terça-feira, 18 de setembro de 2012

Ideia - Dicas para poupar em livros





Hoje a minha ideia não é um objecto, mas nestes dias que atravessamos penso que seja uma ideia adequada. Assim deixo as minhas dicas para conseguir ler muito sem gastar muito dinheiro. Sei que este é um tema muito batido mas pode sempre ser útil a alguns...






1 – WinkingBooks – Cito este site porque é o que eu utilizo mas poderá ser qualquer outro site de trocas. Este é o método que mais uso atualmente. Quando gosto de um livro não me consigo desfazer dele, mas no meu caso com a compra de algumas coleções e com alguns livros que herdei de uma mini biblioteca que fechou, dei por mim com algumas obras repetidas cá por casa. Esses foram os primeiros que disponibilizei, e de seguida alguns livros técnicos ou de não ficção que atualmente já não têm interesse para mim mas ainda terão para outras pessoas. Nos de ficção tenho disponibilizado também alguns que li e não fizeram de todo o meu género mas sempre fazem o género de alguém… e tenho recebido em troca livros muito interessantes, alguns que já não se encontram à venda e que eu andava mesmo à procura.

2 – Evitar edições recentes – Esta é uma norma que sigo quase sempre. Afinal tenho tantos livros por ler que quase nunca tenho pressa em ler um livro acabado de sair. Assim mesmo que queira muito ter um livro tento sempre aguardar a descida de preço e olhem que a diferença por vezes é muito significativa. Nos poucos casos em que não consigo mesmo esperar opto por procurar promoções de algumas livrarias/editoras que no lançamento de um livro por vezes oferecem outro menos recente. Se esse livro de oferta já estiver na minha wishlist ou achar que me vai interessar é ouro sobre azul.

3 – Promoções/Campanhas – Estas são a minha perdição e ando sempre atenta. Ultimamente têm sido tantas e tão boas que o difícil é resistir. Assim analiso cuidadosamente todas as reduções superiores a 30%, todas as campanhas de pague 2 leve 3 e afins, mas compro só mesmo aqueles que já estavam na minha lista ou que tenho quase certeza que vou gostar. E tenho o cuidado de ver o preço sem desconto noutras livrarias para saber se realmente compensa.

4 – Feiras do livro – Mais um excelente local para pouparem uns euros. Livros do dia, hora H, descontos da editora, tudo uma perdição. Mais uma vez aconselho a saberem o que querem comprar e terem uma noção dos preços “normais” nas livrarias para saberem se compensa.

5 – Livros usados – Esta também é uma opção que uso muito, sejam alfarrabistas, conhecidos que se querem desfazer de livros ou sites online como a Bibliofeira e o Leilões.net. Nos sites online é preciso ter alguma cautela principalmente se o envio for por CTT, mas tenho encontrado excelentes vendedores e verdadeiras pechinchas inclusive em livros novos.

6 - Passatempos- Aqui está mais uma excelente opção :) Existem imensos blogs e sites de editoras e afins a promover passatempos cujos  prémios são livros. Não é muito fácil ganhar, mas também não é difícil. Recomendo o blog Passatempos Portugal onde estão listados inúmeros passatempos onde podem participar, de livros e muito mais.

7 – Ofertas – Apesar de todos os meus amigos e família saberem que adoro ler, têm alguma dificuldade em oferecer-me livros seja por acharem que já devo ter todos os livros da livraria ou por acharem que sou muito “esquisitinha”. Como tenho um software de base dados dos meus livros, optei por criar nesse software uma wishlist que também está disponível online e que eles podem consultar. Outra boa opção são os vales de oferta que algumas lojas disponibilizam. São um bocadinho impessoais mas pelo menos podemos escolher a nosso gosto.

8 – Empréstimos – Este foi o método que mais usei na minha adolescência/juventude. Na altura os nossos livros eram quase comunitários. Tinha um grupinho de 4 ou 5 amigos que gostavam de ler e os livros que um comprava todos liamos. Hoje é raro, não porque não ache uma boa opção, mas porque tenho imensos livros por ler e com o passar do tempo fiquei um bocadinho picuinhas e gosto de ter um exemplar dos livros que leio.

9 – Bibliotecas – Já usei bastante este meio para poder ler mais livros, mas de momento quase não uso. Na minha adolescência/juventude quando estava mais apertada de dinheiro e não era altura de receber prendinhas era frequentadora assídua. De momento quase não uso, mas apenas pelas razões que menciono na dica anterior, porque de resto continuo a achar uma excelente opção.

10 – Ebooks – Deixei esta opção para o fim porque para mim está fora de questão, mas pode ser útil a outras pessoas. Troquei de bom grado o Vinil por CD, o VHS por DVD ou Blu-Ray, mas não consigo habituar-me à ideia de um livro sem papel. E eu sou uma utilizadora diária do computador, que já não saberia viver sem internet, mas para mim um livro tem cheiro, peso, folhas que eu possa tatear, mesmo que isso implique o andar sempre com uma mala enorme e pesada. Mas para quem não sofre destas esquisitices o ebook pode ser uma boa opção, pois existem muitos sites legais onde se podem descarregar livros gratuitamente e mesmo comprando são um pouco mais em conta.

Espero ter sido de alguma utilidade..

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Recomendo

2666 - www.wook.pt

1Q84 - www.wook.pt

Wolf Hall - www.wook.pt

Na whislist


O Revisor - www.wook.pt

A Escriba - www.wook.pt