sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Sugestão de Leitura - Já então a Raposa era o Caçador - Herta Müller

Herta Müller


Titulo: Já então a Raposa era o Caçador
Autor: Herta Müller
Titulo Original: Der Fuchs war damals schon der Jäger
Ano da edição original: 1992

Editora: Dom Quixote
Lançamento: Agosto de 2012
Páginas: 240
ISBN: 9789722050586

Sinopse: Roménia nos últimos dias do regime de Ceausescu: amigos que se fizeram traidores, outros que desapareceram, provavelmente assassinados; ex-diretores tornam-se professores, fiéis de armazém tornam-se diretores. Numa atmosfera onde o medo e o horror são omnipresentes, a professora Adina, a operária fabril Clara e o músico Paul tentam sobreviver. Mesmo depois da queda do regime, a ameaça não se dissipa. A raposa continuou a ser o caçador.

Herta Müller, uma das mais proeminentes autoras de língua alemã, combina o vigor imagético e a prosa rítmica numa singular abordagem do totalitarismo.

Na fundamentação da Academia Sueca de Estocolmo, lê-se sobre a autora galardoada com o Prémio Nobel de Literatura de 2009 que «retrata, através da concentração da poesia e a franqueza da prosa, a paisagem dos desapossados».

Criticas:

José Riço Direitinho, Público - «Longe de um estilo típico de prosa de denúncia, as palavras de Müller chegam às páginas em fluxos, acumulam-se e adensam-se no espaço do que não é dito, nas zonas do pensamento onde já só parece haver linguagem simbólica, magma onírico. Por vezes, Müller escreve como se a formulação comum da linguagem não fosse já suficiente para o que ela quer expressar, como se não houvesse palavras para tudo. Deixa sempre algo indizível no espaço entre o silêncio e a sua escrita.»

Motivo da Escolha: Esta semana não houve, ou pelo menos eu não soube de lançamentos que chamassem a atenção o suficiente para lhes atribuir este espaço de sugestões. Por isso resolvi sugerir um livro que quero muito ler, mas por já ter sido lançado em Agosto não tinha sido alvo deste espaço de sugestões. Gosto de Herta Müller, gosto da sinopse, e adorei o titulo.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Recomendo

2666 - www.wook.pt

1Q84 - www.wook.pt

Wolf Hall - www.wook.pt

Na whislist


O Revisor - www.wook.pt

A Escriba - www.wook.pt