quarta-feira, 10 de abril de 2013

Escolha da próxima leitura

Terminei o Fantasma da Ópera (opinião em breve) e resolvi pegar no Nas Asas do Amanhã, principalmente porque nos próximos dias vou continuar sem grande disponibilidade e penso que este não seja um livro muito exigente.

Mas como penso que os dias de loucura vão terminar em breve, lembrei-me de vos propor uma votação, para que sejam vocês a escolher a minha próxima leitura. O inquérito vai ficar disponível por alguns dias no canto superior esquerdo do blogue para quem quiser participar. Eu agradeço...

Podem votar entre os seguintes nomeados :)

Crónica de uma Morte Anunciada - Gabriel García Márquez
Vítima da denúncia falaciosa de uma mulher repudiada na noite de núpcias, o jovem Santiago Nasar foi condenado à morte pelos irmãos da sua hipotética amante, como forma de vingar publicamente a sua honra ultrajada e sob o olhar cúmplice ou impotente da população expectante de uma aldeia colombiana: é esta a história verídica que serve de base a este romance, e que, logo nas suas primeiras linhas, é enunciada.
A capacidade de Gabriel García Márquez em reconstruir um universo possuído pela nostalgia, mágica e encantatória da infância e a sua genial mestria em contar histórias fazem deste romance mais uma das obras-primas que consagraram definitivamente este autor.



A Metamorfose - Franz Kafka
A condição humana oprimida e alienada pela sociedade moderna é o tema central de “A Metamorfose”, escrito em 1912. Franz Kafka tinha 29 anos e não gostou do resultado. Porém, 90 anos depois de ter sido escrito — e publicada pela primeira vez em 1915 — é uma das mais conhecidas do escritor checo.

O livro “A Metamorfose” não podia começar de maneira mais crua e estranha: “Certa manhã, ao acordar de sonhos inquietos, Gregor Samsa viu-se transformado num gigantesco insecto.” Franz Kafka introduz assim a história de Gregor Samsa, um incansável caixeiro-viajante que sustenta os pais e a irmã, que se entregam descaradamente à ociosidade.



Regresso de Sherlock Holmes I- Arthur Conan Doyle
Inclui os contos A ciclista solitária, A escola do priorado e Pedro Negro.

Quando, em 1902, Conan Doyle acaba de escrever O Cão dos Baskervilles e, apesar de ter sido peremptório quanto à morte de Sherlock Holmes — já que esta novela é cronologicamente anterior à morte do detective —, começa novamente a receber inúmeros pedidos de admiradores que querem novas aventuras de Holmes. Finalmente, nos finais de 1903, Doyle não consegue recusar a tentadora oferta da revista americana «Collier´s» e ressuscita Holmes na Aventura da Casa Vazia, onde este explica ao Dr. Watson como conseguiu sobreviver à luta com o professor Moriarty em Reichenbach. Neste conjunto de treze novas aventuras, verifica-se o fim da parceria que Doyle manteve com o talentoso ilustrador Sidney Paget.
Para além da Aventura da Casa Vazia, ficaram célebres a Aventura dos Dançarinos — onde Holmes resolve um estranho caso através da leitura de mensagens desenhadas com pequenos bonecos —, a Aventura da Ciclista Solitária — em que o caso anda à volta de um ciclista fantasma — e a Aventura dos Seis Napolões — com a perseguição e destruição de bustos do Imperador — entre outras.



As Viúvas das Quintas-Feiras - Claudia Piñeiro
Por detrás dos altos muros, do lado de lá dos portões reforçados por barreiras e franqueados por guaritas de vigilância, encontra-se o condomínio fechado de Altos de la Cascada. Cá fora, o bairro popular de Santa María de los Tigrecitos, a auto-estrada, a cidade, o resto do mundo. Em Altos de la Cascada vivem famílias que levam um estilo de vida que querem manter custe o que custar. No condomínio, um grupo de homens reúne-se semanalmente longe dos olhares dos filhos, das empregadas domésticas e das mulheres (que, excluídas desse encontro varonil, se auto-denominam  brincando, «as viúvas das quintas-feiras»). Mais eis que uma noite a rotina se quebra e esse facto permite descobrir, num país que está a desmoronar-se, o lado obscuro de uma vida perfeita.


O Dardo de Kushiel - Jacqueline Carey
TERRE D'ANGE é um lugar de beleza sem igual. Diz-se que os anjos deram com a terra e a acharam boa... e que a raça resultante do amor entre anjos e humanos se rege por uma simples regra: ama à tua vontade.
Phèdre é uma jovem nascida com uma marca escarlate no olho esquerdo. Vendida para a servidão em criança, é comprada por Delaunay, um fidalgo com uma missão muito especial... Foi, também ele, o primeiro a reconhece-la como a eleita de Kushiel, para toda a vida experimentar a dor e o prazer como uma coisa só.
Phèdre é adestrada nas artes palacianas e de alcova, mas, acima de tudo, na habilidade de observar, recordar e analisar. Espia talentosa e cortesã irresistível, Phèdre tropeça numa trama que ameaça os próprios alicerces da sua pátria. A traição põe-na no caminho; o amor e a honra instigam-na a ir mais longe. Mas a crueldade do destino vai levá-la ao limite do desespero... e para além dele. Amiga odiosa, inimiga amorosa, assassina bem-amada; todas elas podem usar a mesma máscara reluzente neste mundo, e Phèdre apenas terá uma oportunidade de salvar tudo o que lhe é mais querido.



Sei que a ideia não é original mas estou muito expectante para ver se há participações e conhecer os vossos gostos já que são 5 livros bastante distintos. Obrigada

2 comentários:

  1. Olá,
    Eu votei n´O Dardo de Kushiel :) Tenho imensa curiosidade em saber se é um livro de fantasia que valha a pena apostar ou não.

    Estás a gostar de "Nas asas do amanhã"?

    Beijinhos e independentemente da escolha do livro, boas leituras!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Mira,

      Também que seja uma boa história e não apenas mais do mesmo... logo verei caso seja o escolhido.

      Quanto ao Nas Asas do Amanhã ainda estou muito no principio para opinar, e sou um bocadinho suspeita por 2 motivos:
      - Não li os anteriores, embora me tenham dito que não é fundamental
      - Não sou grande apreciadora de romances em o que tema central e quase único é a história de amor entre os protagonistas. Já li alguns realmente muito bons mas são excepções. Por isso neste caso a minha expectativa é que a parte histórica ocupe uma boa parte do livro :)

      Beijinhos e boas leituras.

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Recomendo

2666 - www.wook.pt

1Q84 - www.wook.pt

Wolf Hall - www.wook.pt

Na whislist


O Revisor - www.wook.pt

A Escriba - www.wook.pt