quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Conexão - Cada Dia É um Milagre - Don't Let Me Be Misunderstood por Nina Simone

Este é mais um livro sem adaptação cinematográfica pelo que opto por conectá-lo a uma música que o protagonista ouve num momento muito importante da narrativa: Don't Let Me Be Misunderstood por Nina Simone. Deixo-vos um video com a letra da musica que penso ser bastante adequada.


E para terminar transcrevo um poema do próprio Yasmina Khadra dedicado a África, que faz parte do livro como sendo da autoria de um dos personagens:

África,
Caveira,
Mergulhados nas águas turvas
Dos teus mares sem horizontes,
Que fizeram da tua memória
Esses bastardos insolados?
No teu litoral esfolado,
Os teus romances apodrecem
Como destroços,
E no teu céu sem deuses,
Os teus votos mais piedosos
Perseguem os seus ecos.
África, minha África,
Que aconteceu aos teus tantãs
No silêncio das valas comuns?
Que aconteceu aos teus griôs
Na blasfémia das armas?
Que aconteceu às tuas tribos
Na impostura das nações?
Interroguei os teus rios
E as tuas aldeias perdidas,
Procurei os teus troféus
No transe das tuas mulheres,
E em parte alguma reencontrei
As tuas lendas de outrora.
Os teus reis estão destronados
Como as tuas estatuetas de madeira,
Extinguiu-se a voz
Do teu folclore antigo,
As tuas histórias contam-se
No elogio dos tiranos,
O teu destino renega-te
Como uma mãe repudiada,
E nenhuma das minhas preces
Se reconhece em ti.
África, minha África,
Puseste-me a morte numa mão
E a injustiça noutra,
E confiscaste-me patronos,
Santos, profetas e apóstolos,
Deixando-me apenas os olhos
Para chorar a afronta
Que te infligem os teus abortos
Cada dia que Deus dá.
Que vai ser de mim
À sombra dos teus corvos?
Que posso esperar,
Eu que já não sei sonhar?
Senão acabar
Aí onde tudo começou,
Entre uma lápide tumular
E um juramento anulado.
(pág. 177 a 179)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Recomendo

2666 - www.wook.pt

1Q84 - www.wook.pt

Wolf Hall - www.wook.pt

Na whislist


O Revisor - www.wook.pt

A Escriba - www.wook.pt