terça-feira, 22 de outubro de 2013

Opinião – O Mar de Ferro - As Crónicas de Gelo e Fogo - Livro Oito de George R.R. Martin

George R.R. Martin
Titulo: O Mar de Ferro - As Crónicas de Gelo e Fogo - Livro Oito
Autor: George R.R. Martin

Titulo Original: A Feast for Crows - A Song of Ice and Fire, Book 4
Ano de Publicação Original: 2005

Editora: Saída de Emergência
Ano: 2011 (3ª Edição)
Tradução: Jorge Candeias
Páginas: 376
ISBN: 9789896371357

Sinopse: Quando Euron Greyjoy consegue ser escolhido como rei das Ilhas de Ferro não são só as ilhas que tremem. O Olho de Corvo tem o objectivo declarado de conquistar Westeros. E o seu povo parece acreditar nele. Mas será ele capaz?

Em Porto Real, Cersei enreda-se cada vez mais nas teias da corte. Desprovida do apoio da família, e rodeada por um conselho que ela própria considera incapaz, é ainda confrontada com a presença ameaçadora de uma nova corrente militante da Fé. Como se desenvencilhará de um tal enredo?

A guerra está prestes a terminar mas as terras fluviais continuam assoladas por bandos de salteadores. Apesar da morte do Jovem Lobo, Correrrio ainda resiste ao poderio dos Lannister, e Jaime parte para conquistar o baluarte dos Tully. O mesmo Jaime que jurara solenemente a Catelyn Stark não voltar a pegar em armas contra os Tully ou os Stark. Mas todos sabem que o Regicida é um homem sem honra. Ou não será bem assim?

Opinião: Mais um livro desta magnifica saga lido e aproximo-me perigosamente dos últimos livros publicados. Sinceramente ler os próximos dois e ficar sem saber como tudo isto acaba vai ser uma verdadeira tortura, como tal decidi que vou fazer mais um intervalo nesta saga. Pelo que me conheço não devo aguentar ler mais do que um livro, por isso vou escolher um com muitas páginas :)

Quem leu a minha opinião sobre o O Festim dos Corvos, sabe que fiquei um bocadinho decepcionada, que senti a falta de algumas das minhas personagens preferidas e de mais acontecimentos. Pois bem, este O Mar de Ferro, embora não seja comparável aos primeiros volumes da saga, consegue compor a história e voltar a despertar o interesse pelo decorrer da narrativa, que no meu caso tinha ficado um pouco abalado na primeira parte. Já sei que estes 2 volumes contam a história de metade das personagens após os acontecimentos de A Glória dos Traidores, e os próximos dois contarão uma história temporalmente paralela para as restantes personagens. E embora apenas uma das minhas personagens preferidas esteja presente neste livro, e na minha opinião muito sub-valorizada, o destino das restantes conseguiu voltar a espicaçar a minha curiosidade, até porque grande parte delas fica em aberto.

Resumindo George R.R. Martin mais uma vez deixou o melhor para o final do livro, e embora sem o brilhantismo dos primeiros livros, este segundo volume consegue voltar a surpreender e a deixar-nos ansiosos por mais.


4 comentários:

  1. Ainda bem que este segundo volume te conseguiu cativar mais :)
    N'"A Dança dos Dragões" já vais matar saudades de outras personagens ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim conseguiu, finalmente houve acontecimentos :) E realmente estou com imensa vontade de ter noticias do Tyrion, de voltar a ver as coisas da perspetiva do Jon, etc... mas estou a dar-lhes algum tempo porque a ideia de mais personagens com o destino em suspense até GRRM terminar o próximo livro já me está a fazer comichões.. :)

      Eliminar
    2. Exatamente por isso é que ainda não li o último ("Os Reinos do Caos")! Vou deprimir à espera x)

      Eliminar
    3. Ahh... também estás a poupá-los como eu :) vai ser uma verdadeira tortura, ainda por cima o GRRM não é propriamente um escritor muito rápido...

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Recomendo

2666 - www.wook.pt

1Q84 - www.wook.pt

Wolf Hall - www.wook.pt

Na whislist


O Revisor - www.wook.pt

A Escriba - www.wook.pt