quarta-feira, 10 de abril de 2013

Passatempo Blogue / Abril 2013 - Intérprete de Enfermidades de Jhumpa Lahiri


Sendo hoje dia 10 de Abril está na altura de dar inicio a mais um passatempo do blogue. Desta vez irei oferecer um exemplar do livro Intérprete de Enfermidades de Jhumpa Lahiri.

Sinopse: Primeiro livro da jovem escritora indiana Jhumpa Lahiri, esta colectânea de contos (histórias de indianos a viver na América, os seus sonhos, as suas desilusões...) valeu-lhe logo o prestigioso prémio Pulitzer, e ainda os prémios New Yorker e Pen/Hemingway.

" Nas histórias que compõem "Intérprete de Enfermidades", quase todos os personagens são indianos que vivem expatriados nessa América de sonho que, por vezes, se transforma num pesadelo. Aqui se demonstra como o choque cultural mais brutal, para os indianos, é o contraste ente a vida na Índia, muitas vezes precária, familiar, comunal, e a ideia muito americana de "privacidade". Assim, eles sentem uma melancolia que é tingida de desprezo pelo país que, voluntariamente ou não, deixaram para trás. Todos esses cambiantes são exemplarmente aproveitados por Lahiri.

Criticas:

(...) A literatura anglo-saxónica de raiz indiana, chinesa, coreana, africana, etc., tem contribuído grandemente, com a sua qualidade e diversidade, para o engrandecimento dos estudos de língua inglesa. Sem sentimentalismo, com perícia e humor, Jhumpa Lahiri cria, em todas as histórias, personagens inesquecíveis, conferindo-lhes uma dimensão quase heróica, ao deslocá-las para ambientes subtilmente hostis, nos quais a sobrevivência é uma constante e os sentimentos e emoções humanas ganham uma importância assombrosa."
Helena Vasconcelos, (livros)

"Na verdade, "Intérprete de Enfermidades" é bastante bom, estabelecendo um contraste entre as culturas indiana e americana, mas sem jamais derrapar para o "pitoresco" nem alienar a consistência e a universalidade das personagens, sempre tridimensionais."
Paulo Nogueira, Expresso,


Para participarem basta cumprirem as regras e responder ao formulário abaixo até ao dia 30/04. As perguntas são simples e as respostas poderão ser encontradas na sinopse e utilizando um motor de busca como o Google. Boa sorte :)


Regras:

1. Serão consideradas válidas todas as participações com respostas corretas registadas até às 23h59m do dia 30 de Abril de 2013.
2. Só são aceites participações de residentes em Portugal Continental e Ilhas.
3. Apenas será aceite uma participação por pessoa/email.
4. Participações repetidas, com respostas erradas ou dados incompletos serão anuladas.
5. O vencedor será escolhido aleatoriamente através do Random.org, contactado por email e anunciado no blogue.
6. O envio do prémio será realizado pelo blogue em correio editorial.
7. O blogue não se responsabiliza pelo eventual extravio de livros.
8. O vencedor dispõe de 7 dias para responder ao mail enviado, caso contrário será feito novo sorteio para apurar outro vencedor.




4 comentários:

  1. Não consigo fazer-me seguidora do blog. O que se passa? Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dá algum erro quando tenta? Está logada no Google? Sem detalhes não consigo ajudar mais...

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Recomendo

2666 - www.wook.pt

1Q84 - www.wook.pt

Wolf Hall - www.wook.pt

Na whislist


O Revisor - www.wook.pt

A Escriba - www.wook.pt