sexta-feira, 10 de maio de 2013

Passatempo Blogue / Maio 2013 - Os Espiões de Luís Fernando Veríssimo



Chegou o dia de lançar mais um passatempo do blogue Nefertari e os Livros. Desta vez o livro a sortear é Os Espiões Luís Fernando Veríssimo.

Sinopse: Quando chega o primeiro envelope branco à editora, por pouco ele não o atira directamente para o lixo. Frustrado na vida profissional, desiludido com as mulheres e de ressaca, esse infeliz funcionário não costuma ter boa vontade para com a humanidade. Mas algo chama a sua atenção - a letra trémula, a florzinha no lugar do pingo do i - e o envelope branco pousa na sua vida como um pássaro perdido.
Amante de histórias policiais, o editor fica fascinado pelo texto assinado por Ariadne, apesar dos seus erros gramaticais e da falta absoluta de vírgulas. Ela ameaça contar toda a sua história secreta, para depois se suicidar. Inspirado por John le Carré, ele vai convencendo os seus amigos de bar a acompanha-lo numa missão tão fascinante quanto patética: ir a Frondosa, capturar Ariadne e salva-la. Mas quem é Ariadne? Na mitologia grega, a filha de Minos, rei de Creta, ajuda Teseu a sair do labirinto depois de ele matar o Minotauro. O escritor Luís Fernando Veríssimo, um dos autores de humor mais criativos e respeitados da língua portuguesa, recupera o mito para enredar o seu personagem e fazê-lo sair da sua inércia, do seu mau humor com o mundo, para tentar salvar Ariadne, ou a si mesmo, do destino trágico.

Criticas:

«Nunca perdendo o fio da narrativa (muito bem arquitectada com os vários elementos da intriga a encaixarem-se na perfeição), o escritor conseguiu urdir uma história sólida mas leve, alucinante e divertidíssima, onde cabem De Chirico e Sylvia Plath, conspirações e plágios, sequestros e resgates, cemitérios e bordéis, exercícios metaficcionais e crónica de costumes, literatura e futsal. Uma delícia.»
José Mário Silva, Expresso

Para participarem basta cumprirem as regras e responder ao formulário abaixo até ao dia 31/05. As perguntas são simples e as respostas poderão ser encontradas na sinopse e utilizando um motor de busca como o Google. Boa sorte :)

Regras:

1. Serão consideradas válidas todas as participações com respostas corretas registadas até às 23h59m do dia 31 de Maio de 2013.
2. Só são aceites participações de residentes em Portugal Continental e Ilhas.
3. Apenas será aceite uma participação por pessoa/email.
4. Participações repetidas, com respostas erradas, dados incompletos ou que indiquem nicks de seguidor inexistentes pela 3ª vez, serão anuladas.
5. O vencedor será escolhido aleatoriamente através do Random.org, contactado por email e anunciado no blogue.
6. O envio do prémio será realizado pelo blogue em correio editorial.
7. O blogue não se responsabiliza pelo eventual extravio de livros.
8. O vencedor dispõe de 7 dias para responder ao mail enviado, caso contrário será feito novo sorteio para apurar outro vencedor.



9 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Recomendo

2666 - www.wook.pt

1Q84 - www.wook.pt

Wolf Hall - www.wook.pt

Na whislist


O Revisor - www.wook.pt

A Escriba - www.wook.pt