domingo, 4 de maio de 2014

Aquisições - Semana 17

A semana passada não deixei post de Aquisições, não porque me tivesse contido, mas apenas por falta de tempo. Foi um fim de semana prolongado bastante preenchido, e numa passagem por uma feira de artesanato e gastronomia, deparei-me com uma banca de alfarrabista e como não podia deixar de ser não resisti. Mas como 3 destes livros custaram apenas 1€ acho que estou perdoada. Para as aquisições desta semana conto deixar um post em breve, assim que me conseguir organizar :)

Colleen McCullough
Um Passo à Frente 
Colleen McCullough 
Sinopse: Em Holloman, Connecticut, alguém anda a perseguir e a matar adolescentes inocentes. 
Num prestigiado centro de investigação de ciências neurológicas, coloquialmente conhecido como "Hug", são descobertas partes do cadáver de uma jovem num dos seus frigoríficos. Rapidamente, o tenente Carmine Delmonico, da polícia local, descobre que têm vindo a ocorrer em todo o Estado uma série de desaparecimentos, todos eles seguindo um padrão semelhante e todos eles com o mesmo final horripilante. 
Com as hierarquias de poder do Hug em tumulto e todos os membros do pessoal a esconderem alguma coisa, Delmonico mergulha na vida e no passado de cada um deles. É o maior caso da sua carreira e ele está decidido a resolvê-lo. Mas como se encontra um monstro que não deixa pistas e que está sempre um passo mais à frente?

Romana Petri
A Senhora dos Açores 
Romana Petri 
Sinopse: A Senhora dos Açores traz-nos a história de uma terra longínqua, onde um mundo de mitos e de fantasmas, de pobreza e solidão, servem de pano de fundo à grande migração em direcção ao continente e à civilização industrializada. 
Aqui, nesta ilha rodeada de oceano, apenas resta a certeza dos sentimentos antigos, a substância das recordações, o silêncio e a companhia da natureza. A protagonista entra em contacto com esta comunidade imprevisível, através do encontro com as suas gentes, as histórias e a magia própria do lugar. E, quase sem dar por isso, acaba por se esquecer de si mesma, entrando naquela dimensão intemporal, onde a magia e as mágoas da vida comunicam e se unem. Romana Petri, com este romance, reafirma a singularidade da sua escrita no quadro da narrativa contemporânea italiana, revelando um mundo fantástico e excepcional. 
Uma viagem de descoberta de um mundo outro, os Açores vistos pelos olhos de uma estrangeira, um périplo poético, um caminho de aprendizagem... A personagem principal, uma italiana, um guia misterioso - João Freitas - minúsculos pedaços de terra por entre um imenso oceano.
Alan Sillitoe
Sábado à Noite e Domingo de Manhã 
Alan Sillitoe 
Sinopse: (estas edições antigas do Circulo de Leitores não têm sinopse, mas deixo-vos um resumo que encontrei na net)

Este livro é um testemunho da vida real, por isso está marcado por uma ferocidade terrível contra as engrenagens sociais, que só pela sua leitura se podem entender na mais justa dimensão, sobre a vida do operariado inglês no anos setenta do séc. XX. Descrevendo os "subterrâneos" da vida dos operários nos seus fins-de-semana vividos através das mais diversas formas de desintoxicação. Alan Sillitoe revela neste romance toda a amarga desilusão e a terrível angústia que aflige os homens quando estes não se querem deixar vencer e dominar pelas máquinas. 




Cynthia Ozick
Os Papéis de Ruth Puttermesser 
Cynthia Ozick 
Sinopse: Estimulante, fantasioso e distinto, o novo romance de Cynthia Ozick é uma espécie de realismo mágico judaico passado nos territórios espirituais do Bronx e Manhattan. 
A autora conta a história de Ruth Puttermesser, uma advogada de 34 anos que leva uma apagada vida profissional em Nova Yorque. Inteligente e culta, a jovem percebe as injustiças da discriminação social e sexual, os absurdos da burocracia e dos jogos de poder. Para realizar o seu ideal de justiça, mas também para se vingar de frustrações e humilhações, concebe um plano que a leva à presidência da câmara e daí à transformação da cidade numa espécie de paraíso. Mas esse conceito não dura muito e a segunda metade do romance representa a inevitável, mas sempre interessante e intrigante, queda da protagonista. Queda esta que inclui a sua ascenção ao Paraíso, por acção da faca de ponta e mola de um ladrão que a viola e assassina, um crime que funciona como emblema do calamitoso declínio da civilização. 
Uma obra extremamente rica que é, por um lado, um afiado comentário satírico da vida urbana contemporânea e, por outro, uma reelaboração de uma antiga, mística e redentora lenda judaica.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Recomendo

2666 - www.wook.pt

1Q84 - www.wook.pt

Wolf Hall - www.wook.pt

Na whislist


O Revisor - www.wook.pt

A Escriba - www.wook.pt