terça-feira, 12 de março de 2013

Ideia - Como organizar as estantes?

Esta semana para variar um bocadinho, em vez de vos deixar uma ideia, venho pedir-vos as vossas. Tenho a certeza que existem mentes criativas desse lado que me possam ajudar :)

Tal como alguns de vocês tenho muitos livros e pouco espaço, mas lá consegui arranjar uns cantinhos, e atualmente tenho 4 estantes distribuídas pela casa. Para além disso tenho já há algum tempo um software com todos os meus livros e a minha enorme wishlist. Como tal sei sempre os livros que tenho, os que ainda não li, os que quero comprar etc... no entanto acontece-me imensas vezes não saber onde foi parar o livro que me estava mesmo a apetecer ler... a sensação é-vos familiar? :)

Pois o que vos peço são ideias para organizar os livros nas estantes, de maneira a saber sempre onde é que eles andam. Como organizam as vossas? Queria uma ideia funcional, mas ao mesmo tempo agradável, esteticamente falando... alguma sugestão?

Exemplo:

Visualmente é uma ideia brilhante, mas por certo iria perder o mesmo tempo a encontrar um livro, que levo hoje com a minha desorganização geral ... para além de que as minhas estantes não estão juntas e lá se perdia o efeito arco-iris :)

4 comentários:

  1. Tenho livros espalhados p/ tds os recantos da casa, em prateleiras, em td o k é sítio. Faço assim. Livros técnicos num lado, viagens nouto, biografias, mixs etc e tal noutro. Kt aos "outros", romances e afins, tento organizá-los por ordem alfabética dos autores.

    ResponderEliminar
  2. Olá.
    A minha forma de organização é um pouco fora do comum mas para mim funciona. Em cada zona da estante faço uma divisão por temas e autores. Por exemplo, numa zona coloco os policiais todos juntos, noutra zona os livros de autores lusófonos, noutra tenho os livros do Zafón, noutra o "molho" dos livros do Murakami. À medida que os novos livros vão chegando vão sendo enquadrados em função do tema e dos outros livros que já tenho.
    Como te disse, não muito ortodoxo mas funciona. :)
    Boas arrumações!

    ResponderEliminar
  3. Eu tenho o grupo dos livros por línguas: os italianos numa estante, os franceses em duas prateleiras e os portugueses ocupam o resto do espaço, divididos entre os que foram lidos uma vez (e bastou), os que foram lidos e mais cedo ou mais tarde serão relidos e os que ainda não foram abertos.

    ResponderEliminar
  4. Obrigada aos 3 participantes até agora :)

    Helena, a ideia é boa mas não se aplica aos meus livros que estão quase todos em português. Embora consiga ler em inglês sem grande dificuldade, levo bastante mais tempo a fazê-lo e tempo é algo que nunca tenho a mais. Em francês já desisti, só mesmo se andasse de dicionário atrás :)

    Vanda, os meus também já estiveram assim, um pouco por todo o lado, mas sempre com alguma lógica. Os de não ficção ainda se mantêm em ordem mas os de ficção com o aumentar de nº (e nos 2 últimos anos aumentaram muito), foram sendo arrumados sem grande lógica, ou seja basicamente onde havia espaço para eles, e agora está um caos.

    André, dos 3 pareces-me ser o que tem a coleção mais parecida à minha, pelo menos também tenho um "molho" do Murakami, e o Zafón ainda não li mas já está na pilha para ler :) Acho que vou optar por uma organização dentro género, vou começar por tirar tudo para fora das prateleiras (a minha casa vai ficar tipo alfarrabista) e ordenar primeiro por sagas, coleções, géneros ou seja os que forem facilmente identificáveis. Os que sobrarem logo se vê, talvez por autor se não ficarem tipo montanha russa :)

    Agora só falta arranjar tempo e disposição mas se correr bem depois deixo as fotos...

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Recomendo

2666 - www.wook.pt

1Q84 - www.wook.pt

Wolf Hall - www.wook.pt

Na whislist


O Revisor - www.wook.pt

A Escriba - www.wook.pt