terça-feira, 4 de setembro de 2012

Opinião - As Aventuras de Sherlock Holmes II

Arthur Conan Doyle

Titulo: As Aventuras de Sherlock Holmes II
Autor: Arthur Conan Doyle

Titulo Original: The Adventures of Sherlock Holmes
Ano de Publicação Original: 1892

Editora: Diário de Noticias
Ano: 2009
Tradutor: ??
Páginas: 95
ISBN: 9789895545704

Sinopse: As Aventuras de Sherlock Holmes, publicado pela primeira vez em 1892, reúnem doze contos publicados inicialmente entre 1891 e 1892 na revista The Strand. Nesta colectânea podemos encontrar, entre outros casos, Um Escândalo na Boémia, que gira à volta da astuta Irene Adler, Um Caso de Identidade, A Faixa Malhada ou O Mistério do Vale Boscombe.

Sempre coadjuvado pelo inestimável Doutor Watson, Sherlock Holmes nunca deixa por resolver os casos que lhe são apresentados. Graças ao seu método lógico-dedutivo, Holmes consegue sempre surpreender os leitores com as suas deduções, recorrendo às coisas mais triviais para solucionar mistérios aparentemente insolvíveis, com a inteligência e a acutilância que o transformaram numa das mais brilhantes e fascinantes personagens da literatura policial.

Opinião: Continuei nas minhas aventuras com um dos, senão o, mais famosos detectives de todos os tempos. Este segundo volume continua na linha do primeiro desta vez com mais quatro contos, nomeadamente O Homem do Lábio Torcido, Um Caso de Identidade, A Faixa Malhada e As Cinco Sementes de Laranja. As minhas leituras tiveram um pequeno intervalo devido a férias e assim demorei um pouco mais a ler este volume não por ter gostado menos dele mas porque andei mesmo um pouco ocupada.

O Homem do Lábio Torcido – Este conto é apenas um pequeno mistério sem grandes crimes nem intrigas muito complicadas. Penso que dos que li até agora talvez seja o que me agradou menos.

Um Caso de Identidade – Aqui a intriga já é mais elaborada, e voltamos a assistir às célebres deduções deste carismático detective.

A Faixa Malhada – Para compensar o Homem do Lábio Torcido este foi o conto que mais me agradou até agora. Muito mais elaborado e com alguns requintes criminais, representa a ideia que tenho quando penso em Sherlock Holmes.

As Cinco Sementes da Laranja – Também gostei muito desta história, bem pensada, envolvendo inclusive uma conhecida seita da altura, e com um final um pouco diferente do habitual.

Em resumo e sem adiantar muito das histórias porque como são pequenas se tentar resumi-las é inevitável cair nos “spoilers” foi mais uma leitura agradável que recomendo para umas horinhas de distracção. 


Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Recomendo

2666 - www.wook.pt

1Q84 - www.wook.pt

Wolf Hall - www.wook.pt

Na whislist


O Revisor - www.wook.pt

A Escriba - www.wook.pt