, com cinco milhões de exemplares vendidos em todo o mundo e traduzido em 33 línguas, Audrey Niffeneger regressa com uma história assombrada sobre amor, identidade e rivalidade entre irmãos. Quando Elspeth Noblin morre de cancro deixa o seu apartamento em Londres às sobrinhas Julia e Valentina, que nunca chegou a conhecer. As jovens, gémeas idênticas e inseparáveis desde a nascença, decidem mudar-se para lá, na esperança de também conhecerem um pouco mais da história da sua família. Mas o que vão encontrar no prédio com vista para o famoso Highgate Cemetery é muito mais obscuro do que contavam enfrentar. Em Uma Inquietante Simetria, Niffeneger junta-se a um grupo de consagrados escritores ingleses como Julia Leigh e Diane Setterfield conhecidos por uma literatura escapista com laivos assombrosos e sobrenaturais.



Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Recomendo

2666 - www.wook.pt

1Q84 - www.wook.pt

Wolf Hall - www.wook.pt

Na whislist


O Revisor - www.wook.pt

A Escriba - www.wook.pt